Reiki

O significado de Reiki segundo a Mestre Takata

Num dos seus diários, enquanto aluna do Mestre Chujiro Hayashi, Hawayo Takata fez uma referência ao que era Reiki. Curiosamente, usava de forma escrita “Leiki”. Este é um extrato do diário de 10 de Dezembro de 1935.

O significado de “Leiki” (Reiki)

O significado de “Leiki”, Energia dentro de cada um, quando concentrada e aplicada a um paciente, irá curar todas as enfermidades. É a grande cura da natureza, não requer medicamentos. Ajuda em todos os aspectos da vida humana e animal. Para concentrar essa energia, deve-se purificar os pensamentos, palavras e meditar, para deixar que a “Energia” venha para fora, de dentro. Reside no fundo do nosso estômago, cerca de três dedos abaixo do umbigo. Senta-te numa posição confortável, fecha os olhos, concentra os teus pensamentos e relaxa, junta as mãos e aguarda o sinal. Com bondade e gentileza, aplica as mãos, começando pela cabeça, descendo pelo corpo depois. O paciente que está prestes a receber o tratamento, deve purificar a mente, sentir-se confortável e com o desejo de se sentir bem. Não se deve esquecer de se sentir grato. A Gratidão é a grande cura para a mente. Em todos os casos, o paciente pode ser diagnosticado apenas pelo toque da mão.” – Hawayo Takata

Takata o Tao do Reiki
Hawayo Takata – «Reiki está disponível para quem o procura.»

Considerações sobre o diário da Mestre Takata

Vários tópicos nesta entrada de diário são, hoje em dia, bastante diferentes das considerações que temos. Outros são incríveis lições para a nossa prática!!!!

Reiki é energia dentro de cada um

  • Hoje em dia consideramos sempre como sendo energia exterior. Este conceito de Takata está correcto porque Reiki permeia-nos, preenche-nos e revitaliza-nos.

Não requer medicamentos

  • A prática de Reiki é absolutamente natural, não envolve manipulação ou acção química ou mesmo homeopática. Não usamos ferramentas, acessórios.

Para concentrar essa energia, deve-se purificar os pensamentos, palavras e meditar, para deixar que a “Energia” venha para fora, de dentro.

  • Um conselho profundo e tão belo. Sem dúvida que devemos ter mente limpa, elevação da consciência e devemos meditar para que possamos encontrar união com a energia. Mente limpa, coração predisposto, assim a energia flui.

Senta-te numa posição confortável, fecha os olhos, concentra os teus pensamentos e relaxa, junta as mãos e aguarda o sinal.

Com bondade e gentileza, aplica as mãos, começando pela cabeça, descendo pelo corpo depois.

O paciente que está prestes a receber o tratamento, deve purificar a mente, sentir-se confortável e com o desejo de se sentir bem.

  • Predispor, com a mente purificada, ou seja, relaxada e focada no tratamento. Responsabilizar a pessoa pelo próprio tratamento – o desejo de se sentir bem.

Não se deve esquecer de se sentir grato. A Gratidão é a grande cura para a mente.

Em todos os casos, o paciente pode ser diagnosticado apenas pelo toque da mão.

  • Toque ou a uma ligeira distância do corpo, mantendo sempre a ética. Através deste “diagnóstico” energético, percebemos como está a energia da pessoa. Reiki tem apenas a especialidade energética. O diagnóstico não é médico.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.