Nível 1 Shoden,  Reiki,  Técnicas de Reiki,  Tratamentos de Reiki

Como Fumio Ogawa fazia autotratamento Reiki

Fumio Ogawa tinha 84 anos quando escreveu a sua colectânea de pensamentos «Todos podem fazer/emanar Reiki». Ele recebeu os seus ensinamentos de Reiki, directamente do seu pai Kozo Ogawa, aluno de Iichi Taketomi e amigo de Mikao Usui. No seu livro, tem perspectivas muito interessantes sobre o Reiki e a forma como o sente, inclusive a partilha de como realiza o seu autotratamento.

Primeiro trato a cabeça. Se a dor é na cabeça, trato a área afectada primeiro. Ao colocar a mão na zona afectada, sinto sempre o byosen. Depois, coloco as mãos nos pulmões. Depois levo até ao coração, estômago, umbigo e tanden. Então, coloco a mão direita no ombro esquerdo. Deslizo a mão pelo peito até à anca direita. Faço o mesmo com a mão esquerda, em direcção à anca esquerda. Para as pernas, desde a bacia até aos pés. Para os braços, faço passar a mão oposta até à ponta dos dedos. Faço cada movimento 10 vezes. Depois, se tinha alguma dor que me preocupava mais, tratava esse sítio em particular. Dependendo do dia, de como sentia o byosen num determinado local, ou não sentia nada, fazia o meu tratamento durante 20 minutos. Sempre me tratei continuamente mas comecei a sentir mais energia, notavelmente, quando comecei a fazer Seiza gassho.

Fumio Ogawa
Fumio Ogawa

Ogawa inicia na cabeça, tal como o Mestre Usui indicava mas já percorria as partes do tronco e abdómen, como o Mestre Hayashi mostrava nas suas sete posições. A limpeza era algo de muito importante, para poder libertar, descarregar a energia mais densa. Fazia uma espécie de Banho Seco mas repetia o movimento 10 vezes e acrescentava as pernas o que até faz sentido. As pernas, como canal de descarregamento da energia, por vezes acumulam uma grande pressão e intensidade de energia densa, por isso, além do enraizamento podemos sempre fazer este tipo de técnica. Após a limpeza é que procedia a um tratamento mais específico. Ou seja, equilibrava-se energeticamente, limpava-se e só depois ia à questão e ao efeito. É de notar o relevo que ele dá ao byosen. Realmente devemos prestar muita atenção ao que sentimos de fluxo energético em nós mesmos, através das mãos. Para finalizar, Fumio Ogawa fala sobre a prática de Seiza gassho, ou seja, sentar-se, com a bacia em cima dos pés, tendo as mãos em gassho. Muito possivelmente praticava, ao mesmo tempo, o Kenyoku ho, para revitalizar e reciclar a sua energia, uma prática que deve ser feita durante 15 minutos.

O autotratamento Reiki é uma prática muito importante para o nosso equilíbrio e deve ser realizado sempre que necessário, não só como tratamento mas também profilaxia. O desenvolvimento do byose e a prática do Reiji Ho, aliado aos princípios e à reflexão dos poemas, enriquecem a nossa forma de estar como praticantes e seres humanos.

 

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.