Artigos,  Nível 1 Shoden,  Reiki

O autotratamento Reiki e como o fazer de forma criativa e nada aborrecida

Nem todos os praticantes conseguem ser «metódicos» com o seu autotratamento Reiki ou conseguem disponibilizar o tempo suficiente e a predisposição para o fazer. Isso é muito natural e podemos encontrar várias razões para tal. O mais importante que há na prática é tu descobrires o que Reiki significa para ti e o que podes fazer com ele. É uma viagem acompanhada pelo teu Mestre, pelos teus colegas mas muito vivida por ti mesmo.

O autotratamento Reiki

A prática de autotratamento é muito valiosa para qualquer praticante de Reiki. Ela tem muitos efeitos positivos em nós, tais como: Descoberta do nosso interior; Desenvolvimento da percepção da energia; Harmonia e equilíbrio nos vários corpos; É um acto de bondade para connosco que nos faz desenvolver a autoestima e o amor próprio. Quando sentires dificuldade em fazer o autotratamento Reiki observa as seguintes possibilidades que te poderão estimular e compreender a razão de não fazeres:

Descobre porque não consegues fazer o autotratamento

Tu, melhor que ninguém, tens a resposta sobre não conseguires fazer o autotratamento mas, nem sempre é fácil escutarmos a voz interior ou perceber o que realmente se passa. Então faz a ti mesmo as seguintes questões e observa as tuas respostas:

  • Tenho dificuldade em sentir a energia nas mãos?
  • Tenho dificuldade em sentir a energia no corpo em cada posição?
  • Se ficas impaciente ao fazer a prática, isso acontece em que momento? Como surge essa impaciência?
  • O que esperas do Reiki?

Encontra gosto e prazer no que fazes

Vive a tua prática com alegria. Se considerares o autotratamento como obrigação, estarás sempre a desejar o final dos 21 dias de autotratamento quando na realidade o autotratamento é algo que devia durar e durar, sendo aplicado sempre que necessário. Pensa no que Reiki é realmente para ti e no que a capacidade de te tratares representa. Dá valor ao teu «trabalho honesto».

Observa os resultados da tua aplicação

O simples acto de colocares as mãos numa parte e aí deixares fluir energia, que maravilha representa? É incrível teres a capacidade e vontade de deixar que a Energia Universal flua para ti! Então observa o que acontece com o mais simples acto. Avalia as tuas experiências e não pares apenas nas posições base, desenvolve a tua percepção ao experimentares tocar ou colocar as mãos ligeiramente afastadas. Experimenta aplicar Reiki nos braços e nas pernas. Sente o byosen em todo o teu corpo e não apenas nos chacras.

Partilha com amigos as tuas experiências

Costumas falar com os teus colegas de curso sobre as tuas experiências? Verás que é muito gratificante. Encara a partilha como sendo uma expressão do que sentes e do que vais vivendo e observa também a partilha do teu colega como a sua experiência pessoal. Vais ver que farão as mesmas coisas, de forma semelhante mas com muitas diferenças por vezes no sentir e na forma como interpretam esse sentir. A partilha de experiências com pessoas do mesmo nível, do mesmo curso, são um estímulo à tua prática. Podes fazer o mesmo com praticantes de outros níveis ou de outros mestres mas lembra-te que as aprendizagens e experiências são sempre diferentes.

Comunica as dificuldades

Se sentes dificuldades em fazer o autotratamento Reiki, comunicaste o mesmo ao teu mestre, de imediato? Tens ido aos workshops para praticar?

A comunicação é mesmo muito importante e o teu mestre de Reiki poderá auxiliar-te a encontrar respostas e técnicas para desenvolveres esse teu trabalho. Não fiques com receio de ser «julgado» ou de alguém considerar que não és capaz de «fazer». Reiki é para todos mas para cada pessoa é diferente e é importante que aceites essa diferença. Uns podem sentir as mãos quentes mas outros podem sentir uma almofada de energia ou mesmo frio. Tudo isso é energia e só poderás fazer a prática verdadeiramente descansado quando tiveres confiança em ti mesmo. Lembra-te do segundo princípio de Reiki.

Sê criativo

Porque não adicionas uma reflexão com os cinco princípios ao teu autotratamento?

  • Coloca as mãos em gassho no chacra cardíaco e diz «Só por hoje»
  • Passa para o chacra raiz e diz «Só por hoje, sou calmo»
  • Chacra esplénico e diz «Só por hoje, confio»
  • Chacra do plexo solar e diz «Só por hoje, sou grato»
  • Chacra laríngeo e diz «Só por hoje, trabalho honestamente»
  • Chacra da terceira visão e diz «Só por hoje, sou bondoso»
  • Sente como toda a energia flui do chacra da coroa para todo o corpo e agradece.

Vive Reiki

Em cada autotratamento, experimenta escolher um poema do imperador Meiji. São 125, dão-te imensas ferramentas para reflexão e desenvolvimento pessoal. Aplica Reiki em todos os momentos da tua vida. Ao veres televisão, ao lavares a loiça, ao estares no trabalho, ao brincares ou fazeres os trabalhos com os filhos. Faz do autotratamento e dos princípios, uma expressão da vida e descobre porque Reiki é «A Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

 

Mapa A3 de autotratamento Reiki
Mapa A3 de autotratamento Reiki

2015 ano de cuidar de quem cuida v

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.