Meditação

Como adquirires concentração

A concentração treina-se, como tudo na nossa vida. Para isso também requer de ti uma determinada predisposição e compreensão. A predisposição pede-te disciplina e vontade; A compreensão pede-te que entendas que a concentração é necessário, que dispersar a mente em muitos pensamentos pode ser prejudicial, que deixar os pensamentos livres pode ser prejudicial. Como tudo é impermanente, a concentração permite-te atingir a satisfação e compreensão em qualquer prática que tenhas. Podemos, em japonês, chamar a esta concentração sanmai 三昧, que é uma tradução de shamadi, concentração (o mais elevado tipo de concentração na meditação).

Existem muitas formas de praticares a concentração mas, a mais básica é a concentração num único objecto.

Foco num objecto para desenvolver a concentração

Escolhe um objecto que queiras e seja agradável para estares focado nele. Se a tua mente for muito produtiva, quanto mais simples for o objecto, melhor. Assim como, a parede onde ele está deve ser lisa, sem outras decorações, para que não te distraias. Em alternativa, podes observar o teu dedo. No caso de preferires o dedo, começa por ter o dedo afastado e vai aproximando até ficar ao limite do teu foco. Apenas o dedo deve ficar focado e o fundo desfocado. Em substituição ao dedo, podes usar um lápis ou caneta. Mantém os olhos relaxados e pisca quando for necessário.

  • Coloca-te a uma distância confortável do teu objecto;
  • Senta-te direito, com os braços, ombros, pescoço e cabeça relaxados;
  • Esvazia a mente, como se estivesses numa sala e a conseguisses esvaziar, tendo as suas paredes, tecto e chão pintados de branco;
  • Traz a atenção ao momento presente e preenche a mente com o objecto de concentração;
  • Vê apenas o objecto. Vê-o como ele é e não olhes apenas para ele caso contrário a mente divaga;
  • Se quiseres, centra-te no Tanden 丹田 e mantém uma respiração abdominal;
  • Relaxa e deixa-te estar o tempo que considerares confortável.

A concentração irá ajudar-te a desenvolver a capacidade de observação, o que auxiliará a desenvolver posturas mais positivas perante ti mesmo, os outros e a vida.

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.