O chakra do plexo solar e o poder pessoal

A nossa capacidade de escolha e a força para levar a vida em frente, encontra-se no chakra do plexo solar. Aceita a tua capacidade de tomar decisões e a tua força interior, tu podes.

Características gerais do chakra do plexo solar

Se és muito sensível à energia dos outros, inchas a barriga facilmente, nem sempre tens força de vontade, capacidade de te impores ou sentes muitas borboletas na barriga, então tens que trabalhar mais o teu plexo solar. Este é um dos chakras que mais sinal dá pois expressa-se muito fisicamente, através de dores ou indisposições. A grande lição que este chakra nos quer passar é a de termos em nós o poder de escolha – escolher o que queremos fazer, o que aceitamos para nós, o que damos aos outros. A felicidade é uma escolha. O plexo solar é como um sol, se estiver pleno da sua energia, terás muita força para as tuas questões, para movimentar e tornar-te brilhante. Este chakra rege ainda o fígado e o baço, controlando a tempestuosidade das emoções e dos pensamentos. Um fígado bem equilibrado permite-te regular a sensibilidade emocional, assim como o baço permite-te ter pensamentos fluidos, sem preocupação e ainda confere um certo brilho à pele. Este é também o chakra simpático, ele relaciona-se com os outros, umas vezes bem, outras vezes desequilibrado, principalmente se quer manipular ou até se absorve demasiada energia densa da outra pessoa. Tudo tem a ver com a tua escolha.

Nome: Chakra do Plexo Solar, Manipura
Elemento: Fogo
Cor: Amarelo
Forma: Triângulo invertido
Pétalas: 10
Som: RAM
Mantra pessoal: Agir
Glândulas: Adrenais, Pâncreas
Órgãos: Aparelho digestivo, fígado, baço, vesícula
Psique: Vontade
Identidade: Ego
Idade de desenvolvimento: Dos 18 aos 42 meses
Desafio: Timidez

Mulher em lotus com chakras - plexo solar-03

Condições emocionais

O chakra do plexo solar está muito relacionado com as emoções e com toda a sua digestão, assim como a capacidade de as resolver e tomar decisões. Estas são algumas das suas condições emocionais, em estado negativo:

  • Baixa auto-estima;
  • Ego exacerbado;
  • Fraqueza generalizada;
  • Incapacidade de digerir a vida;
  • Raiva;
  • Absorção exagerada da energia densa;
  • Descontrolo emocional.

Como tratar o chakra do plexo solar

O plexo solar é o teu centro de poder por isso convém ser bem observado e cuidado. Apanha muito sol, traz até esse sol para dentro do plexo. Faz exercício, convive com pessoas, promove a alegria e a construção de coisas positivas e humanas.

Na prática de Reiki, podes fazer:

  • Limpar o chakra em meditação, colocando-te no centro dele;
  • Preenchê-lo de energia amarela;
  • Colocar as mãos no chakra e deixar fluir Reiki;
  • Caso sofras do fígado ou baço, coloca uma mão no plexo solar e outra num desses órgãos;
  • Harmoniza o chakra com uma mão no plexo solar e outra no cardíaco.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

2 Comments

  1. Muito obrigado. Aprendi hoje, algo que irei levar para o meu dia-a-dia e para mim como pessoa.

    Post a Reply
  2. amei,muito bom mesmo

    Post a Reply

Deixe um comentário