O Mestre Hayashi e a sua filha estiveram cinco meses no Havai, entre 1937 e 1938. Ao longo deste tempo, Chujiro Hayashi deu palestras, cursos e tratamentos, juntamente com Hawayo Takata. No final da sua visita, fez um discurso de despedida na rádio KGMB, em Honolulu, em agradecimento a todo o acolhimento e também a indicar a Mestre Takata como a representante do Usui Reiki Ryoho no Havai e Estados Unidos. Este discurso, mais uma partilha de James Deacon, permite-nos aprofundar várias perspectivas sobre a história do Reiki. É curioso como, apesar de Hayashi ter o seu próprio centro e chamar Hayashi Reiki Ryoho Kenkyukai, colocou o método original em relevo – Usui Reiki Ryoho. É também muito interessante o facto de falar na «arte do Reiki Ryoho», novamente, reforçando o conceito de método de cura, assim como de «arte». No seu discurso, encontramos que o método funciona através de uma força, um poder, chamado Reiki. O mesmo tipo de citação encontramos no Reiki Ryoho no Shiori. Desenvolvendo muito a percepção de que Reiki é um poder, é uma capacidade que traz força, o que do ponto de vista oriental está correcto. É a capacitação, empoderamento da pessoa.

Nas notas deste artigo vemos também como o Mestre Hayashi levou Hawayo Takata a comprometer-se a um ano de estágio na sua clínica, estando presente diariamente. Ou seja, os cursos eram facilitados em cinco dias, cada um com o seu trabalho próprio mas a prática não parava aí, continuava num processo contínuo e ao longo do tempo.

Chujiro Hayashi, na sua visita ao Havai

Chujiro Hayashi, na sua visita ao Havai

Transcrição do discurso de despedida de Chujiro Hayashi – Fevereiro 1938

[Copyright © 2015 James Deacon; Tradução portuguesa – João Magalhães]

Chujiro Hayashi e a sua filha Kiyoe chegaram a Honolulu no M.S. Chichibu Maru, no sábdo dia 2 de Outubro de 1937. Enquanto não previam ficar muito tempo, na realidade a sua estadia prolongou-se por cinco meses, voltando ao Japão, possivelmente, a 22 de Fevereiro de 1938 no Tatsuta Maru. A visita do Mestre Hayashi foi com o propósito de promover a arte do Reiki Ryoho e tal tinha sido previamente publicitado. Ele e Hawayo Takata, apresentaram uma série de palestras e demonstrações para promover a arte da cura com Reiki. Em paralelo, o Mestre Hayashi introduziu Hawayo Takata como a Mestre de referência, no Havai.

No livro “Living Reiki: Takata’s Techings”, Fran Brown conta como antes da família Hayashi partir do havai, realizaram um grande banquete em honra de Chujiro Hayashi, no qual participaram muitas das pessoas que foi conhecendo ao longo daqueles cinco meses. No banquete «pediram para que discursasse e assim tomou a oportunidade para descrever todas as coisas boas que encontrou lá e as boas pessoas que conheceu…» «… No dia seguinte, o Dr. Hayashi e o gerente do hotel foram à estação de rádio e anunciaram que Takata era a Mestre de Reiki para esta área…»

Apesar de Fran Brown não mencionar no seu livro, sabemos que a estação de rádio em questão, estava em Honolulu e tinha o nome de KGMB. O anúncio foi emitido no Domingo de manhã, no dia 20 de Fevereiro de 1938. A seguinte transcrição do anúncio foi impressa no jornal Hawaii Hochi, no dia da partida da família Hayashi – Terça-feira, 22 de Fevereiro de 1938.

 

discurso de despedida do mestre hayashi

Tradução do inglês, com anotações.

Eu estou profundamente grato a todos pela vossa bondade – Emissão de despedida do sr. Hayashi.

O seguinte texto é a despedida do sr. Hayashi, do Usui Reiki Ryoho, antes do seu regresso a casa. Emissão no domingo de manhã na KGMB

Como apresentado, eu sou Chujiro Hayashi do Usui Reiki Ryoho. Permaneci nesta cidade desde Outubro e agora regresso ao meu país no dia 22, no Tatsuta Maru, então, desejo dizer algumas palavras de despedida.

O Reiki Ryoho funciona através de uma força2 chamada Reiki que flui naturalmente através do corpo humano. Não requer qualquer equipamento ou treino difícil e trabalha para curar doenças e tratar a disposição, não apenas para nós, é claro, mas também para os outros. Tudo o que é necessário é participar num curso de cinco ou seis dias, três horas por dia e aqueles que participarem ficarão maravilhados como os efeitos são evidentes. Qualquer um, desde a idade dos doze ou treze anos, homem ou mulher, sem distinção, pode facilmente fazê-lo.

Existem já 350 membros nas ilhas do Havai. Entre eles estão pessoas que não falam japonês – caucasianos, havaianos e chineses mas, todos compreenderam e estão satisfeitos por poderem tratar uma série de doenças.

É verdadeiramente lamentável que não possa ter partilhado o prazer com a ilha do Havai3 e Maui.

Existem cerca de 5000 membros no Japão mas existem apenas 13 que eu recomendo como sendo reconhecidos e qualificado para realizar a iniciação nesta terapia. A srª Takata, desta cidade, é uma delas. A srª Takata é a única professora em todo o Havai e Estados Unidos. Não há outro. Qualquer um que queira receber a iniciação, ou que esteja a sofrer de doença, por favor, consulte a srª Takata ou o sr Bunki Aoyama, o gerente dos tratamentos, no Nuuanu Street Globe Hotel. A srª Takata é uma residente de segunda geração, nascida em Kauai. No inverno, três anos atrás, ela veio à minha clínica em Tóquio e diligentemente treinou neste método, aproximandamente meio ano. Em Julho, dois anos atrás, ela regressou a Kauai e começou a tratar e a iniciar. Associaram-se mais de 50 pessoas.

Subitamente, em Julho do ano passado, visitou-me em casa e encorajou-me a viajar para o Havai. Cheguei a Honolulu com a minha filha no dia 2 de Outubro. No dia 4 fomos de ferry para Kauai e encontramos membros lá. Desejo agradecer-lhes pela calorosa e amigável receção. Regressamos a esta cidade mais tarde, em Outubro e em resposta aos pedidos de pessoas interessadas, demos 14 cursos8. Em cada um apareceu um número maior de participantes. Todos compreenderam muito bem. Trataram-se facilmente e aos seus parentes de doenças e estão gratos pelas bênçãos da boa saúde. Eu permaneci inesperadamente mais tempo nesta cidade e muita gente que desejava treinar comigo aguarda-me no Japão, então, no dia depois de amanhã, dia 22, deixarei este lugar memorável e regressarei a casa.

Durante a minha visita, estive realmente feliz por ter recebido tão calorosas boas vindas de todos os membros e em tempo algum desta viagem me senti só. Os longos cinco meses foram passados como se fossem apenas um único dia. Eu agradeço a todos, profundamente, pela sua sinceridade e afeto. Tem sido um prazer. Nunca nos esqueceremos.

Para terminar, eu desejo que todos tenham saúde e felicidade.

Até breve a todos, adeus.

Notas

1 Fran Brown foi a 7ª Mestre de Reiki iniciada pela Mestre Takata. Durante muitos anos o livro de Fran foi a única fonte, comummente disponível para a comunidade de Reiki, que deu detalhes sobre a visita dos Hayashi ao Havai.

2 Vale a pena enfatizar que a palavra usada no jornal japonês é 力 Ryoku (que se pronuncia Chikara) – representa mais “força” ou “poder” do que a esperada “energia”.

3 A ilha é comummente chamada de Grande Ilha.

4 Um manifesto de embarque mostra que Hawayo Takata, acompanhada pela sua filha Alice, partiram de Honolulu para Yokohama, a bordo do Asama Maru no dia 8 de Outubro de 1935

5 Na página 28 do livro de Fran Brown «Living Reiki: Takata’s Teachings» ela conta como «… Takata teve permissão para aprender Reiki… depois de ter o seu compromisso de se manter no Japão e trabalhar na clínica de Reiki todos os dias durante 1 ano.» Há também a referência de um ano de estágio na página 30 do livro.

6 Registos mostra que Hawayo Takata partiu de Yokohama no Taiyo Maru a 2 de Junho de 1936.

7 No livro de Fran, na mesma página da referência à emissão de rádio, ela indica que antes de partir do Japão, para o Havai, o Mestre Hayashi iniciou a sua esposa e a Mestre Takata como Mestres de Reiki. Foi amplamente assumido que as iniciações tiveram lugar no tempo mesmo antes da visita de Hayashi. Isto é, durante a viagem de Takata, em 1937, ao Japão, como mencionado no artigo. No entanto, o Mestre Hayashi diz que em 1936 a Mestre Takata regressou a Kauai para tratar e iniciar. (Ele realmente usa o termo que muitos praticantes estão familiarizados – Denju). Isto sugere que a sintonização de Takata como Mestre teve lugar antes do seu regresso ao Havai, após completar o estágio na clínica de Hayashi em 1936. De facto, alguns dos períodos e datas indicados por Fran no seu livro e partilhados por ela pessoalmente ao longo dos anos, são divergentes daqueles que se têm tornado evidentes, além de outros que são históricos e têm-se tornado conhecidos. Possivelmente nunca saberemos realmente quais as datas que possam ter sido ou por falta de lembrança da Mestre Takata ou de Fran Brown.

8 Como o Mestre Hayashi indica, os alunos da Mestre Takata foram mais de 50 (algures no tempo antes da sua visita ao Japão em Julho de 1937) e também anteriormente mencionado por ele, «existem já 350 membros nas ilhas do Havai» o que sugere que pelo menos 300 pessoas receberam iniciações de Reiki como resultado dos 14 cursos de formação que eles deram.

James Deacon