Reiki

O memorial de Mikao Usui na celebração dos 150 anos do seu nascimento

150 anos após o nascimento de Mikao Usui, vemos o Usui Reiki Ryoho presente em todo o mundo e tal só é possível pela verdadeira transformação e pela possibilidade de cura e autocuidado que nos trás. Sendo um método simples, com uma filosofia de vida que aponta à melhoria da mente e do corpo, uma arte secreta para convidar a felicidade, o Usui Reiki Ryoho é hoje uma ponte entre o oriente e o ocidente. Nestes 150 anos, honro os ensinamentos de Mikao Usui com a partilha deste artigo que contém algumas fotos da nossa viagem ao Japão, em Março de 2015, assim como o PDF integral de O Grande Livro do Reiki que tem o memorial do Mestre Usui em japonês e a sua tradução para português. Espero assim motivar muitos praticantes a compreenderem um pouco da energia do Mestre Usui e de como os seus alunos o viam, para erguer tal memorial. Que o Reiki continue sempre a fazer todos felizes.

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui
Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. – Mikao Usui

 

Templo Saiho-ji
Budas e Boddhisatvas no templo Saiho-ji onde se encontra sepultada a família Usui.

A aldeia de Mikao Usui

O mestre Usui nasceu a 15 de Agosto de 1865 na aldeia Taniai, que agora tem o nome de Miyama-cho Taniai, no distrito de Yamagata.

Miyama-cho
Miyama-cho

O pai (Uzaemon Usui), os irmãos (Sanya Usui, que foi médico; Kunji Usui, que foi polícia, e Tsuru Usui, irmã mais velha) de Mikao Usui e ele mesmo, doaram o Torii de pedra, na entrada do templo Amataka, em Abril de 1923. A presença da família Usui está desaparecida em Miyama-cho pois o castelo Usui, construído por Tsunekage foi perdendo a sua utilidade e a casa de família foi comprada por outro proprietário. O Mestre Usui saiu da aldeia em novo e nunca mais regressou à habitação, pelo que se sabe.

Templo
Torii do templo Amataka, mandado erguer pela família Usui em Abril de 1923. A foto foi tirada pelo Mestre R. Rivard quando fez uma viagem ao Japão em 2000.

O túmulo de família e o memorial

O túmulo e memorial ao Mestre Usui encontra-se no Templo Saiho-ji, em Umezato, Tóquio. Podes ver aqui as indicações para lá chegares… O túmulo e memorial é cuidado por membros da Usui Reiki Ryoho Gakkai, a associação criada pelo Mestre Usui.

TUMULO USUI
Túmulo do Mestre Usui, onde colocamos uma fotografia comemorativa, da Associação Portuguesa de Reiki

Na frente do túmulo temos O brasão da família Chiba está presente no pequeno ofertório, em frente ao túmulo.

CHIBA
O brasão da família Chiba

No lado esquerdo da sepultura está a inscrição do falecimento da filha de Mikao e Sadako Usui – Toshiko Usui, 23 de Setembro de 1935 aos 22 anos.

Na parte de trás do memorial, encontramos a gravação do ano em que foi erguido o túmulo e por quem. 昭和2年3月9日  (2º ano do Perído Showa, 9 de Março) / 臼井不二建之 , mandado construir por Usui Fuji (filho de Mikao Usui), que foi professor em Tokyo.

mikao usuiÀ direita da sepultura está o memorial, mandado erguer pelos alunos do Mestre Usui

O Memorial a Mikao Usui

JOAOESILVIAMEMORIALUSUI
João e Sílvia Magalhães a prestarem respeito diante da memória escrita sobre a vida do Mestre Mikao Usui.

No topo da pedra memorial, encontra-se inscrito – Reiho Choso Usui Sensei Kudoku No Hi. Memorial do Benevolente Usui Sensei, fundador do Reiho (tradução literal como método espiritual).

O memorial das grandes realizações do Mestre Usui

A seguinte tradução foi feita pela senhora Masami, do japonês, para O Grande Livro do Reiki.

Chamamos àquele que obteve a qualidade e a força mental, em si mesmo, trabalhando arduamente, um homem de virtude e àquele que espalhou um caminho de salvação e ajudou muitas pessoas um homem de excelência. Um grande apóstolo é o único que tem esta virtude e esta excelência. Desde tempos antigos, muitas grandes pessoas como homens sábios, filósofos, autores de estudos ou religiões eram assim, e o Mestre Usui também era um deles.
O Mestre foi o fundador de um método «de como promover a saúde do seu corpo e mente, usando a energia espiritual do Universo (Reiki)». Ao ouvir falar da sua reputação, muitas pessoas vieram ter com ele de todos os lados e desejaram aprender ou ser tratadas por ele. Ele era muito popular…
O seu nome era Mikao Usui, também conhecido como Kyoho. Nasceu na aldeia de Taniai, Yamagata, na província de Gifu, e era antepassado de Tsuname Chiba, que foi general do exército entre o final do período Heian e o início do período Kamakura. O seu pai era chamado Taneuji, conhecido como Uzaemon, e a sua mulher vinha da família Kawai. Nasceu a 15 de agosto de 1865. Desde criança que estudava arduamente e a sua habilidade era superior à dos seus amigos.
Quando cresceu visitou a Europa e a China, para estudar. No entanto foi pouco afortunado em termos de promoção da carreira, apesar da sua habilidade, e muitas vezes teve de lutar para viver. Apesar de ter muitas dificuldades nunca desistiu e sempre manteve o seu trabalho árduo.
Um dia decidiu jejuar no Monte Kurama e treinou arduamente durante 21 dias. Ele sentiu o impulso da energia espiritual (Reiki) na sua cabeça e descobriu um método de cura. Tentou primeiro em si mesmo e na sua família. O efeito foi maravilhoso. Pensou então que este método devia ser partilhado não só com familiares como também com muitas outras pessoas e deslocou-se para Aoyama, Tóquio, onde fundou a associação em abril de 1922, iniciando o ensino e tratamento da terapia Reiki.

KANJI REIKI - MEMORIAL
Kanji do Reiki, inscrito no Memorial do Mestre Usui

Em setembro de 1923 ocorreu um grande terramoto e muitas pessoas sofreram ferimentos e doenças. Ele sentiu-se compungido e foi para a cidade, onde tratou muitas pessoas todos os dias. Quem sabe quantas pessoas deve ter salvado!… Esta é uma pequena descrição de como o Mestre ajudou tanta gente em sofrimento em tal tempo de emergência.
Desde então, o seu edifício tornou-se pequeno e moveu-se para um novo local em Nakano, Tóquio, em fevereiro de 1925. A sua fama espalhou-se por todo o Japão e ele foi frequentemente convidado para visitar muitas pessoas. Na resposta aos seus pedidos foi até Kure, Hiroxima, Saga e finalmente Fukuyama, em Hiroxima. Durante a sua permanência no hotel, em Fukuyama, ficou doente e faleceu a 9 de março de 1926, com 62 anos.
A sua mulher, Sadako, era da família Suzuki. Tiveram um filho, chamado Fuji, que foi o sucessor da família Usui, e uma filha.
O Mestre Usui era gentil, modesto e natural. Era alto, robusto e estava sempre a sorrir. No entanto, tinha um caráter tão bondoso que quando tinha dificuldades ultrapassava-as com uma clara determinação e paciência.
Ele era instruído e gostava muito de ler. Estava familiarizado com muitos livros de história, biografias, livros de medicina, escrituras budistas, psicologia, adivinhação, encantamentos e fisionomia. É muito evidente que a sua dedicação e o trabalho árduo, baseado no seu saber académico e em numerosas experiências, foram a chave da expansão da terapia Reiki.
O propósito principal da terapia Reiki não é apenas tratar a doença mas também ter saúde e paz na mente e no corpo e desfrutar a vida. Para esta realização ele ensinava as pessoas a compreender os antigos poemas do Imperador Meiji e a cantar os Cinco Princípios de manhã e à noite.

Os Cinco Princípios são:
1. Não te zangues;
2. Não te preocupes;
3. Sê cheio de gratidão;
4. Dedica-te ao teu trabalho;
5. Sê bondoso para com os outros.

Estes são ensinamentos verdadeiramente importantes para a sua disciplina mental e os mesmos que os antigos sábios propalavam. O Mestre chamava aos Cinco Princípios «A arte secreta de convidar a felicidade» e «O remédio milagroso para todas as doenças». Ele tornou-os simples para que todos os pudessem compreender. É essencial sentarem-se direitos, colocarem as mãos juntas em frente a si mesmos e dizerem-nos em voz alta de manhã e à noite, mantendo-os na mente todos os dias,
para que ela se torne mais pura e saudável. É por isto que a terapia Reiki é partilhada com tanta gente.
Agora as gerações mudaram rapidamente e existem muitas diferenças no pensamento das pessoas. Se puderes espalhar a terapia Reiki, isso irá ajudar muita gente que está confusa e perdeu o seu caminho. Não se destina unicamente ao tratamento de doenças crónicas, como de inúmeras outras doenças.
O número de estudantes que aprenderam com o Mestre Usui ultrapassa 2000. Tanto os que são membros da associação em Tóquio como os de outras localidades prosseguem os seus grandes ensinamentos e estão a espalhar o método da terapia Reiki mesmo agora. Apesar de o Mestre ter falecido, devemos continuar a ensinar e a espalhar a terapia Reiki a muitas pessoas. Como o Mestre Usui foi magnífico por partilhar este feito, generosamente, com tantos de nós…! Os nossos membros
juntaram-se hoje e decidiram erguer um memorial no Templo Saihouji, no distrito de Toyotama, para mostrar a virtude e a excelência do Mestre Usui e passá-las para sempre às novas gerações. Eu não podia deixar de escrever este memorial, pois admiro profundamente os grandes feitos do Mestre e também fui tocado pela paixão dos membros para manter a nossa relação enquanto seus discípulos. Espero que as novas gerações continuem a admirar e a seguir o nosso grande Mestre.

Fevereiro de 1927 Composto por: Masayuki Okada, Doutor em
Literatura — Subordinado 3.o posto, 3.a Ordem de Mérito.
Caligrafia por: Almirante Juzaburo Ushida — subordinado 4.o posto, 3.a Ordem de Mérito.

 

JIZO USUI
Querido Mestre Usui, muito obrigado pelo Usui Reiki Ryoho e pela felicidade que traz à vida de todos. Este Jizo encontra-se no cemitério do Templo Saiho-ji, onde está sepultado o Mestre Usui.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.