Nível 3 - Shinpiden,  Reiki

Trabalhar o nível 3 de Reiki

O nível 3 de Reiki é, em japonês, o shinpiden – os ensinamentos misteriosos. Não há mais profundo mistério que nós mesmos e é esse o trabalho que faremos ao longo dos seis meses de shinpiden. Ao nível 3 chama-se também o nível de Mestre mas este é um mestrado interior e vivencial, ou seja, é o percurso que cada um de nós faz para a sua transformação e elevação da consciência, rumo ao satori, a iluminação.

O nível 3 de Reiki deve ser caracterizado pela disciplina, o trabalho honesto e diligente pois «devemos polir o espelho do nosso coração». Não é tanto um nível dedicado ao desenvolvimento de novas técnicas, apesar de as ter mas sim um tempo de verdadeira mudança, de cura do eu sombra, valorização da criança interior e profunda ligação da nossa essência à essência do Universo, por consequência, à essência do Reiki.

A responsabilidade no autotratamento

Chegar ao nível 3 não é sentir o alívio de ter terminado algo, antes pelo contrário, é necessário trabalhar e muito a consciência da «taça vazia», ou seja, de abrir ainda mais a consciência à necessidade de nos compreendermos e para isso, o autotratamento é essencial. A prática do auto cuidado permite levar a consciência ao corpo, à mente, às emoções, leva-nos a descobrir como estamos e de que forma a nossa essência se liga a tudo o que somos.

A compreensão e transcendência dos cinco princípios

Os cinco princípios são recitados «de manhã e à noite» mas, principalmente, são vividos todos os dias, a todos os momentos, numa atitude de «só por hoje». O aqui e agora, a compreensão da necessidade de transcender a nossa consciência, sublimar os padrões negativos e trazer a paz duradoura, são aspectos desenvolvidos por esta prática que não é meramente recitativa mas sim de grande profundidade para a mente e coração. No nível 3 de Reiki observarás os princípios no caminho para a tua mestria interior. Compreender o Mestre Interior e realizá-lo é um trabalho de anos, uma experiência de vida inteira.

ca. 1990s, Kyoto, Japan --- A Buddhist monk meditate beside a Zen rock garden at the Zuiho-in inside the Daitokuji Temple complex of Kyoto. --- Image by © Catherine Karnow/Corbis
© Catherine Karnow/Corbis

A terapia no nível 3

Apesar de já teres praticado com colegas no nível 1, teres realizado tratamentos a pessoas próximas e mesmo desconhecidos com o nível 2, o nível 3 traz-te o fechar de um ciclo que te pode auxiliar a compreender o que representa o Reiki em ti e nos outros. Irás trabalhar a terapia no desenvolvimento da intuição (reiji-ho) e na compreensão da forma como a energia trabalha todos os corpos. O conhecimento do eu-sombra, da criança interior e todo o processo terapêutico, é também trabalhado aqui.

Os próximos passos

Reiki é, acima de tudo, para nós. Por isso, todo o percurso no Método é feito para ti. Se então sentires o chamamento, poderás ter a vocação para tratares os outros, como terapeuta de Reiki. Tens ainda outro caminho a seguir, que é o de Mestre de Reiki, prosseguindo com o Gokukaiden – a transmissão dos ensinamentos misterioso, um percurso de 9 a 12 meses.

Por todas estas razões e, principalmente, pelo teu desenvolvimento consciente, é importante a tua prática assistida, presente e contínua pois Reiki não é um certificado ou um tempo que se passou, é sim vivência, experiência, compromisso e muita alegria. Pratica Reiki, desenvolve a felicidade em ti.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.