O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

A vida de Mikao Usui segundo a Reiki Ryoho Gakkai – uma introdução do Reiki Ryoho no Shiori

Em finais de 2014, recebi o manual em japonês, intitulado Reiki Ryoho no Shiori, que é o manual da Associação fundada pelo Mestre Usui (Usui Reiki Ryoho Gakkai). Decidi agradecer este bem que me chegou às mãos, partilhando-o com todos. E assim, encomendei a tradução do japonês para inglês desta obra e estarei ao longo de Março de 2014 a fazer a sua tradução para português. Este manual deixou-me com perspectivas ainda mais profundas sobre a prática de Reiki e do que é vivenciado no Japão. Não sou um purista nem acredito que o Reiki é rígido e estático mas sim que cresce com o tempo, no entanto, nunca devemos esquecer o seu início, a sua base que são os princípios e o respeito que devemos ter pelo Mestre Usui e uns pelos outros. Neste manual encontramos também uma explicação muito interessante da vida e experiência no Reiki, do Mestre Usui. Nesta introdução, está uma explicação do que é Reiki, do seu impacto na pessoa e sociedade e ainda uma compreensão do tipo de tratamento que pode ser realizado através da Terapia Reiki. E assim partilho convosco esta tradução.

O mestre Mikao Usui (1865 – 1926) estudou arduamente e foi para fora do Japão por diversas vezes, quando era novo. Ganhou uma variedade de experiências de vida ao trabalhar como oficial, jornalista, trabalhador missionário, professor, empreendedor, entre outros. Por ter muitas experiências dentro e fora da sociedade, ele tentou encontrar uma resposta para a questão “Qual é o sentido da vida?”. Descobriu a resposta que a felicidade suprema é “obter a paz de espírito na vida”. Desde então, ele praticou Zen durante 3 anos mas não conseguia atingir a sua resposta. Ele perguntou, então, ao seu mestre Zen o que deveria fazer. O mestre respondeu imediatamente “tenta e morre”. Debateu-se para encontrar uma resposta e decidiu ir ao Monte Kuramayama, em Quioto, e iniciou o seu jejum.

Por volta da meia noite, passadas 3 semanas, ele sentiu um forte impulso no seu corpo, como que tendo sido atingido por um relâmpago e ficou inconsciente. Acordou ao amanhecer e experimentou uma sensação incrível que nunca tinha sentido antes. Presume-se que tenha alcançado algum tipo de energia espiritual universal forte (1922). Na descida da montanha, tropeçou numa pedra, feriu-se num dedo do pé e curou-o com um toque da sua mão. Estudou este tratamento e melhorou-o, e estabeleceu um método de ensino para muitas pessoas.

Mikao Usui era altruísta, de espírito aberto e capaz de atingir a fronteira da utoconsciência rapidamente, a qualquer altura e em qualquer lugar.

Quando terminou o jejum, alcançou a sensação de um grande poder espiritual (energético) em que ambas as energias (aquela que é produzida a partir do poder do universo e a outra que é emanada do seu próprio corpo) são combinadas: O universo encontra-se no seu corpo e o seu corpo encontra-se no universo. Por outras palavras, o seu corpo e o universo tornam-se um.

O Mestre Usui pensou que devia partilhar esta experiência com muitos outros. Criou as linhas orientadoras desta Terapia Reiki, criando a associação em Abril de 1922.

Ele diz, “a Terapia Reiki não precisa de explicações difíceis. irá encontrar a verdade à sua volta. Curar doenças ao tocar com a mão não foi provado cientificamente mas, na realidade, as doenças são curadas. As pessoas diriam, “Que absurdo!” mas eu sinto pena por elas porque não se apercebem da sua ignorância.”

Ele acredita fortemente e diz “Chegará um dia em que a Terapia Reiki estará cientificamente provada. A inteligência humana só pode entender evidências com explicações.”

Na prática, através de um maior desenvolvimento de estudos como a ciência molecular, a ciência atómica e a ciência electrónica, alguns cientistas consideram a Terapia Reiki como um estudo. Alguns estudiosos estão a abordar este novo campo de energia de força vital invisível. Como resultado desta grande devoção e treino árduo, existem três grandes métodos de tratamento deixados à nossa organização (Usui Reiki Ryoho Gakkai) para zelar:

  1. Método da troca de sangue;
  2. Método da desintoxicação (tratado na zona do estômago);
  3. Método de sentir onde as radiações das doenças estão.

A nossa Terapia Reiki é única, uma descoberta maravilhosa e uma luz para aqueles que estão a sofrer e deverá ser propagada para todos no mundo, especialmente para os seres humanos. Foi em Harajuku, em Tóquio, que o mestre Usui ensinava as lições espirituais aos seus discípulos.

mikao-usui-2

Previous

Curso de Karuna nível 1 – 7 de Março

Next

Karuna e Reiki para questões emocionais e bullying na escola

3 Comments

  1. Rui Silva

    Muito Grato!

    Formulei a pergunta… e recebi a resposta no mesmo dia.
    O interesse era realmente o de saber do conteúdo de um manual com ensinamentos mais próximos dos originais.
    Muito, muito grato. Coincidência é um termo que, mais tarde ou mais cedo, terei de retirar do meu léxico.

    Um grande abraço João

  2. maria estela

    Obrigado por patilha comigo.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén