A preparação de um Mestre de Reiki antes de um curso

Dar um curso de Reiki, não é tão simples quanto possa parecer. Além do trabalho de organização do mesmo, conta muito a preparação de um Mestre de Reiki para que esteja em condições energéticas, físicas, mentais e emocionais.

Cada pessoa tem as suas necessidades pessoais e, por isso mesmo, apenas posso partilhar a minha experiência, necessidade e o que faço. Cada um deve encontrar a forma de se preparar para que esteja nas melhores condições possíveis para transmitir Reiki aos praticantes.

Screenshot_17

 

 

A preparação do Mestre de Reiki

O dia começa bem cedo, pelo menos com duas ou três horas antes do curso. Como a vitalidade, renovação do ki e disposição é importante, pratico Ch’ien Chi Kua, o que será quase o mesmo de praticar Chi Kung ou Tai Chi. A prática física é importante, para que a Energia do Céu e da Terra se conjuguem num todo e circulem em harmonia.

A meditação é também muito importante, alcançar o estado vazio, predisposto, a ligação com o Universo e com o sentido das coisas. À meditação, junto o Joshin Kokyu Ho pois ajuda a reciclar a energia e a potenciar o ki. Esta prática é extremamente importante também para os praticantes que irão receber a nova sintonização.

O banho seco e a chuva de Reiki fazem parte das práticas comuns e, como não pode deixar de ser, os cinco princípios.

Na preparação para um curso de Reiki, gosto também de sentir a energia do grupo. Geralmente esta energia começa a «manifestar-se» uma semana antes do dia e, por vezes, traz desafios interessantes, daí ser tão importante a atenção que temos à preparação do curso, à nossa própria capacitação e bem-estar.

A flexibilidade

Em qualquer situação, devemos ser como o bambu – flexíveis. Esta flexibilidade permite compreender o que a energia nos transmite e o percurso que está a ser criado. O desenvolvimento da atenção plena, pela meditação realizada no Hatsurei-ho, permite compreender o que se passa, aceitar e aplicar a flexibilidade. Lembra-te que cada pessoa é um universo em si, que encontrará outros universos. Em nós, está a responsabilidade de um bom ensino, nos outros, a responsabilidade de uma boa aprendizagem. Tudo se conjuga.

O amor incondicional

O amor incondicional, o centro do Reiki, é aquele que nos diz que não há distinções entre alunos, que todos aceitamos com paz, confiança e bondade. O amor incondicional pode levar-nos a compreender melhor as situações adversas e a saber aplicar Reiki nelas. Aqui, influi também em muitas decisões, como por exemplo auxiliar um aluno que não pode pagar, a poder usufruir do ensino de Reiki. O dinheiro nunca deve ser um problema para uma aprendizagem consciente e comprometida.

O após

Ao terminar o curso encontro a necessidade de voltar a praticar Ch’ien Chi Kua, para que toda a energia que se possa ter acumulado, seja descarregada e a energia vital encontre o seu percurso sem bloqueios. O tempo para reflectir sobre o curso e as práticas, o esvaziar da mente e o desapego, são também essenciais para que possa estar em equilíbrio. É sempre recomendado realizar o banho seco, a chuva de Reiki e muito enraizamento. Além disso, o Daikomyo deve preencher-nos por completo, em todos os corpos.

Como sempre, nunca pode faltar o agradecimento ao Mestre Usui e ao Universo, por mais uma partilha.

Realizar um curso de Reiki pode parecer simples mas não é, em consciência. No entanto, a prática torna-se uma vivência e aí tudo vira simplicidade. Como o Mestre Usui dizia, Reiki é a Arte Secreta de Convidar a Felicidade e por isso mesmo, toda a prática conduz-nos a tal realização.

4 thoughts on “A preparação de um Mestre de Reiki antes de um curso”

  1. marcos baldissera

    para ser mestre em reiki é preciso fazer o 3a eo 3b? certo? para dar o curso de reiki é necessario ter curso superior?

    1. Olá Marcos,
      dependerá do sistema. Geralmente os que vêm do Tradicional têm 3A e 3B, os que têm origem no Essencial só têm o 3. Mas o termo Mestre de Reiki aplica-se àquele que ensina, ou mesmo não ensinando completou toda a formação em Reiki.
      Para dar um curso de Reiki não é necessário o curso universitário pois o ensino de Reiki faz parte da Educação Não Formal, no entanto, recomendo vivamente que façam o CCP pois ajudará em muitas situações da formação, assim como no entendimento de uma formação continuada.
      Espero ter ajudado. Tudo de bom!

  2. Ana Carla Berloffa Silva

    Para dar um curso de Reiki e emitir.certificados preciso ser da ABRATH? gratidão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.