Reiki

Trabalhar com Reiki – uma aprendizagem em Kamakura

Kamakura foi um dos lugares mais marcantes para mim, na viagem que fizemos ao Japão. O memorial do Mestre Usui em Tóquio e o Monte Kurama em Quioto, ressoaram com naturalidade pela gratidão que senti por poder estar um pouco mais perto, fisicamente, dos locais onde o Mestre Usui esteve mas, grandes lições surgiram-me neste local, que foi outrora também uma capital Imperial.

Perto do final da viagem de combóio, senti uma grande energia em mim e nas mãos, quando reparei, estavamos a entrar em Kamakura. Esta energia veio com uma grande alegria. Algo infantil mas também algo de reconhecimento, maravilha e muito agradecimento. O percurso até ao templo de Daibutso (O Grande Buda), o nosso propósito de visita a Kamakura, foi feito com muita paz interior e felicidade.

O templo Kotoku-in fica numa área arborizada, dentro da vila, com uma energia incrível. O templo é protegido à entrada pelos Nio e ao entrar pelo portão, vemos a figura do Daibutso (O Grande Buda). Para mim, foi um momento de grande profundidade, daqueles que pouco conseguimos descrever. Sentir a energia no local foi muito especial e meditar sobre vários temas da vida, trouxe-me uma profunda reflexão, pela simplicidade das respostas. Uma das questões que coloquei à energia especial deste lugar foi, como trabalhar com Reiki?

Trabalhar com Reiki uma reflexão com o Daibutsu

Numa simples meditação de mente vazia e coração predisposto, surgiram-me as seguintes indicações, sobre como trabalhar com Reiki:

  • trabalhar com progresso;
  • trabalhar com honestidade;
  • trabalhar com reverência;
  • trabalhar com saúde;
  • trabalhar com alegria.

Foi enorme a minha alegria ao apontar este pequeno texto e ao reflectir sobre o mesmo.

daibutsu 2
Daibutsu em Kamakura, no Templo Kotoku-in.

 

Trabalhar com progresso

De forma alguma podemos ficar cristalizados em determinado momento de aprendizagem. A nossa mente e coração devem crescer e na prática de Reiki, não há excepção. Aprender mais, trabalhar constante e arduamente, encontrar o que faz sentido, pensando no progresso e no que é bom para todos. Com isto, não perder os valores do Reiki nem os ensinamentos fundamentais. Trabalhar com progresso ajuda-nos a compreender o «só por hoje, sou calmo».

Trabalhar com honestidade

A honestidade deve estar presente em todos os instantes. A nossa verdade interior deve ir ao encontro da verdade universal e o trabalho deve encontrar a honestidade, cumprindo os objectivos propostos não apenas com um sentido de realização pessoal mas também de realização universal e humana. «Só por hoje, trabalho honestamente».

Trabalhar com reverência

Reverência é respeito e todo o trabalho, não importa qual, deve ser feito com respeito, integridade e valor. Mesmo a mais pequena das nossas tarefas, se for encarada como importante e valiosa, terá uma outra energia. A energia da entrega é importante e a reverência ajuda-nos também a praticar «só por hoje, confio».

Trabalhar com saúde

Reiki implica, em primeiro lugar, a saúde do corpo e da mente. A nossa e depois a dos outros. Esta é uma responsabilidade que temos de assumir. Devo cuidar de mim de muitas formas, devo ser rigoroso com a minha forma de estar e na observação da harmonia e saúde. Estando eu bem, posso dedicar-me a cuidar dos outros, neste momento presente. Trabalhar com saúde permite-me encontrar «só por hoje, sou bondoso».

Trabalhar com alegria

Quando pensamos em trabalho, muitas vezes pesa-nos o esforço que isso representa. Trabalhar arduamente, é um pensamento e uma acção que ainda nos pode custar mais. Como então trabalhar com alegria? Esta reflexão vem na interiorização de todas as outras quatro. Quando se compreende e valoriza o que se faz, mesmo no trabalho árduo, encontramos alegria interior por o fazer. Esta alegria traz-nos a gratidão por podermos realizar e assim construirmos coisas melhores para todos. Trabalhar com alegria fala-nos de «só por hoje, sou grato».

kamakura joão magalhães
Daibutsu – Kamakura

 

O trabalho é necessário e ele não nos vem gratuitamente. Tudo implica uma relação, um empenho, com valores por trás. Tudo deve ser feito de forma a podermos realizar algo de bom para todos. Agradeço imenso pela energia e oportunidade de reflexão com o Daibutso. Muitas lições de valor ficaram gravadas em mim, para serem postas em prática.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/