Namaskar e Namaste

Há uns tempos atrás fomos assistir a um concerto de Pandit Basant Kabra e a abertura foi feita pelo embaixador da India em Portugal. Ao iniciar, cumprimentou todos com namaskar.

A palavra namaskar significa reverência ou saudação e representa «és superior a mim em todas as qulidades e em todos os caminhos». Faz-se namaskar a alguém ou a uma divindade para alcançar benefícios espirituais, isto por as virtudes dessa divindade ou pessoa «superior a nós» ficar gravada na nossa mente, como um exemplo para melhoria. Na India, namaskar tem um sentido muito concreto pois, quando feito às divindades hindus, permite a recepção da sua energia, trazendo desenvolvimento espiritual. Namaskar é também uma maneira de receber sattva, uma das formas mais puras dos três gunas.

Curiosamente, este tipo de cumprimento evita a passagem de energia que, geralmente, costumamos ter na forma de cumprimento ocidental – o aperto de mão.

[youtube_sc url=”https://youtu.be/KX_pnMG-4RE”]

Alguns benefícios de praticar namaskar

  • Ajuda-nos a desenvolver o respeito pelos outros – Ao saudar genuinamente, curvando-nos, estamos a criar respeito e amor incondicional no coração;
  • Promove a humildade – A simplicidade do gesto e o reconhecimento que no outro há algo de divino, promovem em nós o respeito por tudo o que existe;
  • Entrega – Ao saudarmos uma divindade ou uma pessoa, estamos a dizer-lhe que partilhamos o mundo, a vida, os ideais;
  • Gratificação – É uma forma de promover a gratidão por todas as coisas na vida.

Namaste

Namaste significa eu saúdo o divino em ti e é o que se costuma dizer ao fazer namaskar. Tanto se diz namaste como namaskar na saudação.

images
Ao realizar namaskar, pode dizer-se namaste ou namaskar

 

 

1 thought on “Namaskar e Namaste”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.