CENIF

InVISTA na Solidariedade – apoio a famílias em Fafe, Escola EB 2,3 de Arões

O CENIF Guimarães vai apoiar famílias da Escola EB 2,3 de Arões, Fafe, numa iniciativa do CENIF Social. Vamos organizar cabazes de Natal com alimentos e roupas para os jovens. Podem apadrinhar um mais jovens. Vejam as descrições nas Famílias e vejam na página de Facebook quem possa faltar apoiar. Vamos ajudar estas famílias a ter um Natal mais preenchido. Por questões de privacidade, não são usados nomes, por isso juntamos jovens em grupos de árvores 🙂 Este projecto está assente nos nossos princípios de responsabilidade empresarial social.

A árvore possui uma figuração simbólica com significados muito diversos em diferentes culturas. O simbolismo mais conhecido da árvore é de símbolo da vida, representando a perpétua evolução, sempre em ascensão vertical, subindo em direção ao céu.
A árvore também representa o carácter cíclico da evolução cósmica: vida, morte e regeneração. Nesta perspectiva, a árvore abrange três níveis do cosmo, as raízes atingem o universo subterrâneo e as profundezas, o tronco está na superfície da terra, e os galhos e as folhas alcançam o ponto mais alto, atraídos pela luz do céu.
A árvore simboliza também o crescimento de uma família ou de um povo, representa frequentemente uma genealogia, como uma árvore familiar.

Neste sentido, a cada família, foi atribuída uma espécie de árvore. Vamos ajudar estas famílias na sua evolução e crescimento.

 

 

InVISTA na Solidariedade é um projecto de Responsabilidade Empresarial Social do CENIF.
InVISTA na Solidariedade é um projecto de Responsabilidade Empresarial Social do CENIF. O nosso muito obrigado à Virgínia Ferreira, Filomena Fernandes e Catherine, por assumirem a liderança e organização deste projecto de solidariedade.

Agrupamentos de Famílias

FAMÍLIA A: A JABUTICABEIRA – A jabuticabeira, pelos frutos que produz todo o tempo, é associada à abundância, fartura, prosperidade.

Rapaz – 9 anos
Rapaz – 9 anos
Rapaz – 12 anos
Rapariga – 13 anos
Rapariga – 14 anos

FAMÍLIA B: BAMBU – O bambu simboliza equilíbrio, crescimento, força e normalmente é usado com esta intenção nos jardins ou em arranjos, quando se deseja incorporar esses aspectos na vida ou nos negócios.

Rapariga – 8 anos
Rapariga – 4 anos
Rapariga – 4 anos

FAMÍLIA C: CEREJEIRA – A cerejeira é vista como a árvore que traz amor e sabedoria.

Rapaz – 10 anos
Rapariga – 4 anos
Rapariga – 3 anos

FAMÍLIA D: PESSEGUEIRO: O pessegueiro traz a felicidade, amizade, longevidade.

Rapaz – 6 anos
Rapariga – 8 anos

FAMÍLIA E: PINHEIRO – Os pinheiros significam vida longa e fartura.

Rapariga – 6 anos

FAMÍLIA F: CARVALHO – Desde a remota antiguidade, esta árvore simboliza sabedoria, longa vida, força. Aliás, a palavra latina robur designa tanto força quanto carvalho. Os romanos faziam seu fogo sagrado junto aos carvalhos, assim como os celtas, entre eles os sacerdotes druidas.

Rapariga – 10 anos

FAMÍLIA G: ACÁCIA – simboliza a imortalidade da alma, a conduta reta, qualidade moral que se espera dos seus membros. Desde a antiguidade, a acácia é reconhecida por esse aspecto simbólico.

Rapaz – 9 anos
Rapariga – 6 anos

 

 

Sou Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.