O Tao do Reiki

Descobrir, Desenvolver e Crescer com Reiki

Compreender o movimento dos chakras e da energia

Sentir os chakras e compreender o seu movimento é algo que traz sempre um desafio a qualquer praticante de Reiki. Na verdade, não precisamos mesmo saber isso, apenas precisamos sentir e compreender quando há um bloqueio mas, o saber não ocupa lugar e poderá sempre ser um auxiliar na nossa prática, desde que não fiquemos demasiado fixos nisso. Ao trabalhar com a energia temos que ser flexíveis. Deixo algumas questões e respostas sobre o sentido dos chakras e da energia.

O sentido do movimento dos chakras varia de homem para mulher?

Depende das teorias, há quem diga que sim. Eu fiz a experiência de perceber que no homem é de uma forma e na mulher na forma contrária. E que o mesmo se encontra em sentidos contrários nas costas, o que se torna mesmo confuso. Por isso apenas me limito a estabelecer um padrão – homem e mulher, frente e costas – se está positivo é horário, se está negativo é anti-horário. Assim a energia comunica comigo e responde segundo aquilo que eu «estipulei» na minha intenção.

Como saber qual o movimentos de rotação dos chakras no homem e na mulher?

Coloca uma intenção no teu byosen «quero sentir a rotação dos chakras» e depois tenta perceber como a energia faz mover a tua mão. Esta é uma forma mas torna-se sempre útil definir com antecedência como a energia flui, tal e qual como programar um pêndulo.

Os chakras podem apresentar diversos sinais ou sintomas mas quando estão a rodar no sentido inverso ao que deviam já é grave ? ou nem por isso ?

Nem por isso, apenas quer dizer que a energia está a ir para o sentido das propriedades «negativas» do chakra. É uma questão da pessoa se harmonizar, tomar consciência dos padrões que levaram a essa mudança e alterá-los. De nada serve tratar sem mudança de comportamento. Nunca se apeguem às sensações ou a diagnósticos pois o importante é perceber o que a energia quer fazer para o equilíbrio e não o «mal» que a pessoa possa estar.

Como sentir o movimento em que eles estão a rodar ? É possivel ser com as mãos ? ou poderá se utilizar um pêndulo num diagnóstico ?

Colocar a mão por cima do chakra, poderá ser mais fácil com a ponta dos dedos virados para a cabeça da pessoa, fazendo com que a mão esteja numa vertical, paralela ao corpo. É como se a mão seguisse um rio de energia, ao chegar ao chakra, esse rio vai rodar para um lado ou para o outro e a mão irá indicar tal. Podes também usar um pêndulo para verificar tal situação mas, nada melhor que as mãos. Principalmente se se estiver a fazer uma sessão de Reiki.

chakra-system

Como colocá-los a rodar novamente no sentido em que devia estar a rodar?

Se necessário, fazer uma limpeza ao chakra, esvaziando a sua energia e depois voltando a carregar com Reiki e com a cor do chakra. Podemos visualizar e mesmo colocar a mão a rodar ligeiramente no sentido horário. Um movimento suave e subtil pois devemos ter cuidado de não manipular a energia da pessoa.

Livros recomendados

  • Os chakras – Charles Leadbeater;
  • A aura e os chakras, Manual do Proprietário – Karla Mclaren;
  • Leituras de aura e tratamentos essénios – Anne Meurois.

Previous

Chokurei à esquerda ou à direita

Next

Reiki e Cristais – O lapis lazuli a intuição e Daikomyo

1 Comment

  1. Pedro Milan

    Olha , paz a todos . Eu consigo mudar o sentido de rotação dos meus chakra com muita facilidade, com um pêndulo sobre um chakra por exemplo o mesmo gira no sentido que o chakra estiver girando , basta me concentrar que o pêndulo muda o sentido de rotação de anti horário para horário ou vice versa .

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén