Meditação,  Reiki

A mente vazia para te centrares

Meditar de mente vazia permite-te alcançar paz, serenidade, autocontrole, autoconfiança, o que te irá guiar ao sentimento interior e profundo de felicidade. Este tipo de meditação é preferível quando te comprometes com uma disciplina e a incluis no teu ritmo diário. São muitas as formas de fazer uma meditação de mente vazia e hoje partilho contigo uma perspectiva zen, em quatro passos.

Como vamos seguir uma abordagem japonesa a forma de sentar é em seiza mas, caso não o consigas, podes fazer numa cadeira. Esta postura é feita com as nádegas em cima dos pés. Para diminuíres o desconforto, podes usar um banquinho de meditação, uma almofada ou toalha entre as pernas e as nádegas para aliviar a pressão.

Quatro pontos para meditar de mente vazia

Gassho 合掌

Começa por colocar as mãos juntas, em gassho, perto do coração. É um sinal de respeito e isenção representada pela união da mão esquerda (princípio feminino) e direita (princípio masculino).

 

Hokkaijo-in (ou zenjo-in) 法界定印

Coloca agoras as mãos no mudra hokkaijo-in que é feito com a mão esquerda por baixo, as costas da mão direita por cima e os polegares ligeiramente unidos. No Japão, este mudra está associado ao Dainichi Nyorai e representa o buda no estado meditativo. Observa também a tua postura, para que o corpo fique direito mas não rígido.

Kanki-issoku 換気一息

Podes ter os olhos fechados ou ligeiramente abertos. Não te apegues aos pensamentos, este é o momento de não julgares e te entregares apenas ao estado vazio. Coloca a língua encostada ao céu da boca.

Exala profundamente e inspira, levando o ar até ao hara. Retém suavemente a respiração e depois exala pela boca todo o ar, empurrando o abdómen para dentro mas de forma silenciosa. Ao inspirares, novamente, fecha a boca e retém o ar por poucos segundos, levando-o até ao hara. Continua neste ritmo.

Kakusoku 覺觸

Com o exercício da respiração, vai promovendo em ti a capacidade de concentração.

Não tentes controlar a mente, fazer resistência apenas trará mais pensamentos. Permanece apenas no vazio, no bem-estar que sentes. Podes encarar os pensamentos como as nuvens que observas no céu. Elas vêm e vão, elas mudam a sua forma mas o céu é sempre azul. Fixa-te nesse espaço ilimitado, sem esforço.

O grande truque da meditação de mente vazia é tu confiares em ti, entregares-te e aceitares que podes estar um momento sem pensamentos, em tranquilidade e paz.

[youtube_sc url=”https://www.youtube.com/watch?v=GRTeR6yPVE4″]

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.