João Magalhães, autor de O Grande Livro do Reiki: “A principal inspiração é sempre o Mestre Usui”

Em 2015, O Mestre de Reiki João Magalhães, fundador e presidente da Associação Portuguesa de Reiki, abraça o desafio de lançar o seu segundo livro, “O Grande Livro do Reiki – Manual Prático e Atualizado sobre a Arte de Cura”, uma obra completa que resulta de anos de pesquisa e de experiência na prática e partilha do Reiki.

Nesta entrevista, o autor fala-nos sobre o que podemos esperar deste novo livro, que se destina a praticantes e não praticantes, para uma visão mais esclarecida do Reiki, em toda a sua dimensão.

1. O que o inspirou a escrever “O Grande Livro do Reiki”?

O Grande Livro do Reiki tinha como título «A Arte Secreta de Convidar a Felicidade» e esse mote do Mestre Usui, presente nos Gainen, os preceitos, é que me fez todo o sentido.

Reiki é todo um caminho e é o que pretendo partilhar no livro. A grande inspiração é sempre o Mestre Usui.

Pouco ou nada consigo fazer sem observar os seus ensinamentos, por isso é que Reiki e o Mestre Usui são tão importantes para mim. Tenho um longo caminho de aprendizagem pela frente.

2. O que é que este manual prático traz de novo?

Acima de tudo é isso mesmo, prático. Quero incitar o praticante a olhar para o Reiki de outra forma, a ter várias perspetivas que o podem incentivar a praticar ainda mais, ou ainda a considerar o Reiki mais do que apenas pôr as mãos.

Além das preparações desde o nível 1 ao 3B, tem também listas para avaliação de como está a sua prática e ainda um apoio aos Mestres de Reiki para as suas aulas. Dá uma perspetiva sobre a profissionalização na prática e informações úteis como os códigos CAE, que precisamos ter.

No final do livro, estão ainda programas para trazeres o Reiki para a tua vida. Dicas práticas, práticas para serem feitas ao longo do tempo, tudo para que alcances a elevação da consciência e, acima de tudo, a felicidade de praticar.

3. A obra acompanha todos os passos da progressão no Reiki, mesmo desde antes de se ser praticante. Sente que havia uma lacuna de informação a esse nível?

Não propriamente uma lacuna, pois a informação existia e temos autores incríveis a escrever em português ou mesmo estrangeiros já traduzidos.

De facto, o livro apresenta alguns contextos que ajudam a compreender, enquadrar e desmistificar o Reiki.

Todo este livro representa a experiência de muitas questões que me colocam ao longo dos anos, portanto, tem um impacto real, quer nas questões, quer nas respostas.

4. Que aspetos mais marcantes da sua experiência com o Reiki estão refletidos no “Grande Livro do Reiki”?

Muito o papel da desmistificação e da ética mas, acima de tudo, a filosofia de vida. É o que acho de incrível no Reiki, este crescer… O constante lembrar – sê calmo; confia… É fabuloso vivermos neste processo de observador.

Corrigir as minhas falhas não é fácil mas é um trabalho diário, é por isso que tanto acredito no Reiki. É o que tento passar no livro, sobre a Arte Secreta de Convidar a Felicidade.

5. O que falta ainda compreender e esclarecer sobre o Reiki, em Portugal?

Ainda há um caminho vastíssimo a percorrer. Cada vez mais vejo que o maior problema da humanidade é a capacidade de comunicar. Escutar e falar.

Muitas vezes, para-se logo na primeira frase porque apenas tem lá algo que nos estimula uma emoção, sem criarmos o distanciamento necessário para observar e escutar. Como diz a parábola zen, precisamos esvaziar a nossa taça, ou seja, os nossos preconceitos.

Mas acredito que tudo se realizará a seu tempo, é por isso mesmo que precisamos de continuar a divulgar o Reiki; a mostrá-lo nas ações de voluntariado, junto de quem mais precisa; a capacitar os praticantes e Mestres; a mostrar a sua importância como terapia complementar e a responsabilidade que isso acarreta.

6. Esta é a sua obra mais recente, após, em 2014, ter lançado o livro “Reiki – Elevação da Consciência”. Como tem sido a experiência de incursão na escrita?

Não me considero mesmo um escritor, não tenho capacidade para escrever ou descrever corretamente o que sinto ou penso. Tento sim, partilhar. Então, a Elevação da Consciência e O Grande Livro do Reiki são partilhas.

É por isso que trato o leitor por tu, porque todos estamos ao mesmo nível e Reiki não pede distinções, mas sim vivência. Então, tenho mesmo que pedir a quem me leia que me desculpe, não consigo mesmo ser muito descritivo ou ter frases grandiosas mas espero que todos se divirtam e tenham muita felicidade com Reiki.

Outro aspeto que também gosto de realçar é que cada praticante deve seguir o que o seu Mestre lhe ensinou.

Se lê o que escrevo, pode questionar-me sobre isso, mas de forma alguma direi que um Mestre ensinou mal ou ensinou pouco. Cada um tem a sua perspetiva e vivência e tudo isso faz parte deste caminho.

7. Dedica o “Grande Livro do Reiki”, em primeiro lugar, a Mikao Usui. Qual é, para si, o maior legado do criador do “Usui Reiki Ryoho”?

O maior legado do Mestre é «A Arte Secreta de Convidar a Felicidade». Só esta frase já diz tudo sobre Reiki – a constante prática, que nos faz desenvolver a arte; secreta porque é interior; convidar a felicidade porque é o que acontece quando praticamos os princípios que nos legou nos preceitos.

Não há palavras para agradecer o que o Reiki fez por mim e por tantas pessoas. Por isso, temos mesmo que o partilhar. Quando fazemos, estamos a honrar os ensinamentos do Mestre Usui.

O Reiki tem que desenvolver, tem que crescer mais, mas não nos devemos esquecer do fundamental, das suas origens, é isso que o faz ser Reiki.

8. Estão previstos alguns eventos de apresentação nos próximos dias. Onde e quando os leitores poderão contactar consigo, e saber mais sobre este livro?

Estarei na Feira do Livro, dia 30 de maio às 17h00 e depois na FNAC do Mar Shopping no dia 11 de junho às 19h00.

Estou sempre disponível para vos responder às questões que tenham sobre o livro ou sobre a prática de Reiki. Tenho toda a alegria em vos encontrar em breve e ao longo do ano irei fazer mais workshops gratuitos sobre muito do que se fala no livro.

Entrevista por: Reiki Studio Porto

Reiki Studio Porto Logo Grande

Categorias de Artigos
Recebe a newsletter

Newsletter

Comments
All comments.
Comments

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Ludymilla

    Sou reikiana e gostaria muito de poder adquirir este livro. Como fazer? Onde adquiro aquí no Brasil.
    Grata.

    Ludymilla Ribeiro

  2. Silvio Pereira da Silva

    Meu nome é silvio é descobri este livro assistido á série punho de ferro, e quando no episódio 10 é mencionado à respeito do Reiki, fi-quei com um místico, de curiosidade!!! É resolvir pesquisar á respeito? É até onde lir, é uma prática muito fantástica, para à vida.