A mente vazia para te centrares

Meditar de mente vazia permite-te alcançar paz, serenidade, autocontrole, autoconfiança, o que te irá guiar ao sentimento interior e profundo de felicidade. Este tipo de meditação é preferível quando te comprometes com uma disciplina e a incluis no teu ritmo diário. São muitas as formas de fazer uma meditação de mente vazia e hoje partilho contigo uma perspectiva zen, em quatro passos.

Como vamos seguir uma abordagem japonesa a forma de sentar é em seiza mas, caso não o consigas, podes fazer numa cadeira. Esta postura é feita com as nádegas em cima dos pés. Para diminuíres o desconforto, podes usar um banquinho de meditação, uma almofada ou toalha entre as pernas e as nádegas para aliviar a pressão.

Quatro pontos para meditar de mente vazia

Gassho 合掌

Começa por colocar as mãos juntas, em gassho, perto do coração. É um sinal de respeito e isenção representada pela união da mão esquerda (princípio feminino) e direita (princípio masculino).

 

Hokkaijo-in (ou zenjo-in) 法界定印

Coloca agoras as mãos no mudra hokkaijo-in que é feito com a mão esquerda por baixo, as costas da mão direita por cima e os polegares ligeiramente unidos. No Japão, este mudra está associado ao Dainichi Nyorai e representa o buda no estado meditativo. Observa também a tua postura, para que o corpo fique direito mas não rígido.

Kanki-issoku 換気一息

Podes ter os olhos fechados ou ligeiramente abertos. Não te apegues aos pensamentos, este é o momento de não julgares e te entregares apenas ao estado vazio. Coloca a língua encostada ao céu da boca.

Exala profundamente e inspira, levando o ar até ao hara. Retém suavemente a respiração e depois exala pela boca todo o ar, empurrando o abdómen para dentro mas de forma silenciosa. Ao inspirares, novamente, fecha a boca e retém o ar por poucos segundos, levando-o até ao hara. Continua neste ritmo.

Kakusoku 覺觸

Com o exercício da respiração, vai promovendo em ti a capacidade de concentração.

Não tentes controlar a mente, fazer resistência apenas trará mais pensamentos. Permanece apenas no vazio, no bem-estar que sentes. Podes encarar os pensamentos como as nuvens que observas no céu. Elas vêm e vão, elas mudam a sua forma mas o céu é sempre azul. Fixa-te nesse espaço ilimitado, sem esforço.

O grande truque da meditação de mente vazia é tu confiares em ti, entregares-te e aceitares que podes estar um momento sem pensamentos, em tranquilidade e paz.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=GRTeR6yPVE4″]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.