O que é o Reiki

Reiki é uma energia universal, que está em todo o lado com uma frequência abrangente, curadora e vital. É a energia da criação, que anima todas as coisas vivas. Usar Reiki para outra finalidade que não seja o propósito de bem-estar, cura, vitalidade, não é usar a energia Reiki mas qualquer outra vibração. O Reiki apenas funciona quando a pessoa tem a vontade de doar incondicionalmente, daí ser uma energia dependente do chacra cardíaco do praticante. Sem amor incondicional e capacidade de doar, o Reiki não funciona, nem para autotratamento nem para aplicação a outros. Trata o homem como um todo, auxilia o processo de autocura do próprio corpo, relaxa os músculos, alivia pequenas dores, auxilia no relaxamento mental e proporciona um bem-estar prolongado.

Os cinco princípios de Reiki
Os cinco princípios de Reiki – Só por hoje, sou calmo; Confio; Sou grato; Trabalho honestamente; Sou bondoso.

Como funciona o Reiki

Considera-se que o Reiki está numa determinada frequência de energia. Ao seres iniciado estás a sintonizar-te como recetor e emissor da Energia Universal, tens uma ligação direta à fonte desta energia, os teus canais energéticos estão abertos, desbloqueados, alargados e com o trabalho diário serão aprimorados. Com isto não quero dizer que estejas imediatamente preparado para receber e para enviar energia, pois há que trabalhar com o autotratamento e meditar nas alterações que vão acontecendo nos nossos variados corpos (físico, mental, emocional e espiritual). Principalmente, é importante nunca esquecer a prática dos princípios.
Para compreenderes o que é o Reiki, tens de compreender que tudo é energia. O Reiki é uma energia universal que não se esgota, mesmo tratando os outros; estando a energia a passar por nós, estamos a tratar-nos. Podemos dizer que é sempre uma ação benéfica para todos. A sua aplicação é bastante extensa: em crianças, em adultos, nos animais e nas plantas, no ar, no planeta, nas nossas vontades e sonhos.
O Reiki não tem limites, apenas aqueles que estabelecermos, no entanto, para que tudo seja sempre feito pelo bem supremo de cada um. Praticar Reiki exige o desenvolvimento da consciência e a prática do
amor incondicional. Esta forma de amor é a que dá sem esperar retribuição, que não olha para caras nem corações mas para a necessidade de um bem maior.

O significado do Reiki

Na sua sabedoria, o Mestre Usui deu o nome do Reiki à energia que sentiu no topo da sua cabeça, no final do retiro no Monte Kurama. Em japonês, pode traduzir-se literalmente Reiki como Energia Espiritual ou Energia Universal. Mas o kanji, ou seja o ideograma Reiki, tem uma sabedoria mais profunda que nos leva a compreender melhor o que é esta prática e filosofia de vida.
O Reiki surge da junção de dois kanji, Rei e Ki, o que nos faz refletir que não pode haver Rei sem Ki, nem Ki sem Rei — espírito sem matéria, matéria sem espírito; Energia do Céu sem Energia da Terra, Energia da Terra sem Energia do Céu. Tudo deve estar em harmonia.
O kanji Rei 靈 é composto por 24 passos. O seu significado literal é espírito, alma, fantasma, Universo, algo vindo de cima. O radical é 雨, que significa chuva. Para melhor se explicar este kanji podemos criar
uma história muito simples. Observando o kanji encontramos muito significado em cada um dos seus traços. Um agricultor ao ver a sua terra tão seca clama ao Céu, aos Kami, para que chova. Este, ao derramar a sua bênção sobre a terra, faz o agricultor dançar de alegria. Vale a pena refletires sobre este kanji, pois ele explica muito do que é o Reiki — pedimos coisas boas que nos tragam fertilidade, felicidade, e ao recebermos ficamos alegres e gratos.
O kanji Ki 氣 é composto por 10 passos. O seu significado literal é vapor, ar, atmosfera, espírito (o arroz a ser cozido representa a energia).
O radical deste kanji é 气, que representa espírito, vapor. Pensa no comboio a vapor, no que o fazia mover. Quando guardamos energia temos muita força para continuar em frente. O Reiki permite-nos conservar e renovar a energia vital.

Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. - Mikao Usui
Em primeiro lugar temos que curar o nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. – Mikao Usui

Podes encontrar uma descrição mais profunda no «O Grande Livro do Reiki»

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.