Reiki e a introspecção. Quando um curso nos faz virar para dentro.

Se iniciaste um curso de Reiki e sentes-te mais virado para dentro, com maior introspecção, isso é natural. Reiki e a introspecção andam de mãos dadas, ou seja, se iniciamos um processo de elevação da consciência, mudança dos nossos padrões negativos e cuidado físico, mental e emocional, então é muito natural termos que nos virar para dentro, encontrar aquele espelho que nos mostra as questões.

O grande problema não é irmos a uma viagem interior mas sim o que lá podemos encontrar. Também nisso, o Reiki nos dá grandes lições. Em primeiro lugar, o Mestre Usui dizia que Reiki é para melhorar a mente e o corpo. Em segundo lugar, ele indica-nos que Reiki é «A Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

facebook o grande livro do Reiki 3
«A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a sua felicidade e a nossa.» – Mikao Usui

Então, se iniciaste um curso e estás num processo de introspecção, não te preocupes, vamos trabalhar isso com os cinco princípios e as técnicas de Reiki.

Cinco princípios para o Reiki e a introspecção

Se achas que estás mais focado em ti mesmo e isso te afasta das pessoas, das tuas rotinas diárias, não te peses tanto. Cria um tempo para tudo. Há que ter tempo para o que gostamos, para os amigos, para as obrigações. Em que campo se insere, na tua vida, o Reiki?

Pensa no cuidar de ti mesmo não como uma obrigação mas como algo que fazes por ti e para ti, com bondade. Se isso te faz encarar as questões pessoais que tinhas enterradas naquele quarto escuro da tua consciência, então tem contentamento – estás numa fase em que consegues olhar para ti e resolver-te. Usa os cinco princípios para te ajudar:

Só por hoje – Usa o momento presente como uma chamada de atenção. Estás neste momento, não mais no passado. Observa e não julgues, cuida e não te critiques. Desapega-te do peso e preenche-te do que precisas.

Sou calmo – Mantém a postura de observador e “keep calm”. Tem serenidade pois tudo leva o seu tempo. As coisas passadas, passaram, agora observas e depois mudarás.

Confio – Confia que és capaz de fazer essa mudança ou de pedir ajuda para o fazer. No Reiki não estás só, tens o teu mestre, os teus colegas, em conjunto muito se pode fazer.

Sou grato – Fica feliz – é incrível, tu consegues ver as tuas questões. Muitas pessoas apenas passam pela vida sem se aperceber dos problemas que têm. Este é o momento da tua mudança.

Trabalha honestamente – A verdade é o mais importante mas isso deve ser acompanhado com a atitude de que tu és o teu maior amigo. Confidencia contigo, sabe suportar-te, encontra em ti o poder pessoal que tens e ajuda-te.

Sou bondoso – Sem bondade, não conseguimos. Não te sobrecarregues. No passado eras «criança», hoje, despertaste. Sê bondoso para contigo, procura ajuda se precisas, aproveita a vida e não te deixes afundar no universo de dor do passado. Vamos fazer Reiki?

«Quando os pensamentos param, a confusão termina» - Hsuan Hua
«Quando os pensamentos param, a confusão termina» – Hsuan Hua

Técnicas de Reiki

Faz o banho seco, para que te possas libertar desse peso e das ligações que estás a fazer às situações prejudiciais. De seguida, a chuva de Reiki, para limpar a tua aura.

Pratica o Joshin Kokyu Ho, pelo menos durante 15 minutos. Vai ajudar-te a mexer a energia interiormente, assim como a reciclar o que estivesse estagnado. Quando terminares, faz o seguinte exercício. Ao expirar, manda fora tudo o que não queres. Ao inspirar, traz para ti Reiki e o que queres de bom para a tua vida. Faz este exercício durante algum tempo e com motivação.

Sente como estás?

Que partes do teu corpo achas que podem estar mais afectadas? Onde se manifesta o teu desconforto?

Faz novamente o banho seco e a chuva de Reiki. Sai, vai caminhar.

No dia seguinte, repete todas estas práticas mas depois de sentires como estás e de verificares as áreas mais afectadas, faz o autotratamento, ou local ou completo, como sentires melhor.

No terceiro dia, repete tudo mas, no final, volta a fazer o Joshin Kokyu Ho, para que te vitalize ainda mais.

Se fizeres estes exercícios de tarde ou à noite, começa sempre a manhã a fazer o Joshin Kokyuo Ho. Verás a diferença.

A introspecção não tem nada de errado, antes pelo contrário. O ficares mais focado no Reiki não tem nada de errado, antes pelo contrário. Integra tudo isso na tua vida, realiza a felicidade e transformação que o Reiki te proporciona.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.