A Associação Portuguesa de Reiki instituiu o prémio Dar de Coração como homenagem a todos os praticantes de Reiki que se entregam à doação da terapia, através do voluntariado Reiki.

Desde 2010 que a Associação Portuguesa de Reiki iniciou os seus projetos de voluntariado, começando pela Cruz Vermelha de Caselas. Passados cinco anos, estamos presentes em mais de 50 instituições, movimentamos mais de 100 voluntários, promovendo o apoio social a quem mais precisa, a qualidade de vida e saúde. Os nossos projetos incluem instituições como as Cercis, Cruz Vermelha, Lares, Universidades Autodidatas, Hospitais, Abrigos de animais, entre muitos outros. O lema do voluntariado da Associação Portuguesa de Reiki é «Com humildade e sabedoria, percorremos um caminho do tamanho do mundo».

Estes projetos são todos gratuitos, os coordenadores e voluntários fazem um esforço próprio para cumprir este propósito, assim como muitos praticantes em todo o país, até em projetos desconhecidos, com muito valor para quem usufrui.

Pretendemos, por isso, realizar a atribuição do prémio «Dar de Coração», como forma de homenagear estes projetos que cuidam de tantos, sem nunca se dar a conhecer.

Algumas actividades de voluntariado de 2014 e 2015

Neste pequeno artigo, demonstramos algumas actividades realizadas pela Associação Portuguesa de Reiki no âmbito do voluntariado para que inspirem todos os praticantes na exposição das suas próprias iniciativas de voluntariado. PRÉMIO Dar de Coração 2015 – actividades de voluntariado

Prémio «Dar de Coração» 2015

«Nenhum ato de bondade, não importa o quão pequeno, é jamais desperdiçado». – Esopo

O prémio Dar de Coração destina-se a homenagear pessoas singulares, grupos, escolas, núcleos que promovam o voluntariado e as iniciativas de solidariedade exclusiva, ou maioritariamente, através da prática de Reiki. Todos podem participar, mesmo não sendo associados, tendo qualquer nível e sistema de Reiki. Este prémio é uma motivação e reconhecimento do trabalho realizado com Reiki, para que possa inspirar muitos mais praticantes à solidariedade e à transformação da sociedade.

O prémio insere-se em três categorias:

  1. Categoria Voluntariado
  2. Categoria Projeto
  3. Categoria Empreendedorismo Social

Serão distribuídas fichas próprias para cada uma das candidaturas. A mesma pessoa ou grupo de pessoas, escola, podem candidatar-se a mais que uma categoria.

prémio dar de coração 2015 logo

Descrição das categorias premiadas

Voluntariado

Destina-se a projetos de voluntariado que decorreram no ano de 2015, cuja base é a prática de Reiki. Estes projetos devem ser acompanhados de prova do mesmo, através de testemunhos e fotografias.

Deve ser indicado o número de pacientes, terapeutas, sessões realizadas, duração do projeto, início e fim. População alvo, localidade, instituição.

Podem ser feitos projetos de voluntariado em escolas de Reiki ou núcleos.

formulário categoria Voluntariado

Projeto

Para projetos sobre Reiki, ao nível da solidariedade e voluntariado, que ainda não tenham sido iniciados. Apresentação da descrição do projeto, localidade de implantação, necessidades, público-alvo, instituições ou parceiros, voluntários, objetivos a alcançar.

Formulário categoria Projeto

Empreendedorismo Social

Para projetos já criados que sirvam diretamente uma instituição ou comunidade, de forma reconhecida. Nesta categoria podem entrar projetos que tenham outras disciplinas ou valências além do Reiki (que deve estar sempre presente), que promovam o bem-estar da pessoa.

Formulário categoria Empreendedorismo Social

Regulamento

Quem pode participar?

Qualquer praticante de Reiki, de qualquer nível, em qualquer uma das categorias. Pode candidatar-se a mais que uma categoria.

Como é feita a seleção dos projetos?

Os projetos entregues serão selecionados pelos Coordenadores da Associação Portuguesa de Reiki, constituídos em número impar e comunicados aos participantes, quer para correções ou para o deferimento.

Como é feita a votação?

Pelos associados, através do seu login de utilizador, no site da Associação Portuguesa de Reiki. Desta forma não há qualquer tipo de incorreção na votação. Esta é mais uma das provas que escutamos os associados e que são verdadeiramente eles que tomam as decisões, está sempre nas suas mãos e coração, a escolha.

Quando serão anunciados os vencedores?

Oficialmente será anunciado no dia 24 de Outubro, no VI Congresso Nacional de Reiki. 15 dias antes, os participantes receberão uma comunicação.

Mais informações

Podem contactar a Associação Portuguesa de Reiki para o email info@montekurama.org