Chujiro Hayashi nasceu a 15 de Setembro de 1880 e foi um médico, oficial de Marinha, que se formou em 1902. A sua vida foi marcada pela guerra russo-japonesa de 1902 a 1906 e pela aprendizagem de Reiki, do qual se tornou Mestre (Shihan) em 1925. Foi casado com Chie Hayashi e teve dois filhos. Faleceu a 11 de Maio de 1940, honradamente. A nós, praticantes de Reiki, deixou-nos o legado de uma perspectiva da aplicação em órgãos e do Reiki ter chegado ao ocidente, através da sua aluna Hawayo Takata.
hayashi

O Mestre Hayashi ensinava aulas mensais em Osaka e Tóquio, assim como se deslocava a Ishikawa, pelo menos duas vezes por ano. No seu método de ensino, ele dava a instrução de Shoden e Okuden num seminário de cinco dias. A sintonização era dada no primeiro dia após a qual, os alunos sentavam-se em seiza em frente aos cinco princípios e todos recitavam. A senhora Chiyoko Yamaguchi, que foi sua aluna, indicava que para o Mestre Hayashi “os cinco princípios têm grande virtude e limpam o espaço”. Se pensarmos nisto, encontramos uma certa verdade pois ao recitarmos audivelmente os princípios também a nossa energia muda e esta espalha-se para o espaço que nos envolve. Assim como o Mestre Usui fazia, também o Mestre Hayashi recitava os poemas do Imperador Meiji. Todos os meses, os alunos recebiam o Reiju, o empoderamento espiritual.
Uma das técnicas que o Mestre Hayashi gostava de aplicar com os seus alunos era o Reiki Mawashi, onde todos os alunos davam as mãos e deixavam fluir a energia.
Continuando no ensino, não podemos pensar que a prática de nível 1 e nível 2 se ficava pelos cinco dias do seminário. O Okuden era divido entre Okuden Zenki (primeiro termo) e Okuden Koki (segundo termo) pois teriam de praticar muito para sentir as perturbações de energia nas pessoas (o byosen). Este era um treino de pelo menos três meses ou um ano. No seu ensino de Shinpiden ele dividia-os em dois níveis de aprendizagem para os mestres – Shikan kaku, mestre assistente e Shihan, que significa mestre. O ensino era passado segundo a tradição oral. A sua escola era chamada de Hayashi Reiki Kenkyukai.
Para o Mestre Hayashi, o tratamento de Reiki significava tratar «de baixo para cima», ou seja, indo à causa, passando pelo efeito. A sua experiência como médico trouxe outras posições e prática para o tratamento de doenças. Na clínica, um aluno podia ficar a tratar a cabeça da pessoa e outro estaria a tratar a área afectada. Um aspecto curioso é que o Mestre Hayashi introduziu uma técnica para finalizar cada tratamento chamada de Ketsueki Kokan Ho ou kekko, que serve para aumentar a circulação e purificar o sangue.

Chujiro_Hayashi