Reiki,  Reiki Ryoho no Shiori

Só por hoje, uma perspetiva tradicional do Reiki

Os cinco princípios de Reiki começam por uma constatação, uma tomada de consciência – só por hoje. O estar no aqui e agora traz-nos a capacidade de observar interior e exteriormente, de tomar decisões mais compassivas e serenas, de resolver questões com mente e coração. Toyokazu Kazuwa, um dos presidentes da Usui Reiki Ryoho Gakkai, tinha uma perspetiva muito profunda sobre esta constatação que se reflete na prática de Reiki no Hatsurei-ho. Cumprir Só por hoje é cumprir o que o Mestre Usui dizia nos preceitos – Reiki é para a melhoria da mente e do corpo (shin shin kaizen).

Fala-se frequentemente sobre o passado «Eu devia ter feito isto». «Eu devia ter feito aquilo.» «Eu fiz bem na última vez.» Muitas vezes lembramo-nos do passado e falamos assim. Em tempos idos, Kiyomori Taira (um líder do exército) fez um pedido nada razoável e disse «Tragam o sol do Oeste para o Este!» Tudo, incluindo os seres humanos, estão a caminhar para a frente, para o futuro e nada existe no passado. Mesmo que tentes arduamente, mesmo que tu lamentes e desejes, nunca irás voltar ao passado. Uma frase do livro «Heike monogatari» começa com:

O som do mosteiro ecoa 
Um som impermanente…

Todo o universo e a natureza mudam a cada minuto. Então, mesmo que sonhemos pelo amanhã, as pessoas comuns como nós nunca poderão alcançar o futuro e nunca poderemos voltar ao passado. O mundo que vivemos está no agora. Amanhã, uma semana depois, um mês depois, um ano depois, toda a tua vida é a continuação e o resultado de hoje. Tudo o que podes fazer é refletir e viver agora, honesta e moderadamente. O princípio «Só por hoje» ensina-te a apreciar o momento, o agora e o dia.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.