Receber uma sessão de Reiki – o que podes contar

Uma sessão de Reiki pode ser muito diferente de praticante para praticante ou terapeuta para terapeuta. Esta diferença tem mesmo a ver com a forma com que cada um aprende a prática e sente como deve aplicá-la. Reiki não tem fórmulas matemáticas e, apesar de termos um guia de cura legado pelo Mestre Mikao Usui, não podemos dizer que para uma dor de cabeça, aplicaremos determinadas posições e tal se irá resolver. Reiki tem uma perspectiva holística, abrangente, que permeia o Todo que representa a pessao. A nossa especialidade é a energia, procuramos as causas e não somente os sintomas e efeitos.

O que esperar de uma sessão de Reiki

O primeiro contacto será com o terapeuta, ou praticante. Terapeuta é aquele que exerce uma prática profissional ou tem um saber e atitude perante o percurso terapêutico que o leva a ter tal designação. Um praticante é aquele que pratica Reiki mas faz de forma ocasional a outros. Poderás encontrar o teu terapeuta ou praticante com roupa normal ou de bata. Não existe uma forma de vestir natural nem cores que sejam de padrão.

Para que o terapeuta conheça um pouco mais sobre ti, poderão preencher uma ficha de paciente. É importante que seja identificado o motivo da sessão e mais importante será que estabeleças objectivos. Mesmo que queiras apenas experimentar Reiki, estabelece o teu objectivo – paz, harmonia, o que sentires melhor.

Para realizar uma sessão de Reiki não precisas ter quaisquer tipos de crenças. Não cries é expectativa, torna-te receptivo, deixa a energia fluir em ti como se fosse um rio que lava, que limpa tudo aquilo que não queres e deixa isso sair de ti. Relaxa. A sessão poderá ser feita em cadeira ou em marquesa. Nunca precisas de tirar a roupa.

O terapeuta poderá aplicar o toque suave ou ligeiramente afastado do teu corpo, dependendo do hábito pessoal ou do que sentir. Nunca deverá é tocar nas partes que são íntimas e indica também se tens dores em alguma parte do corpo, feridas ou se estás a recuperar de alguma cirurgia. Isto porque o toque pode trazer calor e o calor poderá provocar alguma sensação em ti. O terapeuta deve indicar-te onde irá colocar as mãos, mesmo que não pouse no teu corpo.

Alguns terapeutas gostam de usar ferramentas auxiliares mas estas nada têm a ver com o Reiki, isto deve ser-te explicado com antecedência. Algumas dessas ferramentas são pêndulos para verificar o estado energético e/ou cristais para auxiliar no processo terapêutico. Poderão ainda usar aromaterapia ou até depois recomendar florais ou algo que seja também da sua especialidade mas, nota que nada disto é Reiki. Esta prática, no entanto, consegue integrar-se com todas as outras para o teu bem-estar e processo terapêutico.

Após a sessão de Reiki, provavalmente o terapeuta irá dar-te água ou aconselhar-te a hidratares-te. É importante pois a passagem de energia desidrata sempre um pouco, é algo muito visível se prestares atenção aos teus lábios. Possivelmente irão falar um pouco sobre como correu a sessão, o que sentiste e porquê.

No Reiki não há algo como, «se fizeres cinco sessões estás curado», porque não temos esse tipo de protocolos nem Reiki tem uma promessa de cura. Tudo o que se passa na sessão é confidencial e assim deve ser, seguindo o código deontológico.

Um resumo do contexto de uma sessão de Reiki

Reiki não tem uma promessa de cura, é uma terapia integrativa e complementar; Não necessitas ter qualquer tipo de pré-disposição, à excepção de quereres receber Reiki e tratares-te (é o teu compromisso terapêutico); Não deves tirar a roupa. Se forem usados acessórios terapêuticos, deve ser explicado o que são e para que.

Reiki é também mais que energia

A prática de Reiki envolve também cinco princípios. Estes são a nossa base de filosofia de vida e fazem toda a diferença. Aqui ficam para tua reflexão:

Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

Author: João Magalhães

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Mestre de Karuna, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e co-fundador do CENIF. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki» e «Reiki – Elevação da Consciência». Professor de Meditação Terapêutica Integral. Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Share This Post On

Deixe um comentário