Estudos sobre Reiki,  Tratamentos de Reiki

Estudo de Reiki sobre os efeitos na comunicação com pacientes em coma

Verusk Mimura realizou para o seu trabalho de pós-graduação um estudo de Reiki intitulado “A COMUNICAÇÃO E AS TROCAS CULTURAIS MEDIADAS PELO REIKI COM O PACIENTE EM COMA”

Segundo este estudo “A utilização do Reiki pode despertar nos profissionais a capacidade de comunicação por meio da percepção de sinais sutis que o paciente pode apresentar durante as sessões de Reiki, promovendo a humanização da assistência de enfermagem.”

De facto, a terapia Reiki é humanizadora e apesar dos seus efeitos não estarem comprovados cientificamente com dados absolutos e estatisticamente distintivos, quem recebe tem sempre algo a dizer sobre a experiência e sobre como auxilia a pessoa a encontrar a harmonia e saúde.

Reiki pode ter um papel interessante na comunicação ou estimulação do paciente em coma.
Reiki pode ter um papel interessante na comunicação ou estimulação do paciente em coma.

RESUMO
A comunicação é interação e troca entre pessoas, e só se torna efetiva quando produz mudanças no outro. O processo de comunicação está intrinsecamente relacionado à cultura dos sujeitos envolvidos. O Reiki, objeto de estudo deste trabalho, representa uma prática cultural e uma possibilidade de comunicação, entendida como construção de vínculos. O objetivo deste estudo foi identificar indícios prováveis do processo de comunicação com o paciente em coma induzido, durante a aplicação das sessões de Reiki, por meio da leitura e interpretação de possíveis alterações da frequência cardíaca, do percentual de saturação de oxigênio no sangue e de sinais subjetivos emitidos pelo corpo por meio das expressões faciais e corporais. Para análise dos resultados, utilizamos os códigos hipolinguísticos, segundo Bystrina (1994), e os princípios ambiência, vinculação e projetividade, considerados por Pross (1972) e Kamper (1972). A amostra se constituiu de um paciente com 51 anos de idade, sexo masculino internado na Unidade de Terapia Intensiva Adulto. O paciente selecionado apresentava quadro clínico de coma induzido, com pontuação de R4/R5, mensurado pela Escala de Sedação de Ramsay. O paciente foi submetido a uma sessão de Reiki diária, totalizando-se cinco sessões administradas em horários que não coincidiram com o horário de visita. Foram observadas alterações na frequência cardíaca, percentual de saturação de oxigênio e expressão facial do paciente após as sessões administradas. Existem poucos estudos hospitalares acerca da aplicação do Reiki no Brasil e, nesse sentido, nosso achado poderá vir a contribuir com a necessidade de continuarmos as pesquisas acerca do Reiki como processo de comunicação, além de outros benefícios ao indivíduo que o recebe. Acreditamos que, após nosso estudo, abram-se caminhos para a aplicação do Reiki nos pacientes hospitalizados, independente de sua patologia.

Vale a pena ler este excelente trabalho, aqui…

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Maria Filomena Franco de Almeida Pessanha Isidoro

    Um paciente em estado de coma.continua a ter ocoraçao a funcionar,como tal Reiki que é também terapia de coraçao com corçao,tem sempre favoraveis resutos analiticos e clínicos.Mesmo que e enquant o Reiki nao é reconhecndcido na sua essencia.Nós terapeutas de Reiki só temos mesmo que insistir em praticar,sempre e onde e permitido com o foco principal o doente o resto …Só ~Por Hoje Confio.Abraço e obrigada Joao por mais este trabalho

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

João Magalhães Reiki
Privacidade e proteção de dados

cookies é um termo usado sobre a informação que um site guarda sobre um visitante mesmo que não se registe, no entanto não ficamos com o teu e-mail ou contactos a não ser que os dês.

podes ler mais aqui: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2018/05/politica-de-privacidade-e-de-protecao-de-dados-pessoais/