Reiki,  Tratamentos de Reiki

Reiki para problemas musculares

O músculo é um orgão extremamente complexo que tem duas funções principais – a locomoção, ou seja, o nosso movimento e a expressão, uma acção, realização das ideias que temos, que podem ser o falar, o escrever, etc… Podemos usar o Reiki para problemas musculares tendo em conta que a energia ajuda a regular todo o nosso sistema físico.

O estudo dos músculos é algo de muito complexo, assim como compreender o que acontece desde que há um estímulo eléctrico, à reacção química, ao cálcio que é usado, até que finalmente a acção é realizada. Todo este processo é inconsciente e muito imediato. Ao observar esta complexidade, percebermos que usar Reiki para problemas musculares não pode só envolver o tratamento local da dor, ou seja, o efeito da questão. Precisamos realizar um trabalho em todo o corpo, além de compreender outros aspectos que poderão ser muito importantes, como a mente e a gestão das emoções. Muitos pensamentos ou dificuldade na gestão emocional pode levar a tenção e esta pode expressar-se de formas simples ou muito graves, no nossos sistema muscular. Assim, para tratar um «simples» problema muscular, teremos também que trabalhar todos os nossos corpos, é por isso que Reiki tem uma perspectiva holística e é uma prática energética.

O tratamento de um problema muscular, mesmo que simples, envolve um grande trabalho com Reiki, observando e cuidando os corpos físico, mental e emocional.
O tratamento de um problema muscular, mesmo que simples, envolve um grande trabalho com Reiki, observando e cuidando os corpos físico, mental e emocional.

O tratamento Reiki para problemas musculares

Começa por fazer uma entrevista completa ao teu receptor, compreendendo o que se passa com ele no campo mental e emocional. Tenta compreender de que forma as suas questões de vida possam estar a influenciá-lo muscularmente. Leva-o a identificar claramente toda a área afectada no corpo, a expressar o que sente e como, mesmo criando associações a formas, pesos, ou ausências (para o caso de atrofia muscular). Desta forma poderás depois trabalhar a intenção e o fluxo da energia. Faz também a avaliação de uma escala de dor, será benéfico para perceberes o antes e depois.

Pratica o byosen por todo o corpo, para que sintas as áreas que estejam com défice de energia. Lembra-te do texto inicial sobre os músculos e como até o cálcio intervem neste processo. Nas áreas afectadas, compreende o que a energia te pede e usa a tua criatividade para cumprir o tratamento. O byosen irá ajudar-te a compreender a situação, por isso mantém a tua mente limpa e sem expectativas.

Faz sempre um tratamento completo e incide mais nas zonas que te surgiram como necessárias tratar. Caso seja necessário e o saibas fazer, realiza uma massagem ao teu receptor, antes da sessão de Reiki, para ajudar ao relaxamento muscular e a uma maior absorção da energia. Tradicionalmente, o Reiki tem aplicações de relaxamento muscular mas essas foram-se perdendo ao longo do tempo, passando a ser apenas a técnicas de colocação de mãos. A Mestre Takata usava também a massagem. No entanto, não te esqueças que a tua especialidade é o Reiki e se necessário, remete a pessoa para um profissional. Também sobre a ética, para questões musculares não é preciso pedir à pessoa para se despir, a não ser que sejas também massagista ou profissional nessa área de saúde corporal.

Ao longo do tratamento, deixa fluir a energia, tendo em atenção a situações como espasmos, que podem representar desbloqueios ou picos que poderão representar inflamações. Tem sempre atenção se a pessoa está confortável e se a energia não a incomoda, no caso de inflamações (quente com quente pode ser incomodativo, apesar de estar a tratar).

No final da sessão, fala com o teu receptor e tenta compreender as suas sensações e como está. Avalia a sua escala de dor e o que poderá estar a faltar para que ele fique bem.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.