Depois de Reiki – Elevação da Consciência, quero estar contigo n’«O Grande Livro do Reiki», o percurso para a Arte Secreta de Convidar a Felicidade. Digo estar contigo porque este é um percurso que fazemos e faremos sempre par a par. Tentar escrever este livro, trouxe-me cinco valiosas lições. São estas lições pessoais que quero partilhar contigo.

O Grande Livro do Reiki – as cinco lições pessoais

1ª lição – Só por hoje, sou calmo

Tudo tem o seu tempo. Este livro representa a revisão dos manuais, dos conceitos, das aprendizagens que fiz ao longo do tempo. Pensei de que forma podia ajudar quem quer aprender Reiki, quem esteja a praticar e quem queira ensinar. Foram estas as três linhas guias para o livro. Muitos textos foram sendo escritos ao longo do tempo, outros foram feitos mesmo em cima do tempo de revisão e aí tenho a agradecer à Susana Fontoura pela paciência e apoio. Aprendi que devemos sentir o tempo certo e não forçar as coisas. Tudo acaba por ter um sentido.

2ª lição – Só por hoje, confio

Disponibilizar para todos a minha perspectiva sobre o Reiki, o ensino e a prática, foi com um grande sentido de responsabilidade. Em todos os momentos pensei, e ainda penso, «estarei a ser presunçoso?», «será a melhor mensagem?», «será bom para todos?» De facto, »só por hoje, confio», e espero que seja bom para todos, com simplicidade e sem presunção. É uma partilha de experiências, não um conjunto de dogmas. Confiei também muito no trabalho da edição deste livro pois a maior parte deste trabalho foi mesmo feito pela Editora, na revisão, no estilo, no aspecto. Entreguei e sei que foi feito de mente e coração, para que esteja bom para todos.

3ª lição – Só por hoje, sou grato

Sempre grato, em primeiro lugar ao Mestre Usui. Depois a todos vocês que me ensinam tanto, que me enviam tantas mensagens com questões que me ajudam a crescer e a partilhar convosco. A minha gratidão profunda também aos meus queridos alunos e a todos os que tornaram possível este livro. Sempre ao apoio da Sílvia e às dificuldades que se apresentaram das mais diversas formas, que tanto me fizeram sorrir e crescer.

4ª lição – Só por hoje, trabalho honestamente

Trabalho honesta e arduamente. Tudo é feito com trabalho e desengane-se quem pensa que estar no Reiki é ter uma vida desafogada e bastante longe de todas as questões de qualquer outra via. Muitas coisas foram retiradas deste livro, ou por não serem ainda do seu tempo, ou por não estarem dentro das três linhas orientadoras. Todo o livro está pleno de partes práticas pois acredito que o Reiki não pode ser só teoria, temos que praticar, praticar, praticar. Confesso que o título «O Grande Livro do Reiki» ainda me deixa um pouco esmagado e na minha forma de ser é algo pelo qual só posso dizer – que te seja útil, que te ajude no teu caminho para a felicidade.

5ª lição – Só por hoje, sou bondoso

Neste momento e em todos os momentos, que o Grande Livro do Reiki possa ser um companheiro de valor para a tua jornada no Reiki. Encara-o com simplicidade, assim como o Reiki é simples e se tiveres questões sobre o livro, está à vontade para as esclareceres comigo. A quinta lição que aprendi com este livro veio mesmo da reacção à publicação dele. Para uns foi de uma genuína e imensa alegria, para outros difícil de digerir, o que me faz sempre lembrar, «como posso ser mais bondoso e fazer o melhor para todos?». Tudo são experiências e a vida traz-nos um caminho incrível que merece ser vivido, sem dúvida que com bondade. Peço-te também que sejas bondoso com a tua prática, não desistas e reflecte nos cinco princípios para que estes te tragam uma vida mais plena e pacífica.

A todos agradeço imenso pelas lições aprendidas e pelas tantas ainda a aprender. Que o Reiki nos possa sempre guiar em serenidade e muita paz. Por favor, encara este livro com simplicidade, é uma mera partilha de experiências.

O Grande Livro do Reiki - João Magalhães, Ed. Nascente

O Grande Livro do Reiki – João Magalhães, Ed. Nascente