O chakra raiz e a nossa sobrevivência

É através do chakra raiz que temos a força para manifestar na existência. É o chakra que nos permite sentir integrados e que nos dá força, estrutura, a todo o corpo físico.

Características gerais do chakra raiz

Se és muito cabeça no ar ou sentes que não pertences aqui, então precisas mesmo trabalhar o teu chakra raiz. Estar no aqui e agora é essencial para que possas manifestar toda a tua energia, pensamentos e sentimentos. O Chakra raiz traz-se a noção de pertença, de família e tribo. Ajuda-te na fortaleza do corpo físico e ainda rege os ossos e articulações. É um chakra de poder, muitas vezes mal usado através do abusoo da força e por outras menosprezado por se considerar uma energia muito densa. Tudo no nosso corpo energético é importante pois se não elevarmos todos os chakras, incluindo o raiz, de pouco nos servirá todos os exercícios e meditações. Aqui podemos também encontrar muitos traumas, os ciúmes e outras emoções negativas.

Nome: Chakra raiz, base, Muladhara
Elemento: Terra
Cor: Vermelho
Forma: Quadrado
Pétalas: 4
Som: LANG
Mantra pessoal: Ter
Glândulas: Ovários e Testículos
Órgãos: Sangue, esqueleto, intestinos
Psique: Sobrevivência
Identidade: Físico
Idade de desenvolvimento: Da gestação aos 12 meses
Desafio: Medo

Mulher em lotus com chakras - raiz-02

Condições emocionais

No chakra raiz podem manifestar-se situações como a incapacidade de se integrar socialmente, de sentir que pertence a algo ou que está em segurança. Estas são algumas das características e condições negativas do chakra:

  • Insegurança;
  • Inadaptação social;
  • Avareza;
  • Negatividade;
  • Falta de vontade de viver
  • Paranóia

Como tratar o chakra raiz

A raiz é a nossa ligação com a Terra, com a capacidade de estar no aqui e agora, para que possamos realizar toda a energia dos restantes chakras. Além dos tratamentos seguintes, pela prática de Reiki, podes ainda usar roupas ou acessórios vermelhos; Comer alimentos vermelhos; Caminhar e levar a atenção ao tanden.

Na prática de Reiki, podes fazer:

  • Enraizamento, para compreender a expansão e ligação da energia entre o chakra e a Terra;
  • Coloca as mãos no chakra raiz e deixa fluir Reiki;
  • Podes colocar uma mão no chakra raiz e outra no cardíaco, para harmonizar com amor incondicional;
  • Visualiza-te no centro do chakra, esvazia e limpa-lo. Deixa fluir energia vermelha para dentro dele.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

Deixe um comentário