Outros Daikomyo – as alterações na energia ou no sentido

O Daikomyo é o quarto símbolo de Reiki e representa a Grande Luz Brilhante, a ligação mais profunda entre a nossa essência e a fonte de Reiki. É um símbolo que traz grande transformação interior, espiritual. Nesta perspectiva o Daikomyo ajuda também na cura da alma e a grande tomada de consciência.

Daikomyo - Grande Luz Brilhante
Daikomyo – Grande Luz Brilhante. Símbolo original e representação escrita de Daikomyo. Este símbolo é também usado no Johrei, com o mesmo significado e importância.

Outras representações do Daikomyo

Ao longo do tempo, o Daikomyo começou a ter as suas alterações, assim como o Honshazeshonen e o Chokurei. Essas alterações fazem parte da forma particular com que cada um sente a energia e até considera como a energia pode ser diferente e pode «evoluir». Um exemplo é o Daikomyo criado por Arthur Robertson, no Reiki Tibetano, que foi amplamente divulgado pelo William Rand.

dumo
O Daikomyo tibetano, também usado no Karuna como DUMO

O seguinte exemplo de Daikomyo, é uma derivação do Tibetano, rodado à direita e muito usado no Sistema Essencial e em todos os que derivam dele. Muitos explicam este Daikomyo como sendo idêntico ao original mas tem algumas diferenças. Praticantes de ambos os sistemas notam essas diferenças mas isso não faz um símbolo melhor do que outro. Cada um tem a sua própria energia, significado e propósito. Uma questão muito curiosa é… para que serve o raio que está no final do símbolo 🙂

daikomyo essencial
O Daikomyo do Reiki Essencial

Outras derivações do Daikomyo tradicional que não correspondem à verdadeira escrita do Kanji, apesar de muito similares. Na caligrafia oriental é muito importante uma escrita correcta mas, tal não invalida os novos Daikomyo criados.

transferir (2) transferir (1)

2 thoughts on “Outros Daikomyo – as alterações na energia ou no sentido”

  1. Ainda sou muito rígido em algumas coisas e fluido demais noutras…. mas Dai Ko Myo só existe um… e acho que é o primeiro Kanji. e Cho Ku Rei também poderia ser Choku Kou Rei (Fazer descer a energia) mas nesta forma “Chokurei” traduzo como Espírito Direto.

    à todos paz e bençãos! E obrigado por se empenhar em difundir o Reiki.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.