Nível 1 Shoden,  Reiki

Faz gassho no teu Reiki

Gassho significa mãos juntas e surge logo nos preceitos de Reiki ditados pelo Mestre Usui – «de manhã e à noite, com as mãos em gassho, recita estes princípios como a mente te recorda». Gasso é então a união do praticantes com o seu interior, com o universo e a energia.

Gassho é também um sinal de respeito e há três razões para nós, praticantes de Reiki, o fazermos:

1 – Gassho é ligação

Ao colocares as mãos juntas, estás a focar a tua atenção no contacto das tuas mãos, as emissoras da energia, com o coração. Activas  ainda mais o centro energético do coração e tornas mais desperta a tua ligação com a energia e com o universo. Mantendo a mente vazia, podes praticar a atenção plena, o acto meditativo no Reiki.

2 – Gassho é agradecimento, respeito e comunhão

Ao colocares as mãos em gassho e agradeceres, estás a enviar essa energia de volta ao Universo e a todos os que participam nesse agradecimento. Ao curvares-te fazendo gassho, estás a demonstrar respeito e igualdade perante todos, reconhecendo a importância que cada um tem no papel da vida. Quando juntas as mãos no coração, esticas os dedos verticalmente para receberes e enviares energia do e para o chakra cardíaco, quando curvas ligeiramente a cabeça em direcção às tuas mãos, estás a comungar tudo o que és, profundamente. Quando nos entregamos à prática de gassho comungamos a vida e a energia que nos percorre e permeia.

3 – Gassho é revitalização

Ao levares a tua atenção à energia que entra pelos dedos médios e desce até ao teu hara, preenchendo o teu centro vital, estás a revitalizar-te. Inspiras energia e concentras no Hara. Expiras energia e reenvias para todo o teu corpo.

Gassho é um simples gesto mas com um significado e uma aplicação profunda. É por isto que Reiki pode ser transformador na tua vida.

 

Fazer Gassho traz-te também alegria interior e exterior.
Fazer Gassho traz-te também alegria interior e exterior.

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

4 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.