Reiki,  Tratamentos de Reiki

O autotratamento Reiki e as dificuldades que sentimos

O autotratamento Reiki é necessário para que possamos encontrar o equilíbrio energético que se reflectirá em todos os nossos corpos. Neste processo, que iniciamos logo após o primeiro nível de Reiki e que poderá ser uma prática constante, podemos encontrar vários entraves – a indisposição de praticar, as questões que nos limitam a compreensão ou até mesmo a ausência de sentir.

A indisposição de praticar

Se não sentes muita vontade praticar o teu autotratamento coloca a ti mesmo as seguintes questões:

  • Será que estou na hora de certa de fazer? O teu corpo pode não reagir bem ao horário da manhã ou da noite, depende sempre de pessoa para pessoa. Experimenta mudar de horário;
  • Praticaste os cinco princípios e estás mesmo com vontade de te tratar? Sem mudança de consciência e vontade de ser bondoso para contigo mesmo, o processo poderá ser muito complicado pois, sem vontade, pouco se faz;
  • Estás doente? Por vezes quando estamos doentes não temos vontade de praticar. Isso tem mesmo a ver com o fecho do chakra da coroa, por isso é natural. Deita-te e apenas deixa a energia fluir para o teu corpo;
  • Estás sem energia e não tens vontade de te tratar? Reiki é simples e, como o Mestre Usui dizia, não é preciso uma predisposição especial. Deita-te no sofá, coloca uma mão no chakra cardíaco e outra no plexo solar, para te ajudar a harmonizar. Caso não tenhas energia, coloca uma mão no plexo solar e outra no esplénico.

As questões que nos limitam a compreensão

Há questões que nos limitam mesmo a prática de Reiki, por isso é conveniente que coloques todas essas tuas questões ao teu Mestre. A nossa mente é «ardilosa» e quando há algo que não compreende, bloqueia. Não deixes que isso te aconteça, por isso esclarece sempre qualquer dúvida que tenhas mesmo que te pareça sem sentido ou muito básica. Acredita que não é e pode ser muito importante para a tua prática de Reiki.

Ausência de sentir

Se não sentes o Reiki a fluir, tenta praticar mais técnicas como a mente vazia, para que possas ter uma percepção mais clara e o Joshin Kokyu Ho, a técnica da respiração que te pode auxiliar a sentir como a energia flui no teu corpo. Acima de tudo, tenta compreender como sentes a energia nas tuas mãos, isso sim é importante pois cada um tem a sua maneira de sentir. Pratica em ti e nos teus colegas de Reiki pois quanto mais praticares mais percepção terás. Podes experimentar também esfregar bem as mãos antes de iniciares a prática e bater no chakra da mão, para o activar.

autotratamento de Reiki

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.