InVISTA na Solidariedade – apoio a famílias em Fafe, Escola EB 2,3 de Arões

O CENIF Guimarães vai apoiar famílias da Escola EB 2,3 de Arões, Fafe, numa iniciativa do CENIF Social. Vamos organizar cabazes de Natal com alimentos e roupas para os jovens. Podem apadrinhar um mais jovens. Vejam as descrições nas Famílias e vejam na página de Facebook quem possa faltar apoiar. Vamos ajudar estas famílias a ter um Natal mais preenchido. Por questões de privacidade, não são usados nomes, por isso juntamos jovens em grupos de árvores 🙂 Este projecto está assente nos nossos princípios de responsabilidade empresarial social.

A árvore possui uma figuração simbólica com significados muito diversos em diferentes culturas. O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu.
A árvore também representa o carácter cíclico da evolução cósmica: vida, morte e regeneração. Nesta perspectiva, a árvore abrange três níveis do cosmo, as raízes atingem o universo subterrâneo e as profundezas, o tronco está na superfície da terra, e os galhos e as folhas alcançam o ponto mais alto, atraídos pela luz do céu.
A árvore simboliza também o crescimento de uma família ou de um povo, representa frequentemente uma genealogia, como uma árvore familiar.

Neste sentido, a cada família, foi atribuída uma espécie de árvore. Vamos ajudar estas famílias na sua evolução e crescimento.

 

 

InVISTA na Solidariedade é um projecto de Responsabilidade Empresarial Social do CENIF.
InVISTA na Solidariedade é um projecto de Responsabilidade Empresarial Social do CENIF. O nosso muito obrigado à Virgínia Ferreira, Filomena Fernandes e Catherine, por assumirem a liderança e organização deste projecto de solidariedade.

Agrupamentos de Famílias

FAMÍLIA A: A JABUTICABEIRA – A jabuticabeira, pelos frutos que produz todo o tempo, é associada à abundância, fartura, prosperidade.

Rapaz – 9 anos
Rapaz – 9 anos
Rapaz – 12 anos
Rapariga – 13 anos
Rapariga – 14 anos

FAMÍLIA B: BAMBU – O bambu simboliza equilíbrio, crescimento, força e normalmente é usado com esta intenção nos jardins ou em arranjos, quando se deseja incorporar esses aspectos na vida ou nos negócios.

Rapariga – 8 anos
Rapariga – 4 anos
Rapariga – 4 anos

FAMÍLIA C: CEREJEIRA – A cerejeira é vista como a árvore que traz amor e sabedoria.

Rapaz – 10 anos
Rapariga – 4 anos
Rapariga – 3 anos

FAMÍLIA D: PESSEGUEIRO: O pessegueiro traz a felicidade, amizade, longevidade.

Rapaz – 6 anos
Rapariga – 8 anos

FAMÍLIA E: PINHEIRO – Os pinheiros significam vida longa e fartura.

Rapariga – 6 anos

FAMÍLIA F: CARVALHO – Desde a remota antiguidade, esta árvore simboliza sabedoria, longa vida, força. Aliás, a palavra latina robur designa tanto força quanto carvalho. Os romanos faziam seu fogo sagrado junto aos carvalhos, assim como os celtas, entre eles os sacerdotes druidas.

Rapariga – 10 anos

FAMÍLIA G: ACÁCIA – simboliza a imortalidade da alma, a conduta reta, qualidade moral que se espera dos seus membros. Desde a antiguidade, a acácia é reconhecida por esse aspecto simbólico.

Rapaz – 9 anos
Rapariga – 6 anos

 

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.