Ser Terapeuta de Reiki 7 passos para iniciares o teu percurso

A energia actua de uma forma muito simples e muitas vezes eficiente, tão eficiente que o mais novo praticante, ao ver os resultados, pode cair na tentação de se auto-indicar como terapeuta de Reiki, colocando as suas mãos como serviço, muitas vezes pago. Na prática de Reiki não devíamos viver numa postura de competitividade ou na procura de respostas, soluções e cursos rápidos. A facilidade com que hoje se tira um curso de Reiki, muitas vezes os três níveis num só mês não é a resposta mais certa para uma disciplina, arte, que pretende alcançar a cura do próprio ou de alguém, se tal for possível. Mais ainda, se o praticante considerar que Reiki é uma prática «espiritual» e como tal dependente da sua própria consciência e elevação, encontra mais uma razão para crescer com o tempo, tratar-se e entender a complexidade e simplicidade humana, antes de a tentar curar. A saúde não é propriamente uma brincadeira ou algo com que possamos ser levianos. Se o somos para connosco, é um questão «só» nossa mas quando vamos mexer com a saúde, ou falta dela, nos outros, então as coisas têm que ser feitas com um profundo respeito, sabedoria e conhecimento. Começa por observar o poema «Aprender», do Imperador Meiji, antes de avançares com uma resolução precipitada.

Aprender
Devias saber
A partir da forma
Como as crianças aprendem,
Quanto mais praticas
Melhores resultados alcanças
~ Imperador Meiji

Como iniciares o percurso para Terapeuta de Reiki

Ao longo de sete passos vamos observar a profundidade da transformação no praticante de Reiki e como desenvolver os princípios e a arte para se tornar um terapeuta. Acima de tudo, sente a alegria de praticares de Reiki, de sentires a energia e a transformação em ti mesmo. Essa alegria, poderás passar aos outros. Não encares estes sete passos como rigidez ou como castigo mas sim como a partilha para o teu crescimento no caminho que te poderá trazer felicidade.

1º – 心, Kokoro, desenvolver a mente e coração

O mais importante em toda a prática é a transformação da nossa consciência. Mudar os nossos hábitos prejudiciais e autodestrutivos, despertar para outros valores, gerar paz interior e nos outros, é fundamental e tem tudo a ver com o ser terapeuta – aquele que «ministra com alegria». É limando as arestas que

Recorda-te dos preceitos que o Mestre Usui nos legou:

Ensinamentos do Usui Reiki Ryoho para a tua evolução

A arte secreta de convidar a felicidade, a medicina espiritual para muitas doenças
Só por hoje
Não te zangues
Não te preocupes
Sê grato
Sê diligente
Sê bondoso para com os outros

De manhã e à noite, senta-te com as mãos juntas e repete estas palavras alto e com o teu coração.
Para a melhoria da mente e do corpo
Método Usui de Cura Natural
O fundador, Mikao Usui

São estes preceitos, nos quais se encontram os cinco princípios, que servem como base ao nosso crescimento pessoal. Desenvolver a mente e o coração, torna-te mais harmonioso e consciente das tuas questões. Tal será muito importante pois, apesar de talvez não seres psicólogo, muitas pessoas «desabafarão» contigo os seus problemas e questões. Terás que estar equilibrado para que as tuas próprias situações de vida não interfiram na tua objectividade e tratamento. Podes ainda considerar quatro atitudes para desenvolvimento do teu coração como terapeuta de Reiki:

  1. O coração compassivo, que expressa amor por todas as coisas;
  2. O coração sincero que segue o que é correcto;
  3. O coração sintonizado, que segue a ordem natural das coisas e compreende o universo
  4. O coração dedicado, que mantém o percurso que escolheu.

No desenvolvimento do corpo e da mente, observa o poema espelho do Imperador Meiji:

O Espelho
Devo polir o meu eu
Mais e mais
Para usar o claro
E brilhante coração dos outros
Como um espelho

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. – Mikao Usui

2º – 慈悲, Jihi a compaixão e o amor incondicional no cuidado ao outro

Ao desenvolver em si o amor incondicional, o praticante de Reiki, observando os princípios, pode encontrar a sua atitude seguindo estes seis passos. Pratica o amor condicional e a compaixão em:

  1. Ti mesmo;
  2. Num bom amigo;
  3. Numa pessoa que é apenas conhecida ou da qual não tens opinião;
  4. Numa pessoa com a qual tens um relacionamento difícil;
  5. Nas quatro anteriores com a mesma igualdade;
  6. A todo o universo, a todos os seres vivos.

O cultivo e desenvolvimento da compaixão e amor incondicional, permitem-te crescer como ser humano, viver mais feliz e promover essa felicidade nos outros. Para isso, necessitas de tempo e espaço para o fazer. O teu «campo de treino» será a vida presente que tens. Não adianta quereres fugir do teu trabalho ou família pois as questões que tens nesses campos surgirão também no Reiki ou em qualquer outra coisa onde aches ter refúgio. Sobre o tempo que precisas, observa o seguinte poema.

Em geral
Mesmo um atarefado
Pode arranjar tempo
Seja para o que for
Que realmente queira
Fazer
~ Imperador Meiji

3º – 羯磨, Katsuma – a acção, a causa e efeito

Compreende que cada palavra, acção e reacção tem uma consequência. Que tudo no universo está interligado e que o que quer que faças, terá um impacto na humanidade, na natureza. Compreende a causa e a origem e assim compreenderás o efeito e a manifestação da doença, física, mental, emocional, energética, espiritual. Observa a origem da desarmonia.

Tendo consciência disto, compreende também que se te precipitares a querer tratar alguém sem para isso teres conhecimento, capacidade ou experiência, não só te colocas a ti em risco como à outra pessoa. Reiki não é colocar a saúde dos outros em risco mas sim tratá-la. Não deixes que o teu ego ou mente se apresse naquilo que precisa de tempo e vivência. Dá tempo ao tempo, compreende o mecanismo do universo e tem a coragem de assumires as tuas próprias responsabilidades. O universo confiará em ti.

Relva de verão
A relva de Verão
Representa
O mundo atarefado
Que continua a crescer
Apesar de a cortares
~ Imperador Meiji

4º – 修業, Shugyo, o treino

A capacidade de termos a mente limpa, focada, o coração predisposto, apenas dedicados ao fluxo de Reiki e à energia no seu conjunto requer treino. A Arte da Cura requer muita prática, muitas questões, desenvolvimento do byosen e o entendimento dessas percepções. Tudo isso começa em ti mesmo, com o teu autotratamento. Reiki não é para teres horas e horas de teoria mas sim horas e horas de prática e meditação. Tudo isso convém que seja acompanhado para que compreendas as situações na perspectiva do Reiki. Aprende a escutar-te pois ajudará a escutares mais os outros.

Leva a tua concentração até ao tanden. Desenvolve a percepção do teu centro de gravidade e de energia, compreende o efeito que isso tem em ti. Fará muita diferença. Neste teu treino, desenvolve estas sete características:

1 – 勇気, Yuuki – coragem, valor;
2 – 仁, Jin – humanidade, caridade, benevolência;
3 – 義, Gi – justiça, retidão, integridade;
4 – 例, Rei – etiqueta, cortesia;
5 – 誠, Makoto – sinceridade, honestidade;
6 – 忠義, Chuugi – lealdade, fidelidade, devoção;
7 – 名誉, Meiyo – honra, reputação, dignidade, prestígio.

Remédios
Em vez de comprar
Uma grande quantidade de remédios
É bem melhor
Cuidar do próprio corpo
~ Imperador Meiji

Cuidar dos outros é uma grande responsabilidade que começa primeiro por cuidar de nós mesmos.

Cuidar dos outros é uma grande responsabilidade que começa primeiro por cuidar de nós mesmos.

5º – 免許, Menkyo, o certificado, as habilitações

As tuas habilitações são importantes. Muitos praticantes começam o exercício como profissionais tendo o nível 2 de Reiki, o Okuden. Tendo uma boa preparação nos dois níveis, eles estarão capazes de realizar o seu trabalho terapêutico mas, tendo o nível 3, o Shinpiden e tendo desenvolvido em si o trabalho profundo do Reiki, conhecendo as quatro dimensões do ser humano, poderão ter um alcance mais profundo na sua prática. Não tenhas receio de demorares o teu tempo na aprendizagem e outros terem cursos mais rápidos. Lembra-te que és o rosto do Reiki para quem fizeres atendimento, isso fará toda a diferença. Medita nas palavras do Imperador Meiji.

Prática
Escolhido para ser
Um guia
Do mundo
Deve-se ter
Uma atitude correcta
~ Imperador Meiji

6º – 交換, Koukan, a troca, a reciprocidade

Na tua prática profissional chegarás ao momento de pensar. O que cobrar, quanto, mas porque? Não é fácil termos uma atitude comercial no Reiki pois é sempre algo que fazemos de coração. Mas, podes pensar que o que estás a fazer, fazes trabalhando honestamente e não estarás a cobrar por isso mas sim pelo teu tempo, pelas despesas que tens e até mesmo pelo próprio compromisso com a sua cura que a pessoa necessita ter. Quantas vezes fazemos voluntariado e não há compromisso de cura por parte do utente? Apenas vai receber a sua sessão e tudo continua na mesma. Noutros casos, felizmente, há a transformação. Pensa na troca justa, que se o estás a fazer como profissional habilitado e com qualidade, então que o teu tempo ainda mais disponível é para esse serviço. A tua intenção é tudo, como mostra o poema água do Imperador Meiji.

Água
Que pena
Apesar da fonte
Ser pura e clara
A água torna-se suja
Quando flui por um riacho poluído
~ Imperador Meiji

7º – 治療者, Chiryosha, o terapeuta de Reiki

Chegaste a terapeuta de Reiki? Então parabéns, que todos possam usufruir da tua boa prática, da alegria que tens no Reiki e na felicidade e harmonia que promoves. Continua sempre o teu trabalho como se fosse o primeiro dia, trata de ti mesmo, pede a outros que também cuidem de ti, é sempre bom. Que Reiki se expresse em ti como «a arte secreta de convidar a felicidade».

Chefe de família
A família prospera
Se o chefe da família
Está tão enraizado
Como o poste principal da casa
~ Imperador Meiji

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Maria Filomena Franco de Almeida Pessanha Isidoro

    Excelente artigo.Obrigada Joao Magalhães <3

  2. Suzana Josefina Meissner Silveira

    Gostei muito de ler este sete desenvolvimento mas gostaria de ler mais faço reiki para caridade sem cobrança , se puderes mandarme alguma coisa desde ja obrigado meu endereço rua 29 de julho n” 129 viamão RS brasil cep: 94410-310. meu email suzanameissner@gmail.com.

    ]

  3. Elisangela

    Adorei tds esses dizeres isso e bom para as pessoa q faz curso e nem te e dito cm li esse artigo.