Reiki

A primeira acção social do Reiki – o grande terramoto de kanto

Dia 1 de Setembro de 1923, às 11:58, ocorreu o grande terramoto de Kanto (関東大震災), com uma magnitude de 7.9. A devastação teve proporções gigantescas com mais de 694000 casas destruídas quer pelo fogo ou pelo impacto do terramoto.

AJ201209010020

Sabemos que o Mestre Usui colocou o seu Método terapêutico à disposição dos mais necessitados e tratou, aliviou das dores muitas e muitas pessoas, sem descansar. Segundo a descrição do memorial do Mestre Usui, erguido pelos seus alunos em 1927:

Em setembro de 1923 ocorreu um grande terramoto e muitas pessoas sofreram ferimentos e doenças. Ele sentiu-se compungido e foi para a cidade, onde tratou muitas pessoas todos os dias. Quem sabe quantas pessoas deve ter salvado!… Esta é uma pequena descrição de como o Mestre ajudou tanta gente em sofrimento em tal tempo de emergência.

 

A necessidade de ajudar e o amor incondicional

Porque sentiu esta necessidade, o Mestre Usui, de auxiliar as vítimas? Porque sentem tanto os praticantes de Reiki a necessidade de auxiliar e cuidar dos outros?

Reiki é uma energia vital, harmonizadora e que desperta em nós aquilo que há de mais precioso na vida, o amor incondicional. Este é aquele que nos permite saber dar sem esperar receber, que nos leva a querer crescer numa partilha humana, de bondade e compaixão. Tal acontece pelo desenvolvimento do chakra cardíaco, que é, de certa forma, o centro do Reiki. Também no seu método terapêutico o Mestre Usui indicava cinco princípios para a nossa transformação e o quinto é precisamente «Só por hoje, sou bondoso».

Assim, é muito natural que surja a vontade de fazer voluntariado, de auxiliar o outro sempre tendo em mente o nosso próprio autotratamento e equilíbrio. Reiki é então uma expressão de amor incondicional, que requer muito trabalho, pois em primeiro lugar, pede o nosso desenvolvimento e equilíbrio. Assim, de coração e mente unidos, podemos auxiliar os outros. O exemplo do Mestre Usui, ecoa ainda hoje.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.