Chakras

O chakra esplénico e o tratamento dos objectivos de vida

O chakra esplénico, também conhecido como chakra sexual, segundo chakra ou Svadhisthana, é a sede dos nossos objectivos e vitalidade. É um chakra muito importante pois auxilia a manifestar a nossa alegria de vida e carisma, por outro lado, temos que ter muita atenção pois quando está sem energia pode levar-nos a manifestar a depressão. Está localizado, mais ou menos, dois dedos abaixo do umbigo e manifesta-se na parte da frente e de trás do nosso corpo.

Características gerais do chakra esplénico

De uma forma geral, podemos dizer que o chakra esplénico está relacionado com os nossos objectivos de vida, condição de liberdade, alegria, criatividade e inter-relacionamento. Neste chakra, acumulamos também muito da nossa essência vital, ou ki. Em condições harmoniosas, o chakra traz-nos força para alcançarmos os nossos objectivos de vida, capacidade social, magnetismo, carisma, alegria e vitalidade. No seu aspecto negativo ou com energia reduzida, pode conduzir à depressão, a perturbações sexuais ou condicionamentos nas relações.

Nome: Chakra esplénico, Svadhisthana
Elemento: Água
Cor: Laranja
Forma: Círculo com um crescente
Pétalas: 6
Som: VANG
Mantra pessoal: Sentir, Querer
Glândulas: Testiculos e ovários
Órgãos: Ventre, genitais, bexiga, rins
Psique: Movimento e conexão
Identidade: Emocional
Idade de desenvolvimento: 6 meses – 2 anos
Desafio: Culpa

Mulher em lotus com chakras - esplenico-01

Condições emocionais

Algumas situações emocionais podem manifestar-se, de forma mais traumatizante, através da energia do segundo chakra:

  • Abusos ou a referência de algo que nos foi tirado;
  • Condicionamentos na infância;
  • Distúrbios sexuais;
  • Fronteira do espaço pessoal.

Como tratar o chakra esplénico

Além de teres que ter atenção a ti mesmo para fazeres coisas que gostas e que te tragam felicidade, precisas também de estabelecer o teu percurso de vida. O que vais fazer no próximo fim-de-semana, o que queres para ti daqui a seis meses, onde estarás daqui a cinco anos. Não para colocar pressão ou corridas mas sim como forma de ter uma orientação saudável de vida.

Na prática de Reiki, podes fazer:

  • Hesso Chiryo para desintoxicação;
  • Podes colocar as mãos em cima do chakra e deixar fluir Reiki para ele;
  • Colocar uma mão no cardíaco e outra no esplénico e deixar fluir Reiki, para que se harmonize com o amor incondicional do cardíaco;
  • Centrares-te dentro do chakra e esvaziá-lo por completo. Depois, através da respiração, preenche-o de energia laranja.

Como o chakra tem uma vibração de cor laranja, podes usar a energia com essa cor, com a intenção de harmonizar e potenciar o chakra. No teu dia-a-dia, poderás também querer vestir ou usar peças laranjas.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.