Chakras,  Reiki

Os chakras secundários e a sua importância num tratamento Reiki

Os chakras secundários correspondem às articulações e a vários órgãos importantes, além de outros centros energéticos relativamente perto dos chakras principais. Neste artigo vamos debruçar-nos mais sobre as articulações, mãos e pés.

Os chakras secundários

Chakras das mãos

As palmas das mãos têm um chakra e é através dele que a energia flui. Não tem uma cor em concreto por isso é visualizado das mais diversas formas. Quando a energia flui pelo chakra, podemos sentir calor, frio, formigueiro ou mesmo picadas. Estas sensações podem estar relacionadas com o despertar do chakra, assim como com o byosen, o feedback à energia enviada.

A acumulação da energia enviada pelas mãos, que muitas vezes se reflecte também nos antebraços, pode ser feita pelo banho seco, o Joshin Kokyu Ho.

 

Chakras Yin e Yang – os ombros

Cada ombro tem um chakra, no seu centro. No ombro esquerdo o Yin e no direito o Yang. A região dos ombros pode ser muito influenciada pelo chakra laríngeo, assim como pelo excesso de pensamentos na occipital. O Chakra Yang organiza os 1º, 3º e 5º chakras. O Chakra Yin organiza os 2º, 4º e 6º chakras principais.

 

Os chakras secundários
Os chakras secundários

Chakra dos cotovelos

Os cotovelos têm a ver com a nossa capacidade de relacionamento e mobilidade. Se queremos promover alegria, devemos tratar a parte interior do cotovelo, a que está ligada ao corpo.

Chakra dos joelhos

 

Os joelhos são «bombas» que puxam a energia da Terra até ao chakra raíz. Trabalham a nossa personalidade e capacidade de ter uma atitude humilde. Na parte de trás, são também os reservatórios da nossa energia espiritual.

Chakras dos tornozelos

Os tornozelos estão relacionados com a capacidade de termos flexibilidade e centramento ao longo das mudanças na vida. São o suporte do corpo na sua flexibilidade.

Chakra dos pés

Os pés têm as terminações nervosas que representam todo o nosso organismo. Além disso, os chakras servem para descarregar o excesso de energia que temos, assim como recebem a energia da Terra. É por aí que começa o enraizamento, no nosso corpo.

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

    • maria caridade martins alves

      boa tarde,amo de coracao todos os seus artigos,so tenho uma duvida que gostava que me podece esclarecer,tenho o terceiro nivel de reiki essencial,gostava de saber se todos os vossos artigos tambem sao adquados ao reiki essencial,sei que alguns simbolos sao diferentes e voces usam muito falar em nivel 3a ou 3b isso me faz confusao.agradeco resposta.gratidao

      • João Magalhães

        Olá Maria, muito obrigado!!! Sim, todos os artigos são adequados a todos os sistemas de Reiki. No caso de um mostrar um símbolo diferente do qual uses, é só continuares a usar o que aprendeste, não tem problema algum.

  • Raquel Carvalho

    Oi! Bom dia!
    Obrigada gostei muito das suas informações sobre Reiki. Principalmente do texto dos chacras Secundários, como ombro os cutovelos e das mãos e dos pés, fo muitoi esclarecedor para mim.
    Parabéns!
    Abraços Reikianos e Beijos com sabor de gratidão.

    Raquel Carvalho .
    Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.