Filosofia de Vida,  Reiki,  Reiki Ryoho no Shiori

Não te zangues, uma perspetiva tradicional do Reiki

Os cinco princípios de Reiki são os pilares da nossa prática e o caminho que nos leva a felicidade. No Reiki Ryoho no Shiori, um pequeno livro da Usui Reiki Ryoho Gakkai, o presidente Toyokazu Kazuwa fala da sua perspectiva sobre os princípios, ensinados pelo Mestre Mikao Usui. O primeiro deles diz respeito à calma de devemos cultivar e para tal, evitar a ira, a irritação, a zanga. Só por hoje, sou calmo, surge como a base que necessitamos para compreender o tempo que tudo requer, para sabermos respeitarmo-nos e respeitarmos o outro.

Só por hoje, não te zangues. Nada vale a perda da tua serenidade e o desgaste energético e emocional que isso te trará.

Não te zangues

A raiva é fundamentalmente um instinto inato a todos os animais, assim pensou-se que não era algo de mau para ter. No entanto, pelos nossos próprios feitos e experiência, sabemos que a raiva é má porque a raiva torna os outros desagradáveis e também lhes faz mal.

Estar zangado é um demérito. Se tu te zangas quando alguém te torna desconfortável, o demérito de te sentires desconfortável e o demérito de te sentires zangado, tornam-se duas vezes tóxicos. Então é bem melhor não te zangares. No entanto, quando os pais advertem os seus filhos ou os professores falam com os seus alunos, tal deve ser com paixão e encorajamento. Se fizeres tal com pura raiva, sem erro, não poderá ser raiva com compaixão. Para piorar a situação, a relação entre todos pode tornar-se irreconciliável. Nós, como humanos, somos portadores de poderes milagrosos e cura espiritual, portanto não devíamos ter uma ideia de «raiva».

És capaz de controlar a tua raiva com o poder espiritual. Se puderes controlar a raiva então podes conduzir a uma vida pacífica. O princípio «não te zangues» ensina-te que se desejas boa saúde e longa vida, não te deves zangar o máximo possível.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.