A primeira acção social do Reiki – o grande terramoto de kanto

Dia 1 de Setembro de 1923, às 11:58, ocorreu o grande terramoto de Kanto (関東大震災), com uma magnitude de 7.9. A devastação teve proporções gigantescas com mais de 694000 casas destruídas quer pelo fogo ou pelo impacto do terramoto.

AJ201209010020

Sabemos que o Mestre Usui colocou o seu Método terapêutico à disposição dos mais necessitados e tratou, aliviou das dores muitas e muitas pessoas, sem descansar. Segundo a descrição do memorial do Mestre Usui, erguido pelos seus alunos em 1927:

Em setembro de 1923 ocorreu um grande terramoto e muitas pessoas sofreram ferimentos e doenças. Ele sentiu-se compungido e foi para a cidade, onde tratou muitas pessoas todos os dias. Quem sabe quantas pessoas deve ter salvado!… Esta é uma pequena descrição de como o Mestre ajudou tanta gente em sofrimento em tal tempo de emergência.

 

A necessidade de ajudar e o amor incondicional

Porque sentiu esta necessidade, o Mestre Usui, de auxiliar as vítimas? Porque sentem tanto os praticantes de Reiki a necessidade de auxiliar e cuidar dos outros?

Reiki é uma energia vital, harmonizadora e que desperta em nós aquilo que há de mais precioso na vida, o amor incondicional. Este é aquele que nos permite saber dar sem esperar receber, que nos leva a querer crescer numa partilha humana, de bondade e compaixão. Tal acontece pelo desenvolvimento do chakra cardíaco, que é, de certa forma, o centro do Reiki. Também no seu método terapêutico o Mestre Usui indicava cinco princípios para a nossa transformação e o quinto é precisamente «Só por hoje, sou bondoso».

Assim, é muito natural que surja a vontade de fazer voluntariado, de auxiliar o outro sempre tendo em mente o nosso próprio autotratamento e equilíbrio. Reiki é então uma expressão de amor incondicional, que requer muito trabalho, pois em primeiro lugar, pede o nosso desenvolvimento e equilíbrio. Assim, de coração e mente unidos, podemos auxiliar os outros. O exemplo do Mestre Usui, ecoa ainda hoje.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.