O fígado é responsável pelo planeamento das funções do organismo, através do fluxo suave e da direcção correcta do Chi (Ki), segundo a Medicina Tradicional Chinesa. É um órgão que nos pode afectar de muitas formas e sem dúvida que o tratamento do fígado com Reiki ajuda-nos a ultrapassar ou até a evitar muitas questões de saúde.

As funções do fígado são:
1) armazenar sangue – influencia a menstruação e regula o volume de sangue de acordo com a actividade ou inactividade.
2) assegurar o fluxo suave do Chi – Se a energia flui normalmente, emocionalmente a pessoa estará feliz, caso contrário poderá causar frustração, depressão, raiva: Náuseas, vómitos e acidez são as causas da sua energia estagnada, invadindo o estômago. Se afectar o baço, pode provocar diarreia.
3) controlar os tendões – pode casar espasmos musculares, câimbras, tremores, problemas de flexibilidade e extensão dos membros.
4) manifestar-se nas unhas
5) abrir-se nos olhos – Se a energia estiver abundante, então os olhos serão húmidos e vibrantes, se for deficiente, poderão ocorrer as doenças dos olhos e poderão também ficar secos e com uma sensação como se tivessem areia. Por vezes também se manifestam conjuntivites.
6) abrigar a alma etérea – É a nossa energia que influencia a capacidade de decisão de vida. Pode influenciar o sono, o medo de dormir à noite.

Tratamento do fígado com Reiki

Segundo o Mestre Usui, no Usui Reiki Ryoho Hikkei, o fígado deve ser tratado da seguinte forma:

  • Área do fígado
  • Vértebras torácicas T8, T9, T10 (que regulam a área abdominal e os seus órgãos)
Tratamento do fígado, segundo o Mestre Usui

Tratamento do fígado, segundo o Mestre Usui

 

As vértebras

As vértebras