Nível 1 Shoden,  Reiki,  Tratamentos de Reiki

Como fazer Reiki se as mãos suam, são muito frias ou demasiado quentes

Se costumas ter as mãos muito frias, muito quentes ou suadas, podes experimentar aplicar Reiki a outros, ou mesmo a ti, sem tocar no corpo. Reiki funciona bem em contacto com o corpo ou ligeiramente acima.

Como fazer Reiki com as mãos afastadas

A distância das mãos, relativa ao corpo, irá depender de ti. Tenta perceber, através do byosen, como é que te sentirás confortável a fazer com distância. Nada melhor que primeiro experimentares no teu autotratamento e depois no tratamento a outros. A distância do corpo tem também uma determinada lógica. Essa lógica pode ser criada por ti. Podes definir que a distância que te sentes confortável a fazer Reiki é a que irá corresponder a um tratamento integral da pessoa, dos seus órgãos e chakras.

Na distância existem muitas teorias, como os campos dos chakras, os corpos subtis e muito mais. Por isso é conveniente que cries a tua própria regra, caso contrário, podes ficar baralhado e a partir daí, não consegues fazer Reiki.

Se as tuas mãos costumam estar suadas, demasiado frias ou demasiado quentes, então podes aplicar a uma pequena distância do corpo da pessoa.
Se as tuas mãos costumam estar suadas, demasiado frias ou demasiado quentes, então podes aplicar a uma pequena distância do corpo da pessoa.

Porquê mão suadas, frias e excessivamente quentes?

As mãos suadas têm muito a ver com o sistema nervoso. Após consultares um médico, podes trabalhar aspectos em ti como o excesso de pensamentos; Ansiedade; Nervosismo. Tenta perceber em que partes do teu corpo se manifestam estas situações, para poderes melhor tratar com o autotratamento. Pratica também meditação gassho e o Joshin Kokyu Ho. Observa o teu chakra cardíaco e plexo solar. Aprende a estar no aqui e agora e não a seguires os impulsos.

As mãos demasiado quentes mas não necessariamente transpiradas, podem ser do «excesso» de energia que se acumula no corpo. Pratica o enraizamento, deixa fluir a energia para a Terra, pelos pés, assim como o Reiki flui pelas tuas mãos.

Se tiveres as mãos muito frias, pode ser uma característica do teu próprio corpo/energia, por isso não te preocupes. Podes, no entanto, verificar se isso não surge por algum bloqueio nas articulações das pernas ou chakra raiz, que impede a energia de fluir para as extremidades. Repara também no teu chakra cardíaco e articulações dos braços, para ver se o mesmo não se passa com as mãos. Se fizeres o Joshin Kokyu Ho durante 15 minutos, movimentando bem a barriga, será que o teu corpo não aquece?

Fazer Reiki é muito simples e como tal as posições podem ser adaptadas às nossas características e às necessidades do receptor.  As mãos frias e excessivamente quentes farão o receptor pensar mais na temperatura em contacto no corpo do que sentir a energia que entra para dentro de si. As mãos suadas, podem causar desconforto por molhar a roupa ou o corpo, assim, a atenção do receptor desvia-se para esse desconforto. Nestes casos, pratica Reiki com as mãos afastadas do corpo, a uma distância entre os 5 e os 20 cm (atenção sempre às partes privadas da pessoa) ou então à distância que encontrares por ti mesmo.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.