Reiki

Reiki é para corpo e mente

A prática de Reiki é muito completa, Reiki é para corpo e mente pois aprendemos a cuidar de nós, energeticamente, assim como desenvolvemos uma maior percepção de quem somos, como somos, tendo ferramentas para a nossa transformação e elevação da consciência.

Reiki é para corpo

Dizia o Mestre Usui – “Eu gostava de lançar este método para o público para benefício de todos e esperança para a felicidade de todos. O meu Reiki Ryoho é um método original baseado no poder intuitivo do universo. Através desta capacidade, o corpo adquire saúde, aumenta a felicidade na vida e a paz da mente.” E ainda “Hoje em dia as pessoas necessitam melhorar e reconstruir interior e exteriormente a vida, então a razão do lançamento do meu método para o público é para ajudar pessoas com doença no corpo e na mente.

O método do Mestre Usui tem uma prática terapêutica que começa connosco, ou seja, traz-nos a autocura, o autotratamento. Este fluxo da energia para o nosso corpo ajuda-nos a alcançar a harmonia ou a ter a percepção do que está mal em nós e deve ser tratado por alguma especialidade médica. O Reiki flui se também nos predispusermos a isso. A energia universal não entra forçada, temos que de mente e coração querer, permitir, que algo aconteça. Reiki é uma energia que nos revitaliza, removendo excessos, preenchendo deficiências, promovendo a harmonia holística em nós.

Reiki é energia que flui para o nosso corpo, promovendo a harmonia e saúde.
Reiki é energia que flui para o nosso corpo, promovendo a harmonia e saúde.

Também a filosofia de vida, através dos ensinamentos poético do Imperador Meiji, nos leva a compreender o olhar que necessitamos ter para com o nosso corpo:

Remédios
Em vez de comprar
Uma grande quantidade de remédios
É bem melhor
Cuidar do próprio corpo

Reiki é para mente

Sobre a mente, dizia o Mestre Usui, “Para alcançar os meus ensinamentos, treinar e melhorar fisica e espiritualmente, andar por um caminho certo como um ser humano, em primeiro lugar temos que curar nosso espírito. Em segundo lugar, temos de manter o nosso corpo saudável. Se o nosso espírito é saudável e em conformidade com a verdade, o corpo vai ficar naturalmente saudável.”

Mikao Usui legou-nos os cinco princípios, eles são os preceitos para a nossa prática. São simples e trazem transformação:

Só por hoje,
Sou calmo,
Confio,
Sou grato,
Trabalho honestamente,
Sou bondoso.

Com as mãos em gassho, de manhã e à noite, recita os princípios.
Com as mãos em gassho, de manhã e à noite, recita os princípios.

Quando nos entregamos à prática diária, consciente dos princípios, quando meditamos e permitimo-nos crescer então o que o poema “Espelho” do Imperador nos diz torna-se uma realidade:

Espelho
Devo polir o meu eu
Mais e mais
Para usar o claro
E brilhante coração dos outros
Como um espelho

Reiki é para corpo e mente

“A missão do Usui Reiki Ryoho é guiar para uma vida pacífica e feliz, curar os outros, melhorar a felicidade dos outros e de nós mesmos.” Isto era o que o Mestre Usui tinha por base – Reiki é a prática dos cinco princípios, do autotratamento, para a construção do nosso caminho, rumo à felicidade e a uma vida de paz duradoura. Tudo começa primeiro em nós.

A prática de Reiki é vasta e não tão simplista como por vezes parece. Quanto mais se pratica mais se compreende a profundidade e significado do que é o Usui Reiki Ryoho e do que é Reiki.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.