Inspirador,  Tao

As lições do meu avô

O meu avô era um grande homem. Quando eu era pequeno, pensava que era um gigante, muito grande e quando eu cresci em tamanho, apesar de ser mais alto que ele, continuava a sentir o mesmo. O meu avô era uma pessoa muito sábia. Aprendeu as coisas num tempo onde não havia internet mas sim correio, onde muitos dos livros que precisava eram proibidos e tudo requeria muito sacrifício, secretismo e humildade. Eram tempos diferentes.

Naquele tempo não havia «os grandes mestres», não dava para saltar de curso em curso sem praticar à espera de uma solução milagrosa. Havia companheiros, havia quem se dedicava a fazer muito bem. Era um tempo onde a dedicação vinha de dentro, assim como a motivação. E com toda a sua experiência de vida, o meu avô ensinou-me. Algumas dessas lições quero partilhar contigo.

Quando tinha 16 anos partilhou comigo a filosofia Sufi, o Dhammapada e outras correntes. Ensinou-me o que ver e compreender que a Terra é um Ser Vivo, que a energia flui nela, assim como em nós. Fizemos muitas experiências que deixam grandes saudades. Vi coisas assustadoras e outras fantásticas. E em tudo, estavam lições.

As lições do meu avô

1 – Há sempre algo maior que tu

Podemos saber muito, praticar muito. Outros podem dizer que somos isto e aquilo em grandeza mas, manter em mente que há sempre algo maior que nós.

2 – Não há nada maior que Deus

Acima de todas as coisas, nelas e entre elas, está Deus, o Divino, ou o Universo. Nada acontece sem o seu saber, tudo tem uma razão.

3 – A humildade é uma força

Sabendo estes dois passos anteriores, reconhece o que sabes e o que te falta saber. Mantém-te humilde em todas as situações. Isso dará força. Se alguém te acusar, não é a arrogância que cai em ti mas sim a experiência que responderá.

4 – Nunca trabalhar as relações dos outros

Sobre o amor, as relações, nunca intervir. Não sabemos o que é melhor para outros. Muitas vezes nem para nós, quanto mais para os outros. É presunção assumir que tal caminho será melhor. Quem está nas relações deve assumir a sua responsabilidade e consciência. Os outros podem ajudar num processo de cura mas não tomar decisões por eles.

5 – Há sempre dois lados de uma moeda e o caminho do meio

Temos sempre dois lados. O Bem e o Mal. O Positivo e o Negativo. Mas há o caminho do meio, difícil de ser percorrido mas necessário. Conhecer os dois lados traz-nos sabedoria para o caminho do meio.

6 – Escolhe o teu objectivo de vida, escolhe o lado a que pertences

Compreendendo os dois lados, devemos escolher o nosso «lado». Qual é o teu objectivo de vida, o que vais dar à vida, pela vida que te dá?

7 – Sobre a vida e a morte, apenas Deus sabe

É presunção achar que se sabe tudo sobre a vida e a morte. Quando alguém vive ou quando alguém morre. Essa presunção, traz-nos ruína mais cedo ou mais tarde pois acaba por ser uma manipulação sobre os outros. Novamente, a humildade.

8 – Escolhe bem o carro que tens

Podes comprar um carro fraquinho mas se fizeres subidas inclinadas, gastas muito mais combustível e esforças mais o carro. Por vezes a sabedoria vem por outras palavras.

9 – Tudo tem o seu tempo

O meu avô não me ensinou tudo de uma só vez. Dava-me uma migalha e eu tinha que trabalhar. Depois, podia aprender mais. Tudo tem o seu tempo, não aquele que queremos mas o que precisamos.

Então, ser Mestre é assim. É não ter títulos ou se os tem não precisar de os usar, é ser e viver. É viver a vida como todos vivemos mas com sabedoria e inteligência. É partilhar e dar. O meu avô ensinou muitas mais coisas, durante o mesmo tempo que o Mestre Usui ensinou. Um dia partilho um pouco mais.

avo
_/|\_

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

3 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.