Chakras,  Reiki

O hara e tanden e a importância no Reiki

Hara e tanden são termos utilizados no Reiki. O abdómen e o nosso centro energético.

腹 Hara – o abdómen

Hara é a região abdominal, quer no campo anatómico quer no campo energético. Na medicina japonesa, representa a área que vai desde o esterno até à púbis, ocupando a largura do nosso corpo. Num conceito mais comum, chamamos ao hara o centro energético que fica abaixo do nosso umbigo. O seu nome, em japonês, é Tanden, em chinês é considerado o baixo dantian e no yoga chama-se swadhisthana ou chakra esplénico. Este centro energético é o grande reservatório de ki, chi, prana, que são os nomes dados à energia pelos japoneses, chineses e indianos.

丹田 o Tanden

Tanden, em japonês, significa o ponto abaixo do umbigo, é um ponto para a atenção nas técnicas de meditação. Nas práticas chinesas é conhecido como um reservatório, uma fonte de energia vital, daí o nome de «oceano do qi». Este é o nosso centro de gravidade.

O Tanden e a sua importância no Reiki

Ao ponto abaixo do umbigo, damos o nome concreto de seika tanden (臍下丹田 centro do baixo ventre). É o centro através do qual adquirimos a atenção sobre o corpo, é onde encontramos força e equilíbrio. Na prática de Reiki podemos centrar-nos no seika tanden para fazer a meditação gassho; A prática de Joshin Kokyu Ho para aumentar e reciclar a energia vital; Fazemos ainda técnicas de desintoxicação como o Gedokyu Chiryo. No autotratamento, trabalhamos o seika tanden como correspondência ao chakra esplénico – Os objectivos de vida; A felicidade; Alegria; Interrelacionamento; Órgãos reprodutores; Vitalidade.

Se em algum momento da tua vida te sentes sem força, avalia como está o teu seika tanden. Faz o Joshin Kokyu Ho para te revitalizares e preencheres de energia.

 

hara

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.