Filosofia de Vida,  Reiki,  Reiki Ryoho no Shiori

Trabalho diligente, uma perspetiva tradicional do Reiki

O quarto princípio de Reiki, só por hoje trabalho honestamente, tem um vinco muito forte na sociedade japonesa. Nos poemas do Imperador Meiji, encontramos a advertência a trabalhar sempre diligente e arduamente, a trabalharmos mesmo que sejamos idosos. Na prática de Reiki, este princípio leva-nos também a refletir sobre a honestidade e é excelente para trabalharmos o sentir – como me sinto? Como a energia me percorre? Que efeitos tem em mim? Que princípios preciso trabalhar mais?

Toyokazu Kazuwa, presidente da Usui Reiki Ryoho Gakkai, dá a sua perspectiva sobre o quarto princípio.

Devota-te ao teu trabalho

Não importa quem. Aos seres humanos é dado uma tarefa que depende do seu nível de trabalho. Tudo, incluindo os humanos, tem um papel importante na sua tarefa, governado pela ordem de Deus/Buda. Assim, pessoas que trabalham arduamente e são fiéis ao seu trabalho, estão destinadas a ter um tipo de vida apropriado e felicidade na sua família. Isto é uma bênção de Deus e isto é a verdade. Não é exagerado dizer que ser preguiçoso traz infortúnio para essa pessoa e uma ofensa à sociedade. A vida sem verdade sempre vai com dificuldades. Recentemente, muitas pessoas confundiram ser preguiçoso com descansar. A preguiça faz a tua vontade escapar mas o descanso faz a tua vontade recarregar-se para fazeres melhor.

Tenta trabalhar sempre que possas mesmo que te tornes idoso, então terás uma vida estável e poderás viver longamente.

As pessoas podem dizer que uma poça está cheia de germes se não é drenada ou a erva crescerá se não for mantida. É necessário para nós, estimular o cérebro, ter um bom metabolismo e estarmos em forma para sermos capazes de fazer bem o nosso trabalho.

Thomas Carlyle disse que todos os homens desejam grande sucesso e fama, no entanto, nada será premiado se não fizermos algo. Então, tem em mente que se mantiveres o trabalho fielmente, então terás sucesso até ao fim.

O princípio «devote-te ao teu trabalho» ensina-nos a trabalhar arduamente e faz uma ação com um sentido de propósito para o nosso trabalho.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.