Os mantras de Reiki e Karuna
Por vezes surge a questão – como dizer os mantras? Devem apenas ser audíveis?
No Reiki e no Karuna, os símbolos são sempre activados com a recitação dos seus respectivos mantras, três vezes. Tal funciona porque o praticante tem o símbolo em si, dado pela sintonização e ao desenhá-lo, visualizá-lo e ao entoar o seu mantra, reactiva-o. Essa reactivação é o chamar da frequência específica que corresponde o símbolo.
Podemos dizer o mantra, ou jumon, palavra japonesa, audivelmente ou então interiormente. Se existem diferenças? Provavelmente sim pois a palavra é sempre acção mas, pelo menos como experiência própria, nunca notei diferença entre o audível e o interior.
Na prática de karuna, seguimos exactamente o mesmo racional, ao desenhar os símbolos, repetimos os seus mantras três vezes, audivel ou interiormente.
O mantra pode ser dito ao mesmo tempo que se desenha o símbolo ou depois deste ter sido desenhado ou visualizado. Por exemplo, com o Zonar:
Nestas situações, nada melhor que experimentar. Desenha o símbolo e diz o seu mantra audivelmente. Noutra ocasião, desenha o símbolo e diz o mantra interiormente. Como correu? É igual ou não?
4 comentários
Dulce Scalla
Quando aplico o Reiki sinto vontade de recitar o Chokurei várias vezes, assim como se faz quando se usa um japamala; isso é errado? Neste caso, ao recitar o Chokurei sinto uma intensificação da energia Reiki em minha mãos. Grata por responder
João Magalhães
Olá Dulce, não tem nada de errado 🙂
A recitação com intenção ajuda a concentrar na energia.
tudo de bom,
João
MARIA CÉLIA MELO ARAÚJO
QUAL É O MANTRA DO CHO KU REI NÃO VEJO POR AQUI E NEM NO SITE QUE TEM FALANDO DO REIKI. BOA NOITE!!!
João Magalhães
Olá Maria, repetimos sempre o nome do símbolo. É esse o mantra ou jumon.