Reiki

Os valores universais do Reiki

Quando pensamos no Reiki como filosofia de vida, com os cinco princípios compreendemos que é um método incrivelmente profundo e humano que não nos ensina apenas uma terapia mas também uma forma de estar na vida.

Procuramos sempre por soluções rápidas mas a nossa elevação da consciência não acontece de um momento, é sempre um trabalho progressivo e este acontece quando cultivamos valores. Quando transformamos que em nós é, de alguma forma, negativo em algo positivo, construtivo para todos.

Então como observar os cinco princípios como valores universais?

O Mestre Usui começava por só por hoje, a indicação que é para viveres no momento, no aqui e agora, centrado no que estás a fazer. Como no ditado zen «quando como, como. Quando durmo, durmo».

Harmonia

Só por hoje, sou calmo – Cultivar a harmonia interior, a perfeita ligação entre a mente e o coração, entre ambos e o corpo. A harmonia representa o nosso estado de paz duradoura.

Confiança

Só por hoje, confio – A confiança na humanidade, de que somos capazes de nos ultrapassar e de que vale a pena tudo para que todos estejamos bem.

Gratidão

Só por hoje, sou grato – A gratidão é a maior de todas as bênçãos. Ela alivia-nos da ansiedade, do peso da dor, da culpa. A gratidão ajuda-nos a crescer interiormente, compreendendo o que somos, como estamos, para onde vamos.

Verdade

Só por hoje, trabalho honestamente – Ter verdade mas não exigir a verdade, é um grande esforço para nós. Compreendermos que tudo muda, que o que hoje temos como verdade poderá já não o ser amanhã é uma prova de sabedoria e algo de incrível que nos ajuda a perdoar mais. Quando perdoamos compreendemos que a Verdade é maior que a verdade. Honestidade tem mesmo a ver com o nosso interior e a capacidade de comunicação connosco mesmo. Compreendendo-nos, compreendemos melhor o outros. Não exigimos tanto.

Bondade

Só por hoje, sou bondoso – A bondade, que maior virtude pode vir dela quando é genuína? Bondade nada tem a ver com piedismo, bondade é de quem está de igual para igual, que dá sem esperar em troca. É a lição do Amor Incondicional.

Os valores universais do Reiki só mostram que esta prática está além de crenças ou religiões, que é uma prática que está assente no desenvolvimento da pessoa. E essa sim é que tem crenças e religiões. Estes valores universais ajudam-nos a ter um outro entendimento sobre a nossa humanidade e a saber ser mais humanos para com os outros. Vale a pena praticar Reiki.

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui
Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. – Mikao Usui

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.