Meditação

A atenção plena para condutores

Há alturas do ano em que parece que estar na estrada é um risco à vida a cada segundo que passa. Os condutores mais ansiosos e desatentos, as manobras cada vez mais perigosas e os resultados por vezes revelam-se naqueles que nada tinham a ver com essa atitude. Isto acontece por uma falta de atenção, concentração, na condução. Também podemos aplicar a atenção plena na condução e vivenciar a paz interior que trabalhamos com a meditação.

Estar em atenção plena na condução não é o mesmo que meditar a conduzir, abstraindo de toda a realidade. É, pelo contrário, estar presente na situação, como observador atento e tomar decisões conscientes. Para isso, podemos preparar-nos da seguinte forma:

  1. Antes de irmos conduzir, tomarmos consciência para onde vamos. Muitas vezes conduzimos de forma automática, como se estivessemos meio adormecidos e só ao chegar ao destino é que nos apercebemos do novo local e do tempo que passou;
  2. Colocar um desejo profundo “que a minha condução seja pacífica e que eu esteja atento no que fizer”;
  3. Focar a mente no acto de conduzir e na apreciação do momento presente. Se divagarmos por mil e um pensamentos a nossa atenção vai reduzir-se e podemos não ficar atentos a alguma situação;
  4. Sentir o contacto dos pés com o chão ou com os pedais. Ajuda-nos a enraizar, a estar no momento presente;
  5. Ao longo da condução, ir desejando aos outros condutores paz e felicidade. É a produção de pensamentos positivos para a situação.

A atenção plena na condução ajuda-nos a ser também mais cívicos, cultivando uma atitude pacífica e segura para todos. Experimenta.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Proprietário e Editor Geral da Revista Reiki & Yoga. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

2 comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.