Os cinco princípios de Reiki começam por uma constatação, uma tomada de consciência – só por hoje. O estar no aqui e agora traz-nos a capacidade de observar interior e exteriormente, de tomar decisões mais compassivas e serenas, de resolver questões com mente e coração. Toyokazu Kazuwa, um dos presidentes da Usui Reiki Ryoho Gakkai, tinha uma perspetiva muito profunda sobre esta constatação que se reflete na prática de Reiki no Hatsurei-ho. Cumprir Só por hoje é cumprir o que o Mestre Usui dizia nos preceitos – Reiki é para a melhoria da mente e do corpo (shin shin kaizen).

Fala-se frequentemente sobre o passado «Eu devia ter feito isto». «Eu devia ter feito aquilo.» «Eu fiz bem na última vez.» Muitas vezes lembramo-nos do passado e falamos assim. Em tempos idos, Kiyomori Taira (um líder do exército) fez um pedido nada razoável e disse «Tragam o sol do Oeste para o Este!» Tudo, incluindo os seres humanos, estão a caminhar para a frente, para o futuro e nada existe no passado. Mesmo que tentes arduamente, mesmo que tu lamentes e desejes, nunca irás voltar ao passado. Uma frase do livro «Heike monogatari» começa com:

O som do mosteiro ecoa 
Um som impermanente…

Todo o universo e a natureza mudam a cada minuto. Então, mesmo que sonhemos pelo amanhã, as pessoas comuns como nós nunca poderão alcançar o futuro e nunca poderemos voltar ao passado. O mundo que vivemos está no agora. Amanhã, uma semana depois, um mês depois, um ano depois, toda a tua vida é a continuação e o resultado de hoje. Tudo o que podes fazer é refletir e viver agora, honesta e moderadamente. O princípio «Só por hoje» ensina-te a apreciar o momento, o agora e o dia.