Nível 3 - Shinpiden,  Reiki

Outros Daikomyo – as alterações na energia ou no sentido

O Daikomyo é o quarto símbolo de Reiki e representa a Grande Luz Brilhante, a ligação mais profunda entre a nossa essência e a fonte de Reiki. É um símbolo que traz grande transformação interior, espiritual. Nesta perspectiva o Daikomyo ajuda também na cura da alma e a grande tomada de consciência.

Daikomyo - Grande Luz Brilhante
Daikomyo – Grande Luz Brilhante. Símbolo original e representação escrita de Daikomyo. Este símbolo é também usado no Johrei, com o mesmo significado e importância.

Outras representações do Daikomyo

Ao longo do tempo, o Daikomyo começou a ter as suas alterações, assim como o Honshazeshonen e o Chokurei. Essas alterações fazem parte da forma particular com que cada um sente a energia e até considera como a energia pode ser diferente e pode «evoluir». Um exemplo é o Daikomyo criado por Arthur Robertson, no Reiki Tibetano, que foi amplamente divulgado pelo William Rand.

dumo
O Daikomyo tibetano, também usado no Karuna como DUMO

O seguinte exemplo de Daikomyo, é uma derivação do Tibetano, rodado à direita e muito usado no Sistema Essencial e em todos os que derivam dele. Muitos explicam este Daikomyo como sendo idêntico ao original mas tem algumas diferenças. Praticantes de ambos os sistemas notam essas diferenças mas isso não faz um símbolo melhor do que outro. Cada um tem a sua própria energia, significado e propósito. Uma questão muito curiosa é… para que serve o raio que está no final do símbolo 🙂

daikomyo essencial
O Daikomyo do Reiki Essencial

Outras derivações do Daikomyo tradicional que não correspondem à verdadeira escrita do Kanji, apesar de muito similares. Na caligrafia oriental é muito importante uma escrita correcta mas, tal não invalida os novos Daikomyo criados.

transferir (2) transferir (1)

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.