Os ensinamentos estritos do Mestre Usui no Manual de Terapia Reiki

No Manual da Terapia Reiki, da Usui Reiki Ryoho Gakkai, temos um capítulo sobre os ensinamentos estritos, rigorosos, do Mestre Usui. Para observar estes ensinamentos, corretamente, tens que compreender que eles foram escritos por japoneses para japoneses e que a sua cultura é muito diferente da nossa. As montanhas, os rios, tudo é sagrado. O Xintoísmo e o Budismo fundem-se na cultura e estão enraizados assim como para nós está o cristianismo, mesmo que não sejamos cristãos. Esvazia a tua taça do saber e escuta estes ensinamentos com simplicidade.

Uma das mais estritas regras que ele nos ensinou é que o teu espírito é um pequeno universo e que deve estar sempre unido com o poder espiritual de todo o universo, como um todo. Noutras palavras, tu confias no universo (Deus) e o universo confia em ti. Mais ainda, se tu mantiveres esta verdade em ti, dependendo do teu nível de treino, podes tornar-te parte de todo o universo e ter um ilimitado e definitivo poder, que é o que os humanos deviam ser em primeiro lugar.

Neste ensinamento, percebemos que fazemos parte de um todo. Que o nosso papel na vida é incrível e que devemos ter confiança. Quanto mais nos entregamos ao universo, não com irresponsabilidade mas sim com sabedoria, mais ele se entrega a nós. Os ensinamentos continuam com:

Aqui está um velho poema.

Kumo wa harete nochino hikari to omounayo
Motoyori sorani ariake no tsuki

Literalmente significa: Não esperes que a luz brilhe só porque as nuvens desapareceram. A luz da lua também tem brilhado desde o início. Isto implica que também temos uma luz como esta lua (Deus) em nós mesmos, desde o início. Também se pensa que a verdade do universo faz os humanos mais maduros.

Thomas Carlyle disse uma vez que é uma pena os que vivem sem conhecerem as suas capacidades. E disse que só os que conhecem o poder da verdade conseguem florescer fortes, genuínos e graciosos.

Ao aplicar esta ideia à terapia Reiki, podemos compreender que se o todo da natureza nos diz que esta terapia tem um grande poder de cura, então porque não usar quando é necessário? É uma grande pena não saber como usá-la.

Tantas vezes procuramos fora o que temos dentro e desesperamos porque não encontramos. Neste ensinamento vemos que tão importante é a Luz exterior como a interior. Descobrir-nos interiormente torna-nos sábios e capazes.

Como o exemplo em um dos episódios:

“Chojakyushi” no Sutra do Lótus: não usar esta terapia é como se estivesses apenas a olhar para uma caixa cheia de jóias que é dada aos teus pais, antepassados e Deus porque tu simplesmente não sabes como a abrir. A nós, como membros, é-nos dado o método para ter tal maravilhosa energia espiritual, pelo Mestre Usui, então vamos aproveitar esta oportunidade e fazer uso dela para a nossa saúde (física/mental), para todas as pessoas e para o mundo.

No último ensinamento rigoroso, o Mestre Usui adverte-nos que saber sem praticar, aplicar, é como desperdiçar o maior de todos os tesouros. Aplica o que sabes, em primeiro lugar para ti e depois para os outros. Quanto mais praticares, mais vais sentir, compreender e saber. Irás descobrir-te de outras formas, assim como descobrirás os outros.

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui
Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. – Mikao Usui

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.