Entrevistas,  Reiki

Entrevista a Tânia Martins, uma editora para estilos de vida saudável

Tânia Martins, licenciada em Ciências da Comunicação e da Cultura – Jornalismo, é jornalista e editora da revista Zen Energy, a mais conceituada publicação de desenvolvimento pessoal, e de outras revistas do grupo, tais como, Reiki & Yoga, Vida & Saúde Natural e Comer com Saúde, todas elas ligadas ao bem-estar físico e mental. A jornalista entrou para o mundo editorial aos 22 anos e há 7 que trabalha na revista Zen, onde tem a possibilidade de conduzir os leitores a adotarem um estilo de vida saudável e consciente, que contribua para o seu bem-estar.

Tânia Martins
Tânia Martins

Qual foi o teu percurso de vida e o que te levou a chegar a este mundo holístico pela via jornalística e editorial?

O mundo da escrita e da leitura começou a fazer parte da minha vida desde muito cedo e, com apenas 10 anos, descobri a minha verdadeira vocação: ser jornalista. Sem querer ser pretensiosa, sonhava em mudar o mundo algum dia, fazer a diferença, através da escrita, mantendo as pessoas informadas, levando até elas informação verdadeira. Foi com esse propósito que terminei a minha licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura, vertente de Jornalismo, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa. Após terminar a licenciatura e, de forma a aprofundar os meus conhecimentos, tirei um curso de rádio no CENJOR (Centro Protocolar de Formação para Jornalistas), que foi, sem dúvida, uma mais-valia para a minha formação. Pouco tempo depois, e apesar de algumas contrariedades e de muita persistência, entrei para o mundo editorial, onde tive o privilégio de estagiar em diversas revistas, jornais e, inclusive, numa rádio local. E, um desses estágios foi na revista Zen Energy, pela qual me apaixonei desde o primeiro minuto e que tem como principal objetivo ensinar-nos a encontrar o equilíbrio e crescimento necessários para uma vida harmoniosa e feliz. Já lá vão 7 anos desde que faço parte da maravilhosa equipa Zen que, ao longo destes anos, já lançou no mercado diversas revistas ligadas ao bem-estar físico e mental.

O que é trabalhar para uma(s) revista(s) dedicada(s) a uma vida mais feliz e a promover hábitos de vida saudáveis?

Hoje em dia, trabalhar no que se gosta e no que sempre se sonhou é um privilégio e eu considero-me uma verdadeira sortuda por esta distinção. Contudo, e como dizia o escritor e poeta Ralph Waldo Emerson: “Nada se obtém sem esforço; tudo se consegue com ele”. E é através deste pensamento que rejo o meu percurso de vida e profissional, empenhando-me de corpo e alma em tudo o que faço. Por isso, e respondendo à tua questão, trabalhar para a Zen é um sonho tornado realidade, não só por ser a revista mais positiva à venda no mercado, mas por ir ao encontro dos meus objetivos e ideais de vida, ou seja, contribuir para que todos vivam em harmonia consigo próprios e em sociedade, plenos de energia positiva, alcançando a felicidade e o seu equilíbrio total.

ReikiYoga06

De que forma é que este grande trabalho editorial transformou a tua vida?

Desde sempre me senti atraída pelo “mundo alternativo, natural e mais ecológico” e, através da revista Zen, das entrevistas a especialistas de renome nacional e internacional, dos seus artigos, alguns escritos por mim e outros escritos por terapeutas, psicólogos e nutricionistas conceituados, tenho a possibilidade de conduzir as pessoas a adotar um estilo de vida saudável e consciente, que contribua para o seu bem-estar e para o equilíbrio e sustentabilidade do planeta. Por isso, poder expressar-me livremente através da escrita e, principalmente, ter a meu cargo editorial as revistas do grupo é uma tarefa de grande responsabilidade, mas que me motiva positivamente dia após dia, pois sinto-me privilegiada por conhecer pessoas admiráveis e extremamente positivas que vêm à Terra com a missão de contribuírem para um mundo melhor. Por último, e não menos importante, não posso deixar de referir o facto de ter a possibilidade de trabalhar com pessoas extraordinárias, colegas de trabalho, colaboradores externos e com a própria diretora da revista, Elisabeth Barnard, que sempre depositou confiança em mim e no meu trabalho. Posso dizer que este foi o grande momento de confiança, em que senti que alguém apostava em mim e confiava em mim, o que me fez crescer a nível profissional e pessoal.

Tens alguma prática que costumes fazer habitualmente para o teu bem-estar?

Sim. Pratico com regularidade exercício físico, que, como todos nós sabemos, é fundamental para assegurar um bem-estar pleno e um aliado importante para perder/manter peso ou, simplesmente, para combater o stress e a ansiedade. Recentemente, descobri uma nova paixão: o Karaté Shukokai, onde pratico na Academia de Karaté Shukokai Dojo Samurai, na Rinchoa (Sintra), sob a alçada do Mestre Dinamérico Fernandes. Esta prática traz enormes benefícios para o corpo, mente e espírito. Fisicamente, o karaté é bom para os ossos e os músculos, cria resistência. Mentalmente, ajuda a desenvolver disciplina, concentração e foco. Espiritualmente, constrói confiança, aumenta o autocontrolo, a serenidade e a paz. O karaté é também uma ótima arte de defesa pessoal quando bem ensinado. No entanto, o grande objetivo enquanto arte é o desenvolvimento integral do ser humano, procurando o equilíbrio entre a mente e o corpo. Outra prática a que recorro habitualmente para o meu bem-estar é a meditação a ouvir música. Ouvir música é, para mim, uma meditação calmante e relaxante, pois permite-me descontrair e esquecer, por breves instantes, tudo o que me rodeia, parar os pensamentos e apenas prestar atenção à música, ao ritmo, à melodia, aos instrumentos e deixar que a música me leve suavemente ao silêncio.

Qual é a tua filosofia de vida?

Como dizia o Mestre Eckhart de Hochheim: “Existe apenas o instante presente… um agora que é sempre e perpetuamente novo. Não existem o ontem ou o amanhã – mas apenas agora, como ele era há mil anos atrás e como o será daqui a mil anos”. Viver o momento presente é a minha filosofia de vida, acompanhada de uma boa dose de gratidão e um sorriso, por vezes, menor, mas sempre verdadeiro.

E o teu desejo para o mundo?

O mundo de hoje precisa de pessoas com atitudes e coragem para serem felizes, precisa de pessoas com uma visão positiva da vida e que permaneçam em paz com elas mesmas. Desta forma, estarão a criar um mundo melhor para si e para os que amam.

Queres deixar alguma mensagem para os teus leitores da revista Zen Energy, Reiki & Yoga, Vida & Saúde Natural e Comer com Saúde?

Sim. Em primeiro lugar, agradecer a todos os leitores que nos acompanham e, em segundo lugar, desejo que consigamos continuar a inspirar positivamente as pessoas por muitos anos.

Contactos:

E-mail: t.martins@zenelly.pt
Tel.: 910 106 522
Facebook: www.facebook.com/tania.martins.733

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.