Reiki & Yoga de Agosto com dicas práticas
A Revista Reiki & Yoga é um número especial, trimestral, da Revista Zen, feita por uma equipa incrível que nos enriquece com artigos inspiradores para mudarmos o nosso estado de espírito, positivamente, assim como cuidar do corpo e da nossa forma de estar em sociedade. Esta é uma revista que nos ajuda a cuidar de nós como um todo. Nesta edição, partilho contigo alguns artigos meus:
- Desintoxicação da mente e do corpo
- Alinhamento de chakras num tratamento de Reiki
- Os 7 pilares do Terapeuta de Reiki
- Reiki para a depressão
- Onde Fazer Reiki
- Quando não fazer Reiki a outros
Podes ler mais sobre o número 6 da revista Reiki & Yoga aqui…
Revista Reiki & Yoga #6
Tem dificuldade em controlar as suas emoções?
O reiki ajuda!
Mal-estar na religião, na política, na sociedade, no meio ambiente e nas empresas, grandes ou pequenas, públicas ou privadas, do Ocidente ou do Oriente; mal-estar entre os migrantes e os que bem ou mal tentam, ou não, acolhê-los; mal-estar no dia a dia, no trabalho, em casa, no trânsito, nas ruas, nos relacionamentos, mal-estar no individual e no social – no exterior e, sobretudo, no nosso interior.
O Mal ganha a sociedade inteira e, com isso, cada um de nós. Como uma cobra perigosa, venenosa, traiçoeira que nos afoga, apertando-nos cada vez mais para nos poder consumir inteiros e nos digerir lenta, mas seguramente, devorando-nos, sem sequer dermos por nada, sem nos apercebermos de que já não somos donos de nós próprios, mas uns mortos-vivos, tal a presa da cobra em via de ser transformada em alimento nutritivo.
Inúmeros especialistas, psicólogos, psiquiatras, filósofos afirmam, no entanto, que o Mal não tem poder, senão apenas o poder que nós, seres humanos, lhe damos.
O Mal serpenteia à nossa volta, tal aquela cobra, esperando pacientemente por uma oportunidade que o possa fortalecer. Ou, então, brota no nosso subconsciente, surgindo, de repente, graças aos nossos medos, à raiva, à tristeza, à depressão, ao ódio, sob forma de frustração e insatisfação, de vazio e falta de sentido. O mal-estar se generaliza graças aos nossos sentimentos e emoções que não conseguimos compreender, analisar e controlar. Os sintomas do mal-estar adquirem nomes cada vez mais pomposos e assustadores, como as várias doenças mentais em plena expansão, como síndrome do pânico, stress, ansiedade, depressão, fobias, medos, etc.
Todas as emoções vêm acompanhadas por reações fisiológicas. Quando sentimos medo ou raiva, a carga de adrenalina aumenta e faz com que nosso coração dispare e o corpo entre em estado de alerta. Quando estamos felizes, o nosso corpo produz mais endorfinas, que resultam em sensação de bem-estar. Aprender a identificar e conhecer as próprias emoções e perceber como elas influenciam o nosso comportamento é uma maneira poderosa de nos conhecermos a nós próprios. Visto que agimos muito mais movidos pelas nossas emoções do que pela razão, conhecer as próprias emoções pode evitar muitos conflitos, principalmente com nós mesmos e, consequentemente, com os outros.
Os nossos padrões emocionais negativos (o nosso inconsciente) levam-nos a fazer coisas desnecessárias ou prejudiciais, impedindo-nos de fazer o que é importante e que nos traz bem-estar e equilíbrio, saúde e felicidade. Por isso, decidimos dedicar esta edição às infinidades de emoções diferentes que desenvolvemos todos os dias, conforme os acontecimentos e as situações vividas, para ajudá-lo, assim como a limpar a sua mente de antigos preconceitos e a descobrir dentro de si mesmo recursos de que já dispõe. Agindo de modo mais lúcido, baseando-se na habilidade, na franqueza e na graça da Energia Universal da Força Vital, conseguirá reabastecer e reequilibrar a energia do seu corpo, da sua mente e da sua alma.
A reiki e o yoga são métodos perfeitos a serem aplicados em situações emocionais difíceis, na falta de confiança, nas crises interpessoais, nas dificuldades de comunicação e de adaptação às muitas mudanças causadas pela vida e pelo mal-estar da nossa sociedade.