Cristais

O que fazer com um cristal partido

Se o teu cristal se partiu, não te preocupes, tudo se resolve. O mais importante é mesmo aquilo que tu sentes e talvez possas também compreender um pouco o que se passou com o cristal para que ele se partisse.

Um cristal partido não é algo de incomum ou que só possa acontecer por causa de energia. Os cristais têm formações próprias e nelas podem conter micro rupturas que com o tempo vão debilitando mais a sua estrutura. Os minerais sofrem as pressões atmosféricas, sofrem com o calor e o frio e claro, com as energias que os rodeiam. É por isso que cada vez mais devemos olhar os cristais não como «ferramentas» mas como companheiros de viagem terapêutica.

Quando tens um cristal partido tenta perceber o que possa ter acontecido. Sente a sua energia, meditando com ele, observa a sua forma e as partes partidas. Fala com ele. Se nunca o usaste noutra pessoa, lembra-te da intenção para a qual o usavas ou o local onde ele estava. Se não tens qualquer tipo de indicação então, não te preocupes, apenas se partiu. Não precisamos exagerar à procura de explicações.

Há tempos adquiri um cristal biterminado que estava partido, dentro da caixa. Da primeira vez que o vi fiquei com aquela sensação de… «podia trabalhar comigo para…» mas não liguei e fui-me embora. Quando voltei à loja, ele lá continuava e regressou comigo para casa, para trabalharmos em conjunto. Hoje, são dois cristais que têm uma função muito concreta de unir pontos, unir situações mas isto, apenas porque foi o que senti e o que resultou da nossa comunicação.

Pensa, então, o que farás com o teu cristal partido? Repara que de certa forma é como se por um lado se mantivesse o mesmo só que com outra forma diferente, que propriedades ele te transmite agora?

Se consideras que o cristal se partiu de alguma forma relacionada com o tratamento para o qual utilizavas, então tens que perceber a energia que estava a ser trabalhada. Por vezes pode haver uma grande libertação de energia densa e ela pode partir um cristal, estragar electrodomésticos, causar dores no corpo, entre muitas outras reacções.

Em qualquer uma das situações que se tenha partido o cristal, volta a limpá-lo e volta a meditar com ele.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

21 comentários

  • Filomena Maria Caetano docente

    João sou-te muito grata pela doação incondicional do teu saber sem tabus,sem medos,sem rótulos e…para o bem comum de todos nós.
    Do coração com a maior gratidão e…um abração.
    Filomena Maria Caetano

  • Catarina martins

    Adquiri um cristal , ametista e fiz um colar com ele e mais uma pedra , carneola e utilizei os dois juntos no mesmo colar , mas ainda não os tinha purificado nem meditado com eles , decidi então colocá-los junto com a natureza e no dia a seguir voltar a busca lo , reparei que o colar estava largo o que não devia de acontecer e acabei a tirar a ametista que por acaso caiu no chão e partiu se , algum significado para isto ter acontecido?

    • João Magalhães

      olá Catarina, fizeste muito bem em ter colocado na natureza pois é o melhor local para recarregar ou “purificar” os cristais.
      Muito possivelmente a humidade pode ter alterado o colar.
      Sobre a ametista ter caído, por vezes há objetos que parece saltarem da mão pelo potencial “eléctrico” que têm, parece mesmo que não os conseguimos segurar. Poderá ter sido por isso, por qualquer razão, ou apenas caiu naturalmente.
      Se quiseres guarda à mesma a ametista, apesar de partido é um cristal à mesma e terá a sua energia.
      Tudo de bom
      João

    • Ana rita

      Tinha uma taça de selenite com alguns cristais por cima, passado algumas semanas quando agarrei nela partiu-se na minha mão. Tem algum significado? O que posso fazer com ela? Obrigada!

      • João Magalhães

        Olá Ana Rita
        a Selenite é muito frágil em termos de estrutura e vai-se gastando ao longo do tempo, até mesmo a humidade pode afectá-la muito, por isso, por um lado físico, isso pode acontecer, não tem nada de mal, por outro, o desgaste com a energia também pode trazer essa mesma fragilidade. Se juntarmos os dois aspectos, talvez se possa compreender o que possa ter acontecido.
        Mas não te preocupes que é normal o desgaste ao longo do tempo.

  • Ana

    Boa tarde, tinha um colar com um pendente de quartzo rosa, deixei-o cair e partiu-se. Posso colá-lo? É melhor deitar fora? Como o faço?

    • João Magalhães

      Olá Ana,
      pensa sempre primeiro o que sentes em relação ao cristal partido. Mesmo partido, não deixa de ser cristal, porque também ele foi partido da sua matriz.
      Por exemplo, os japoneses têm a arte de colar cerâmica – kintsugi. A peça não é mais a mesma, mas a sua cola evidente transforma-a numa nova peça, com uma nova beleza. Sem dúvida que o teu pendente não perdeu o seu valor sentimental e energético, tenta sentir o que queres fazer com ele.

  • Marlene Camara

    Tem pouco tempo que comprei uma selenita em forma de taça, de modo a que limpasse alguns cristais que tinha em casa. Está partiu-se ao meio. Fiquei com a parte maior. Posso continuar a por as pedras em cima da selenita?
    Um cristal partido deve ser posto no lixo?
    🙏✨

    • João Magalhães

      Olá Marlene, podes continuar a usar sim. Devido à constituição da selenite é muito natural partir-se. Um cristal partido não precisa ir para o lixo, na verdade, todos os cristais são partidos da sua matriz ou do conjunto. Muito obrigado!!

  • Sandra

    Boa tarde, o meu quartzo rutiloide, rutilo, vinha com uma pequena deformação à superfície. Em menos de um mês, essa deformação aumentou, parece uma pequena lasca querendo se soltar da superfície. Deverei devolvê-lo à natureza e comprar outro? Obrigada.

    • João Magalhães

      Olá Sandra
      não é necessário, é apenas um processo natural do próprio cristal no seu crescimento. Sente se tens afinidade com ele para trabalhares em “parceria”, caso não tenhas, ele pode continuar contigo à mesma e aí sim, compras outro. Essa “lasca” pode ser um sinal de crescimento, um outro cristal que irá surgir.

  • Sandra Figueira

    Comprei uma turmalina negra para fazer um porta chaves para um amigo. Limpei-a na terra e energizei-a sob a luz da Lua Cheia, ainda não o tinha programado. a pedra esteve uma semana na comoda do meu quarto, no dia em que estava a fazer a peça, peguei na pedra para testar o tamanho e ela abriu ao meio. na altura senti um aperto no peito, fiquei nervosa e um pouco perturbada pela eventual razão da quebra, ter-me-ia protegido de algo, teria sido a minha energia densa daquele dia a danifica-lo, seria sensato entregar uma pedra assim a outra pessoa?
    …mas o único sentimento do qual tinha certeza e tenho ainda é de que, ele é muito especial e não desejo deitá-lo á natureza. Devo desfazer-me dele, ficar com ele e comprar outro para a pessoa em questão, ou poderei dar-lho, uma vez que foi escolhido de entre tantos, e senti-o especial para ele?
    Se se tiver partido para proteger-me de algo naquele momento, terá perdido o seu poder de proteção por isso?

    • João Magalhães

      Olá Sandra
      sim, por vezes os cristais partem-se com a densidade da energia, é como se a diferença entre o “frio” (limpo) e o “quente” (denso) alterassem as propriedades físicas do cristal (o que realmente pode acontecer).
      No entanto, o cristal partido continua a ser um cristal. Aquela turmalina que tinhas foi também partida de um cristal maior.
      Por isso, podes voltar a limpá-la, colocando na terra durante algum tempo e depois volta a sentir a sua energia. Assim podes voltar a usar os pedaços novos que tens.

  • Elisette

    Gostaria se saber se podemos partir um cristal propositadamente para lhe dar o tamanho ( mais pequeno) que necessitamos? Em 2 ou 3 partes? E se sim qual a ferramenta que podemos usar. Obrigada

    • João Magalhães

      Olá Elisabete, por princípio sim pois é o que fazem habitualmente os que mineram os cristais, mas talvez o melhor seja ir mesmo a uma loja de cristais saber se têm uma máquina de corte que poderá ser melhor.
      Verifica se isso será positivo para a energia de grupo que todo o conjunto de cristal que existe neste momento com aquela forma.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.