Kaiji Tomita, o Reiki, a cura pelas mãos e o hatsurei-ho

Kaiji Tomita foi um aluno do Mestre Usui, por volta do ano 1925-26. A sua importância na história do Reiki tem a ver com a organização das suas aulas de Reiki e do livro Reiki To Jinjutsu – Tomita Ryu Teate Ryoho (Reiki e o trabalho humanitário – Tomita Ryu Cura pelas Mãos), escrito em 1934/35, sendo reeditado em 1999.

Após a passagem do Mestre Usui, Kaiji Tomita criou a sua própria associação, groupo, a Tomita Teate Ryohokai – Associação de Cura pelas mãos Tomita, como muitos outros alunos (Hayashi, etc…). O seu sistema de ensino consistia em quatro níveis de aprendizagem que, pensa-se ser da influência de Juusaburo Gyuda (Ushida) e Kanichi Taketomi em 1925. Cada um dos três níveis tinham um período de 10 horas de prática ao longo de cinco dias. No kaiden, a prática era realizada ao longo de 15 dias.

  1. Shoden – Primeiro Nível
  2. Chuuden – Nível intermédio
  3. Okuden – Nível Interior
  4. Kaiden- Nível do ensino
Kaiji Taketomi
Kaiji Tomita

Hatsurei-ho segundo Kaiji Tomita

Levar a atenção para o aqui e agora, sentindo a mente e o corpo como se fossem um só. Sentar em seiza (postura correcta), com os pés debaixo da bacia e as costas direitas.

Seiza – postura correcta, meditação em harmonia

Sentar na posição seiza e fazer gassho para acumular e concentrar energia Reiki que flui para o coração e deste para as mãos. Manter as mãos juntas, com braços e ombros relaxados, ligeiramente afastados do corpo, de olhos fechados.

Joshin ho (Método de Purificação Mental)

O objectivo do Joshin-ho é unificar e purificar a mente. Com a postura correta, deve-se recitar, interiormente, um poema do Imperador Meiji, sentindo a Unidade com o mesmo.

Hatsurei ho

Seguir os passos anteriores, mantendo o foco nas palmas das mãos, isso fará com que se activem. Esta activação da energia é chamada de Reiha (Onda de Reiki). Esta onda de Reiki é parecida a uma corrente eléctrica, o seu calor, energia é o que representa a energia espiritual. Mesmo que as sensações sejam inicialmente fracas, elas irão tornar-se mais fortes com o tempo e com a concentração.

Plano de cinco dias de Hatsurei-ho, segundo Tomita

Repetir todos os passos do Hatsurei ho durante cinco dias seguidos e trabalhar a concentração durante 30 minutos, aumentando progressivamente até chegar a uma hora.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.