Budismo,  Inspirador,  Reiki

A mudança de vida no Reiki – fugir ou permanecer?

A prática de Reiki leva-nos a uma mudança de consciência, quer na forma de observar, sentir ou de viver. Ao mudarmos a mente e o coração, compreendemos que muito do que eram os nossos padrões e crenças sociais, não fazem mais sentido. Porque correr tanto para alcançar um objectivo? Porque o desgaste de mil actividades, sem haver um proveito real? Porque viver a ansiar pelo tempo futuro sem viver o presente?

Estas questões por vezes fazem-nos ter uma postura na vida que mais nos apetece é estar recolhidos ou longe de todos. Esta postura deve ser encarada apenas como um momento de reenquadramento, não como um pedido de fuga e alienação.

Screenshot_32

O professor Fumio Masutani tem uma perspectiva muito interessante sobre o nosso comportamento na vida presente. Observa os seus valores mas não te apegues só ao tema religioso:

Como é dito no Hokku-kyda, uma vida religiosa é viver sem maldade no meio de pessoas com maldade, é viver sem dor entre pessoas com dor e é viver sem avareza no meio de pessoas avaras. Um homem que se queixa da sua vida e deixa tudo para os outros ou para o seu meio, é como levar uma vida sem aspirações. Eu sou da opinião que um homem deve ter uma vida que valha a pena viver; ou seja, ele deve viver uma vida de aspiração  através da religião. O Budismo não é uma religião que vem de fora mas uma religião onde cada um pode criar luz em si mesmo. Se um homem reconhece a necessidade de percorrer semelhante vida, ele deve ser encarado como um Budista.

Saindo do enquadramento religioso ou das crenças, há sabedoria na atitude de criar uma vida que valha a pena viver. Saber estar no meio dos problemas, da dor e de todas as situações que tanto nos afectam. Ralph Waldo Emerson escreveu sobre a «Confiança audaz», de uma forma brilhante:

Um homem está seguro e tranquilo quando coloca todo o coração no seu trabalho ou outra actividade e faz o seu melhor de acordo consigo próprio; mas o que ele diz ou faz de outra maneira, não lhe dará nenhuma paz. É uma entrega que não rende nada. Na tentativa o seu génio abandona-o; nenhuma musa o ajuda; nenhuma invenção, nenhuma esperança. Confia em ti próprio: todo o coração vibra a essa corda de ferro.

Então, praticante de Reiki, não queiras abandonar de imediato a tua vida, o teu presente, os locais que te custam. De alguma forma, aí está uma aprendizagem. Se a cumprires, sem dúvida que encontras mais fortaleza em ti e felicidade. Se não cumprires, a vida estará sempre a mostrar-te essa situação para que a consigas resolver. Não entendas isto como um «castigo» por sabe-se lá o que mas sim como a forma que a vida tem de te mostrar um caminho para seres feliz. Confia em ti e no que és capaz, compreende a vida.

Dedica-te com afinco à tua própria construção, mantém a esperança na humanidade, começando por ti mesmo. Promove a felicidade, a alegria, não te feches sobre ti mesmo e ajuda a criar um mundo melhor, plantando as boas sementes no coração e na mente, para que elas floresçam e possam ser partilhadas com os outros.

A tua mudança de consciência é algo de incrível. Vai demonstrando essa tua nova forma de encarar a vida aos teus amigos e familiares. Não queiras mudar o mundo ou esperar pela aceitação dos outros. Tudo leva o seu tempo, encara-o com serenidade (só por hoje, sou calmo). Abraça a surpresa dos outros ou mesmo a sua crítica com um sorriso de compreensão (só por hoje, sou bondoso). Demonstra pelos teus actos que realmente vale a pena o que estás a viver e agradece por essa experiência (só por hoje, trabalho honestamente). Realiza-te, fazendo o que é bom para ti e para todos (só por hoje, confio). Sê verdadeiro contigo mesmo e com o universo!!!

Recita os cinco princípios, vive-os, partilha-os.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

  • Luana Martins

    Quando o reiki chegou na minha vida,posso dizer q eu era uma pessoa perdida e q se arrastava para o fundo do poço. Vivia mergulhada em magoas,raiva,confiava em todo mundo e isso estava acabando comigo,estava de uma forma onde nem eu mesmo mais me suportava. Tudo pra mim era briga,eu viva em conflito comigo e com todos,nao tinha força pra lutar pelas coisas que eu queria na vida,e culpava a vida pelas dificuldades q eu passava,era uma pessoa extremamente negativa,deixava de fazer as coisas pq ja colocava na minha cabeça q nao daria certo,e quando eu fazia,advinha,realmente nao dava.Mais eu queria mudar,eu queria ser diferente,porem nao sabia como,foi ai q uma prima minha me presenteou,isso mesmo,foi ela quem pagou meu curso todo de reiki. Meu despertar ,digamos q foi em certa parte tranquilo,tirando o fato do meu corpo ter sofrido um pouco,ja q eu continuava agressiva e nervosa demais,mais eu passei a sentir quando eu estava entrando em desequilíbrio,entao passei a me policiar mais,me controlar para que a mudança em minha vida acontecesse,e como digo foi como se uma venda tivesse sido tirada dos meus olhos,passei a enxergar a vida e as pessoas com mais clareza e por isso optei por me afastar de pessoas que me faziam mal. Mais posso dizer q o nivel dois foi o mais dificil,minha transformação foi longa e dolorosa,ja na saida do curso dois tive uma briga feia com meu marido,fiquei trastornada tomada pela raiva e odio,ao ponto de minha mestre me enviar reiki a distancia e me apagar completamente pq ela estava com medo do q eu era capaz de fazer,e agradeço a ela e ao universo todos os dias pela atitude dela,pois quando acordei estava mais calma,e pude perceber o quanto eu me descontrolo facil,e que minha transformação para ser a pessoa q eu queria nao seria assim tao facil. Havia muitos traumas a serem curados e esquecidos,muitas magoas guardadas com afinco dentro do meu coraçao,eu nao sabia perdoar nem aos outros e nem a mim mesma. Passei a me cuidar mais,me auto aplicava para que eu conseguisse tuda a mudança interior q eu queria,e dia a dia fui vendo tudo aquilo q eu queria deixar para tras,ficar realmente para tras,e no dia do meu Mestrado,caiu em fim a ultima pessoa q eu nao conseguia perdoar verdadeiramente,a ultima magoa saiu de meu coraçao,durante a meditaçao me vi realmente perdoando verdadeiramente aquele q mais tinha e feito sofrer,sentia minha alma,mente e coraçao agora em harmonia completa leve como uma pluma. O nivel 3 tambe me mostrou q sou capaz de fazer oq eu quiser, mais me ensinou a escolher minhas batalhas e ver que minha vida é fruto das Minhas escolhas,e nao culpa de ninguem alem de mim ! Meu mestrado foi dividido em N-3 A e N 3B,e quando cheguei no 3B eu ja me via,e me sentia outra pessoa havia aprendido e conseguido mudar aquilo q eu queria em minha vida,havia aprendido a me controlar,aprendido a amar incondicionalmente,a me doar e ver o proximo como um irmao.
    Hoje ja fazem 2 anos q me tornei uma Reikiana master,mais pra mi a vida ainda é uma eterna transformação,uma eterna busca do meu eu melhor por um mundo melhor,em minha vida o reiki só fez o bem a mim e aqueles que me rodeiam,hoje posso dizer q ate no pouco sou feliz e grata,ate nas dificuldades eu agradeço e consigo ver o lado bom das coisas ruins. Lembro q logo que me tornei uma Treapeuta de reiki,uma chuva muito forte com muitos ventos destelhou minha casa.logico q no primeiro minuto onde olhei minha casa com parte de tudo q quera meu destruidos,o desespero bateu,mais quando olhei para mesa onde ficavam minhas apostilas de reiki,onde eu estudava ( que por sinal ficava na parte da casa onde tudo foi destruido) olhei e pensei: Minhas apostilas eu perdi tudo ! Mais quando cheguei perto para meu espanto,embora a mesa estivesse alagada,nao me pergunte como,minhas apostilas estavam completamente secas,eu nao havia perdido nenhuma delas,nem uma filha se quer foi afetada pela agua,naquele momento eu me acalmei,e passei a agradecer pq nao havia ninguem em casa,ninguem havia se ferido,meu filho nao havia visto a destruiçao da casa dele,naquele momento percebi q o mais importante estava bem e a salvo,eram as vidas minhas,do meu marido e do meu filho! Então me enchi de forças,agradeci ao universo,ao meus orixas,a deus pelo livramento! Lembro bem q no dia segunte alguem me perguntou,onde estava os meus orixas,e as forças do universo q eu tanto falo,q deixaram q aquilo acontecesses comigo. lembro q sorri e respondi : ELES ESTAVAM ACOMPANHANDO A MIM,MEU FILHO E MEU MARIDO,ELES NOS TIRARAM DE CASA PARA Q NINGUEM SE MACHUCASSE COM OS PEDAÇOS DE TELHAS Q SE QUEBRARAM,ELES PROTEGERA OQ ERA REALMENTE ESSENCIAL PARA NÓS,AS NOSSAS VIDAS!
    O universo foi tao perfeito,q 1 mes e pouco depois saiu um dinheiro q meu marido estava esperando a anos,conseguimos pagar todo o telhado novo da casa q haviamos parcelado,pagamos a vista,e recolocamos todos os moveis q havíamos perdido!

    Hoje agradeço todos os dias ao Universo, a deus,aos meus orixas por terem posto o reiki na minha vida,pois hoje vivo feliz e em harmonia comigo mesma !

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.