Reiki,  Reiki - Elevação da Consciência

Anshin ritsumei – a paz de espírito e iluminação com Reiki

Anshin Ritsumei 安心立命 é alcançar uma paz de espírito e iluminação, é manter uma mente serena. Este é um momento, um estado que alcançamos, como o Mestre Usui indicou, quando nos dedicamos à transformação interior através da prática dos cinco princípios, da reflexão nos poemas do Imperador Meiji.

Significados da palavra anshin 安心

  • Alívio;
  • Mente focada em algo;
  • Ausência de preocupação, paz de espírito, paz mental;
  • Equanimidade, quando aplicado dentro do budismo.

Aplicações da palavra

  • 安心決定 (anshin ketsujō): Entoar o nome de buda com pureza de mente e coração; crença firme; confiança no futuro;
  • 安心立命 (anshin ritsumei); 安心立命 (anjin ryūmei); 安心立命 (anjin ryūmyō): paz de espírito e iluminação; Manter a mente serena, imperturbável, através da fé;
  • 一安(hitoanshin): Sentir alívio.
Anshin Ritsumei
Anshin Ritsumei

Alcançar a paz de espírito com Reiki

A paz de espírito alcança-se no momento em que conseguimos estar no aqui e agora, no momento presente, sem apego, em ligação com o universo, com a vida. É um momento que se pode atingir de forma inconsciente, em qualquer situação. Tal advém do trabalho interior realizado que nos permite transformar os nossos padrões de pensamento, acção/reacção, elevando a consciência.

Através da respiração

Joshin Kokyu Ho é uma técnica que nos permite acumular energia vital, reciclar a energia interna e restaurar a circulação energética pelos nossos canais internos. A concentração que desenvolvemos, estando apenas focados na respiração e no circuito energético, permite-nos alcançar a mente clara, a paz de espírito e harmonia interior.

Através da meditação

A meditação gassho permite-nos estar e contacto com a energia Reiki, centrados apenas num único ponto, no contacto entre os nossos dedos o no nosso tanden, o centro energético. Ao desenvolver a ligação com o nosso Eu e com o Universo, sentimos a paz interior e, com a prática, vamos adquirindo uma paz mais duradoura e equanimidade.

Através da geração de virtudes

O nentatsu ho é uma técnica própria para o desenvolvimento do pensamento positivo, da geração de virtudes. Ao menter a mente vazia e colocar nela somente a virtude que queremos alcançar, visualizando-nos como já tendo adquirido essa virtude, permite transformar a nossa consciência e alcançar a paz de espírito.

[youtube_sc url=”http://youtu.be/XTSFNLOnR9c”]

Todas estas técnicas requerem prática, muita prática. Não podemos esperar alcançar um objectivo só por ler, ou por realizar uma ou duas vezes, a subida da montanha é apenas o primeiro passo.

Designer, Mestre, Terapeuta de Reiki, Presidente da Associação Portuguesa de Reiki e fundador da Ser - Cooperativa de Solidariedade Social. Autor dos livros «Reiki Guia para uma Vida Feliz», «O Grande Livro do Reiki», «Reiki Usui», entre muitos outros. Fundador da revista "Budismo, uma resposta ao sofrimento". Acima de tudo quero partilhar contigo o porquê de Reiki ser a «Arte Secreta de Convidar a Felicidade».

Um comentário

  • Maria Antónia Silva

    Muito Grata pelos seus ensinamentos também pelos seus livros que são uma inspiração
    e ajudam quem quer trabalhar com seriedade

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.